Buscar

Questões resolvidas capítulo 3 - fundamentos de economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões para revisão capítulo 3.
1-	O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, têm por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a Lei nº 8.884/94 tem essa finalidade?
R-	Sim, apartir dessa lei o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foi vincualdo ao Ministério da Justiça, tendo como base suas decisões na lei antitruste de 1994, que regulamenta os acordos de união e cooperação entre as empresas. 
2-	O que vem a ser lei antitruste?
R-	A lei que proibe os monopólios. Proibir que empresas de grande porte absorvam as de pequeno porte passando a limitar a oferta e encarecendo os preços dos bens e serviços. 
3-	Qual órgão tem a competência para executar a política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior? Qual o fundamento legal?
R-	União. No entanto cabe ao Congresso Nacional com a sanção do Presidente dispor sobre moeda, seus limites de emissão e montante da dívida mobiliária federal.
É ação do Estado do ponto de vista econômico, quer jurídico, que esteja voltada para o bem-estar da população, e é o Direito que estabelece as normas que regulam as relações entre indivíduos, grupos, entre governos, indivíduos e organizações internacionais.
4-	Exponha brevemente quais as justificativas econômicas para a intervenção governamental nos mercados.
R- 	Apoiando a livre concorrência, busca-se coibir e reprimir abusos no mercado.
Concorrência desleal, utilização indevida das invenções, de signos distintivos, marcas e nomes comerciais, tudo que possa induzir o consumidor ao erro causando prejuízo.
5-	Descreva o Sistema Brasileiro de Defesa do Consumidor e o papel de cada órgão componente dele.
R-	É formado por três órgãos: Secretária de Direito Econômico (SDE), Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
O CADE é uma autarquia vinculada ao Ministério da Justiça tem um poder decisório sobre os processos por ele julgados, enquanto as secretarias apresentam um caráter mais instrutor do proceso. As secretarias atuam no controle das estruturas de mercado e o CADE procura coibir condutas ou práticas anticoncorrenciais.

Outros materiais