Buscar

casos concretos 1 a 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula: Dos Sócios 
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
	Título 
	
	Dos Sócios 
	
	
	
	
Número de Aulas por Semana 
	Número de Semana de Aula 
	
	3 
	
	
	
	
	Tema 
	
	Capital social. Conceito. Formação. Princípios. Contrato Social. 
	
	
	
	
	Objetivos 
	
	Conhecer o conceito e formação do capital social. 
Identificar os princípios aplicáveis ao caso concreto. 
. Confeccionar um contrato social, alterações e distrato. 
 
 
	
	
	
	
	Estrutura do Conteúdo 
	
	1.6 Capital social. Conceito. Formação. Princípios. Contrato Social 
	
	
	
	
	Aplicação Prática Teórica 
	
	CASO CONCRETO (EXAME DE ORDEM UNIFICADO) 
Pedro, 15 anos, Bruno, 17 anos, e João, 30 anos, celebraram o contrato social da sociedade XPTO Comércio Eletrônico Ltda., integralizando 100% do capital social. Posteriormente, João é interditado e declarado incapaz, mediante sentença judicial transitada em julgado. Os sócios desejam realizar alteração contratual para aumentar o capital social da sociedade. 
A) João poderá permanecer na sociedade? Em caso positivo, quais condições devem ser respeitadas? B) Quais critérios legais a Junta Comercial deve seguir para que o registro da alteração contratual seja aprovado? 
O examinando deve fundamentar corretamente sua resposta. A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não pontua. 
 
QUESTÃO OBJETIVA 1 (ADVOGADO PETROBRAS) 
Com relação às sociedades limitadas, analise as afirmações a seguir. 
? A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. 
? A administração da sociedade limitada poderá ser feita por administrador não sócio, desde que haja permissão no contrato social da sociedade. 
? Os sócios, para a constituição da sociedade, devem contribuir para a formação do capital social com dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação pecuniária. É correto o que se afirma em (A) I, apenas. 
II, apenas. 
I e III, apenas. 
II e III, apenas. 
I, II e III. 
 
QUESTÃO OBJETIVA 2 - (MAGISTRATURA/PR) 
Assinale a alternativa correta. 
(A) Com a entrada em vigor da Lei 10.406/2002, a sociedade empresária cujo capital social se divida em quotas de responsabilidade limitada passou a ser regida pelo disposto no Código Civil. Em caso de 
	
	
	
	
	
	omissão, a esse tipo societário aplicam-se as regras concernentes às sociedades simples. Com base nesse raciocínio, é lícito supor que o legislador afastou, peremptoriamente, a aplicação da Lei 6.404/1976 a esse tipo societário. 
É direito do sócio de sociedade limitada, no silêncio do contrato social, ceder sua participação social a outro sócio independentemente de autorização dos demais. Também poderá ceder sua participação societária a terceiro, estranho à sociedade, desde que não haja oposição de mais de um quarto do capital social. 
O voto é considerado, no Direito societário brasileiro, como relevante direito do acionista. Em razão disso, a completa exclusão do direito a voto se aplica a casos legais específicos, como, por exemplo, para aqueles que detenham ações preferenciais sem direito a voto. 
A empresa individual de pequeno porte, como sociedade empresarial, somente pode ser exercida para exploração de atividades empresariais. 
 
	
	
	 
	
Sim, poderá o incapaz por meio de representante ou devidamente assistido , continua a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da herança.
O capital deve ser totalmente integralizado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais