Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO I

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO:
Conceito:
- (Odete Medauar) : Em essência, o direito administrativo é o conjunto de normas e princípios que regem a atuação da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Inclui-se no ramo do Direito Público, por tratar primordialmente da organização, da ação e seus meios, das formas e relações jurídicas da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, um dos campos da atividade estatal.
Importante salientar trata também dos poderes conferidos as autoridades administrativas. Disciplina também os direitos e obrigações dos seus servidores. 
• A forma de controlar os gestores públicos, a fiscalização dos recursos públicos (Poder de Polícia) demonstra que os atos devem ser executadas dentro da legalidade, conveniência, oportunidade e moralidade pública. 
• O Direito Administrativo entrelaça-se diretamente com o poder executivo, sendo concebido pelos franceses em meados do século XVIII para ordenar os atos do poder executivo. Hoje em dia além deste poder; legislativo e judiciário também recebem sua contribuição. As obras francesas foram as que marcaram o início do direito:
- Os elementos de Jurisprudência Administrativa: MACAREKL, 1818.
- Instituto de Direito Administrativo Francês: De GERANDO, 1830.
- Tratado de Direito Administrativo: CORMENIM, 1819.
•No Brasil, em 1851 criou-se a cátedra de direito administrativo nas faculdades de Recife e do Lago São Franciscano (São Paulo/SP).
• Portugal, França e Itália serviram de modelo para o primeiro professor em 1854, Professor José Inácio Silveira da Mota, que posteriormente em 1855 foi assumida por Antônio Joaquim Rilas. Porém a primeira obra de Direito Administrativo no Brasil foi editada em 1857, pelo Professor Vicente Pereira do Rego, em Recife, sob o título “Elementos de Direito Administrativo Brasileiro Comparado com o Direito Administrativo Francês, segundo P. Pradier – Foderá”.

Outros materiais