Buscar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA
PÓLO FLORESTA
ACADÊMICOS: 
 Luiz Flávio de Carvalho - 5300461624
 Pablo Fernando da Silva- 5297440396
TUTOR A DISTÂNCIA: ANA CLAÚDIA TSUKAMOTO
TUTOR PRESENCIAL: HELENILCE SILVA
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
BELO HORIZONTE/MG
04/2017
ACADÊMICOS: 
 Luiz Flávio de Carvalho - 5300461624
 Pablo Fernando da Silva- 5297440396
TUTOR A DISTÂNCIA: ANA CLAÚDIA TSUKAMOTO
TUTOR PRESENCIAL: HELENILCE SILVA
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em gestão comercial do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
 BELO HORIZONTE/MG
04/2017
SUMÁRIO 
INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 04 
1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA ........................................................................ 05 
2. PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO ............................. 06 
3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT ............................................................................ 07 
3.1 PONTOS FORTES ........................................................................................... 09 
3.2 PONTOS FRACOS .......................................................................................... 09 
3.3 OPORTUNIDADES .......................................................................................... 09 
3.4 AMEAÇAS ........................................................................................................ 09 
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 10 
REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 11 
ANEXO I ................................................................................................................. 12 
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho foi elaborado a fim de explanar os conhecimentos adquiridos nas matérias norteadoras de Técnicas de Negociação, comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Nesta primeira parte do trabalho iremos apresenta dados coletados na entrevista com o Sr. Wesley Oliveira e em campo vivenciando a rotina operacional de sua empresa, com embasamento teórico no seguintes autores, Dornelas (1971) que defende os vários tipos de empreendedorismo enquanto Drucker (1998) não visualiza os empreendedores gerando mudanças, mas os veem explorando e apropriando-se das oportunidades (em normas sociais, na tecnologia, na preferencias dos consumidores etc.) e Chiavenato (2004, p. 11) com coleta de dados de pesquisa classificando os tipos de empreendedor. Na segunda parte iremos elaborar um plano de negócio, inspirado pela entrevista realizada para elaboração do relatório parcial com o Sr. Wesley, proprietário da WESTHI. Diante do apresentado, o plano de negócio desenvolvido terá a finalidade de verificar a real rentabilidade da atividade e expansão do negócio, a avalição do cenário será na busca da qualidade da prestação de serviço, buscando cada vez mais rentabilizar o tempo e custo de operação.
1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA 
O entrevistado, Senhor Wesley Oliveira, proprietário da empresa WESTHI Transporte, não se ariscou como podemos ver pela análise de perfil de empreendedor, segundo Dornelas (1971) diz que este tipo de empreendedor tem sido muito comum, que quando menos se espera depara-se com a oportunidade de negócio. É o caso clássico de quando a oportunidade bate na porta. O gatilho ou tomada da decisão ocorre quando algum individuo o chama para uma sociedade ou ainda quando ele próprio percebe a possibilidade de criar um negócio próprio, no caso do nosso entrevistado essa oportunidade apareceu quando a empresa a qual ele já prestava serviço como autônomo observou-se a necessidade de se ter uma transportadora exclusiva e abrindo assim o leque de oportunidade com a proposta para o mesmo montar seu próprio negócio. Então o mesmo procurou um sócio que também já vinha da área e possui boa parte do conhecimento teórico do negócio e a através desta união nasce a WESTHI Transporte. 
2. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO 
Em análise do empreendedorismo o entrevistado em questão, constatamos que o mesmo tem como perfil O EMPREENDEDOR QUE APRENDE (Inesperado). Segundo Dornelas (1971) diz que este tipo de empreendedor tem sido muito comum, que quando menos se espera depara-se com a oportunidade de negócio. É o caso clássico de quando a oportunidade bate na porta. O gatilho ou tomada da decisão ocorre quando algum individuo o chama para uma sociedade ou ainda quando ele próprio percebe a possibilidade de criar um negócio próprio. Já Drucker (1998) não visualiza os empreendedores gerando mudanças, mas enxerga eles explorando e apropriando-se das oportunidades (em normas sociais, na tecnologia, na preferencias dos consumidores etc.). Segundo Chiavenato (2004, p. 11) uma pesquisa feita 2001, envolvendo cerca de 29 países, sobre a população entre dezoito e sessenta e quatro anos que dedicaram-se ao empreendedorismo, o Brasil aparece em quinto com o percentual de 14,2% da população.
O Brasil ainda aparece na decima quinta posição do Ranking do Empreendedorismo por Oportunidades e a quarta posição no Ranking do Empreendedorismo por Necessidades, segundo pesquisa da GEM – Global Entrepreneurship Monitor realizada em 2005 em 36 países.
Com tudo o empreendedorismo vem tornando-se um empreendimento com excelentes válvulas de escape para as crises, recessões como uma forma de inovar e reinventar os modelo de negócios que temos. 
3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT 
 
Com as mudança e o avanço da tecnologia hoje e imprescindível analisar o comportamento das organizações com relação ao mercado competitivo. Para realizar tal analise faz-se necessário utilizar de ferramentas que possibilitem a percepção aspectos e características internas organizacionais e o ambiente externo, para tais dados, realizar tomadas de decisões diminuindo os erros causados por ações mal planejadas. O modelo SWOT é uma dessas ferramentas que permite avaliar o comportamento das organizações. A análise SWOT foi desenvolvida por Kenneth Andrews e Ronald Chriskensen. O termo SWOT é a conjunção das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), opportunitys (oportunidades) e Threats (ameaças). Esta análise corresponde à identificação por parte da organização e de forma integrada dos principais aspectos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento tanto internamente como externamente. (Silveira, 2001, p. 209)
A análise SWOT envolve os ambientes interno e externo da empresa, o modelo trata das forças e fraquezas em dimensões – chaves como desempenho e recursos financeiros, recursos humanos, instalações e capacidade de produção, participação de mercado, percepções do consumidor sobre a qualidade, preço e disponibilidade do produto, e comunicação organizacional. (Ferrel et. al.,2000, p. 62) 
A análise SWOT, pode ainda, contribuir para mostrar os pontos fortes que ainda não foram utilizados e revelar alguns pontos fracos que podem ser corrigidos. Segundo Ferrel et. al. (2000, p. 67) “o papel da análise SWOT é captar as informações ambiental e separá-las em assuntos internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças)”. O estudo apontará objetivos e barreiras que deveram ser ultrapassadas e ou minimizadas. Este estudo é feito e interpretados de forma integrada, conjugando os elementos da análise interna e externa, obtendo com isso, um resultado confiável e que se apresente como fonte de informação e suporte para estratégia da organização. “A contraposição das informações sobre
o ambiente com conhecimento das capacidades da empresa permite a administração formular estratégicas realistas para que seus objetivos sejam atingidos”. (Wrigth et. al., 2000, p.86).
Figura 1: Análise aos pontos fortes e frangos; ameaças e oportunidades.
Fonte: Adaptado de Boone e Kurtz (1998, p. 122)
Oportunidades
Entrar em novos mercados
Expansão do negócio
Alavancagem
Vulnerabilidade
Ameaças
Mudança do gosto do comprador
Provável entrada de novos concorrentes 
Políticas governamentais 
Pontos Fracos
Falta de perspectiva gerencial
Operação de alto custo devido ao pouco investimento em logística
Imagem fraca no mercado
Toda a receita baseada em um único cliente
Pontos Fortes
Vantagens de Custo
Recursos Financeiros
Lealdade do Cliente
Instalações modernas
Restrições
Problemas
3.1 PONTOS FORTES 
O entrevistado em questão em seu ponto de vista os pontos fortes está na sua total dedicação as rotinas da empresa e na satisfação do cliente no recebimento do seu serviços.
Já no estudo que fizemos identificamos a vantagem de custo baixo na rotina operacional da empresa, recursos financeiros lealdade do cliente e instalações modernas, e satisfação dos colaboradores em trabalhar na empresa. 
3.2 PONTOS FRACOS 
O entrevistado em questão em seu ponto de vista os pontos fracos encontra-se na escarces de capital e deslealdade por parte da concorrência.
Já no estudo que fizemos identificamos as fraquezas falta de perspectiva gerencial, o alto custo operacional devido ao fato de não ter investimento em um departamento de logística, uma imagem fraca no mercado e toda sua receita baseada em um único cliente.
 
3.3 OPORTUNIDADES 
O entrevistado em questão em seu ponto de vista as oportunidades encontra-se na expansão do seu cliente.
Já no estudo que fizemos identificamos as oportunidades entrar em novos mercados e expansão de seu negócio.
 
3.4 AMEAÇAS
O entrevistado em questão em seu ponto de vista as ameaças encontra-se na deslealdade por parte da concorrência.
Já no estudo que fizemos identificamos as ameaças na mudança de gosto do comprador, na entrada de novos concorrentes e políticas governamentais.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Nesta primeira etapa do trabalho iremos apresentar dados coletados na entrevista com o Sr. Wesley Oliveira e em campo vivenciando a rotina operacional de sua empresa, com embasamento teórico no seguintes autores, Dornelas (1971) que defende os vários tipos de empreendedorismo enquanto Drucker (1998) não visualiza os empreendedores gerando mudanças, mas os veem explorando e apropriando-se das oportunidades (em normas sociais, na tecnologia, na preferencias dos consumidores etc.) e Chiavenato (2004, p. 11) com coleta de dados de pesquisa classificando os tipos de empreendedor. Na segunda parte iremos elaborar um plano de negócio, inspirado pela entrevista realizada para elaboração do relatório parcial com o Sr. Wesley, proprietário da WESTHI. Diante do apresentado, o plano de negócio desenvolvido terá a finalidade de verificar a real rentabilidade da atividade e expansão do negócio, a avalição do cenário será na busca da qualidade da prestação de serviço, buscando cada vez mais rentabilizar o tempo e custo de operação. Com um estudo mais aprofundado da análise SWOT.
REFERÊNCIAS 
Drucker, P.F. (1998) Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira.
Dornelas, J.C.A (1971). Empreendedorismo na Prática: editora Campus/Elservier
Chiavenato, I. (2004 p. 11). Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva.
Frell et. al. (2000 p. 62 p.67)
Boone e Kurtz (1998 p. 122)
Silveira (2001 p. 209)
Wrigth, et. al. (2000 p.86)
ANEXO I 
Questionário 
Entrevista com um Empreendedor 
Nome da Empresa: WESTHI TRANSPORTES LTDA-ME 
Endereço: RUA PADRE EUSTAQUIO, 1698 – CARLOS PRATES
Cidade: BELO HORIZONTE 
Estado: MG 
Ramo de Atividades: TRANSPORTE DE COMBUSTIVEIS
Produtos e/ou serviços: TRANSPOSTE DE PRODUTOS PERIGOSOS, INSALUBRES TOXICO E INFLAMAVEIS,
Data de Início das atividades: 
Entrevistado: WESLEY OLIVEIRA 
Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
Ser dono do próprio negócio.
Existem outros empreendedores em sua família? 
Sim, meu pai tem oficina mecânica.
Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
Não, surgiu após a diretoria da empesa a qual presto serviço notar a necessidade de ter uma empresa exclusiva para transportar o sues produtos. Devido a esta oportunidade vislumbrei a possibilidade de empreender o meu negócio.
Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
2º grau completo, sim relevante.
Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? 
Devido à falta de conhecimento, e a burocracia ser morosa ao extremo dificultando a busca por investimentos e em conjunto a instabilidade econômica vivida pelo Mercado atual e as altos impostos e taxas de juros...etc. 
Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua Carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? 
Através de investimentos em equipamentos, pessoas e conhecimento. Na capacitação de novos clientes, investir na auto sustentabilidade. 
De que forma na teoria e, na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão Contribuir para o sucesso de um empreendimento? 
A ética e fundamental para um bom relacionamento entre empresa, cliente e funcionário; sem ética seria impossível relações humanas, pois a ética e moral são os pilares da boa convivência “SE DEUS NÃO EXISTISSE TUDO ME ERA LICITO” 
Como você encontrou a oportunidade de empreender? 
A oportunidade surgiu devido a empresa a qual prestava serviço como autônomo necessitar de prestadora de serviço exclusiva.
Como você avaliou esta oportunidade? 
Com este empreendimento avaliei a oportunidade de crescimento e profissional e pessoal com segurança, pelo de a empresa a qual se tornou a minha primeira e principal cliente ser umas das maiores revendas de combustíveis do estado de Minas Gerias. 
Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
Não, tudo aconteceu no decorrer da demanda. 
Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? 
Já exerci diversas atividades, mas as quais contribuíram efetivamente foram as de mecânico, chapa e motorista de caminhão. 
Quais são suas forças e fraquezas? 
Força: dedicação exclusiva a empresa e a satisfação do cliente.
Fraqueza: escassez de capital e deslealdade nas concorrências 
Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
Sim por ter conhecimento prático e o meu sócio ter conhecimento teórico nos completamos enquanto operacional e financeiro. 
O que significa ter ética nos negócios para você? 
Ser justo e humano para com os meus clientes e colaboradores. 
Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio? 
Nove mil reais para a abertura da empesa conforme requer a legislação e mais trezentos mil para a aquisição de dois caminhões para iniciar o empreendimento estes financiados pelo banco 
Onde e quando obteve estes recursos? 
Quatro mil e quinhentos reais, proveniente de economias.
Quatro mil e quinhentos reais, pegos emprestados com familiares do meu sócio.
Trezentos mil reais financiados junto a instituição financeira para aquisição de dois caminhões.
Quando e como obteve o primeiro cliente? 
O primeiro contato com o cliente se deu com o fato de realizar serviços autônomo na área de transporte. 
Por necessidade da contratante em ter exclusividade e confiabilidade nos transportes de seus produtos
Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado? 
Quando antigos colaboradores ver o resultado do meu empreendimento tentaram de forma desleal usurpar o meu cliente.
Com ética e investimento em qualificação.
Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
Positiva: Se tornar dono do seu próprio negócio e a satisfação de ter o sonho realizado 
Negativa: instabilidade, recessão de mercado, juros e impostos abusivos e concorrências desleais. 
A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? 
Sim, com fato de torna um empreendedor no iniciou tive de dedicar o meu tempo quase que exclusivo para viabilizar o empreendimento. 
Você faria tudo isso novamente? Porque? 
Sim, por me sentir realizado no que faço e ainda de construir patrimônio para descendências. 
Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso? 
Empreender naquilo que gosta investir em conhecimento e ter paciência e compreensão que os primeiros anos são dedicação exclusiva para o empreendimento e perseverar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais