Buscar

casos concretos 1 a 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Dos Agentes Societários 
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
	Título 
	
	Dos Agentes Societários 
	
	
	
	
	
	não e comptencia do conselho fiscal e sim da assembleia. A deliberação e valida porque na competência do conselho fiscal incluise a prerrogativa de convocar reunião sempre que ocorram motivos graves.
	
	
	CASO CONCRETO (XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO) 
	
	
	Macuco Turismo Ecológico Ltda., com nove sócios, diante do permissivo legal, instituiu Conselho Fiscal composto por três membros, todos não sócios, e igual número de suplentes. Em deliberação majoritária, vencido o conselheiro Paulo de Frontin, eleito por sócios que representam um terço do capital, foram aprovadas 
	
Número de Aulas por Semana 
	Número de Semana de Aula 
	
	4 
	
	
	
	
	Tema 
	
	Dos Agentes Societários 
	
	
	
	
	Objetivos 
	
	Conceituar Agentes societários na Sociedade Limitada. 
Enumerar Direitos e Deveres dos Sócios. 
Identificar e diferenciar o Sócio Remisso e o Sócio dissidente. 
Conceituar e analisar a Administração da Sociedade Limitada, formas de nomeação, destituição, poderes e responsabilidades. 
Aplicar a Teoria dos atos ultra vires. 
Conceituar Conselho Fiscal, composição, atribuições e responsabilidades. 
 
	
	
	
	
	Estrutura do Conteúdo 
	
	1.7 	Agentes 	societários. 	 1.7.1 	Dos 	sócios. 
	 
 
	
	1.9.1.1 
		Direitos 	e 	Deveres 	dos 
	Sócios. 
	 
	
	1.9.1.2 
		Direitos 	pessoais 
	e 
	patrimoniais. 
	 
	
	1.9.1.3 
		Sócio 	Remisso. 
	Sócio 
	dissidente. 
	 
	
	1.9.1.4 
	Resolução 	de 	um 	sócio 
		perante 	a 
	sociedade. 
	 
	
	1.7.2 
	Da 
	
	administração. 
	 
	
	1.9.2.1 
	Conceito. 
	Natureza 
	Jurídica. 
	 
	
	1.9.2.2.Formas 	de 
	
	nomeação. 
	 
	
	1.9.2.3.Nomeação.Destituição. 
1.9.2.4.Poderes. 	Atribuições 
	Responsabilidade. 
	 
	 
	
	1.9.2.5.Teoria 	dos 	atos 
	ultra 
	vires. 
	 
	
	1.7.3. 	Conselho 
	
	Fiscal: 
	 
	
	1.9.3.1 
1.9.3.2 Composição .Atribuições .Responsabilidades 
 
	
	Conceito. 
	 
	
	
	
Aplicação Prática Teórica 
	(i) as contas dos administradores referentes ao exercício de 2012 e 
	(ii) a convocação de reunião extraordinária para deliberar sobre as denúncias anônimas recebidas em face do administrador J. Porciúncula. Tais denúncias estão embasadas em vários documentos, cuja validade o órgão fiscalizador confirmou em diligências e que apontam indícios graves de ilícitos civis e penais. 
	J. Porciúncula procurou seu advogado e lhe fez a seguinte consulta: são válidas as deliberações tomadas pelo Conselho Fiscal? 
	QUESTÃO OBJETIVA 1 - (Magistratura DF – 2011) 
	A respeito das sociedades, considere as proposições abaixo e assinale a correta: 
	(A) A quebra do affectio societatis não se erige como causa para a exclusão do sócio minoritário, mas apenas para dissolução (parcial) da sociedade; 
	(D) Cabe ao conselho fiscal acompanhar e fiscalizar a administração da sociedade, verificando a sua atuação e opinando sobre os procedimentos e práticas adotados, conforme determinado no contrato social; como forma de proteção dos interesses da minoria, é, ainda, assegurado ao grupo de sócios que 
	(B) As sociedades intituladas em comum, igualmente içadas à conceituação de sociedades irregulares, ostentam natureza de sociedade, muito embora, nelas, não se avulte aquilo que se denomina de affectio societatis; 
	(C) Afigura-se como elemento proeminente da sociedade em conta de participação a circunstância de o sócio ostensivo assumir todo o negócio em seu nome individual, muito embora a ele não seja dado se obrigar, sozinho, perante terceiros, porquanto, neste caso, exige-se a presença do sócio oculto, especialmente porque este último participa com o capital; 
	(D) Segundo a jurisprudência do egrégio Superior Tribunal de Justiça, a desconsideração da personalidade jurídica das empresas é admissível em situações especiais, quando evidenciado o abuso da personificação jurídica, materializado em excesso de mandato, desvio de finalidade da empresa, confusão patrimonial entre a sociedade ou os sócios ou, ainda, nas hipóteses de dissolução irregular da empresa, sem a devida baixa na Junta Comercial. Ainda de acordo com a jurisprudência daquele Corte Superior, exatamente por força de tais particularidades é que a desconsideração, em última análise, importa na própria dissolução da pessoa jurídica. 
	QUESTÃO OBJETIVA 2 (AGU 2012 – CESPE) 
	Com relação à responsabilidade dos sócios e administradores, julgue o item seguinte. 
	14.1 O administrador de sociedade empresária não responde pessoalmente pelas obrigações que contrair em nome da sociedade por atos regulares de gestão, estando, contudo, obrigado pessoalmente e solidariamente a reparar o dano, por ato ilícito se, no âmbito de suas atribuições e poderes, agir de forma culposa. Correta 
	QUESTÃO OBJETIVA 3 (MAGISTRATURA/BA – CESPE/2012) 
	Acerca da sociedade limitada, assinale a opção correta. 
	(A) Em se tratando de sociedade cujo contrato social estabeleça a intransferibilidade das quotas sem o consentimento dos demais sócios, não cabem caução ou penhora, sendo obrigatória à sociedade a admissão do credor como sócio. 
	(B) A diminuição do capital social somente ocorrerá se, depois de integralizado, for considerado excessivo para a realização do objeto social ou se houver perdas irreparáveis, e, nesse caso, cabe a diminuição proporcional das quotas sociais por deliberação dos sócios em assembleia, não se exigindo que a ata seja arquivada no registro público de empresas mercantis. 
	(C) A destituição de administrador sócio deve ser deliberada pela metade dos titulares do capital social, caso não seja estipulado quórum diferente em contrato social, enquanto a destituição de administrador não sócio nomeado em contrato social deve ser deliberada por sócios que detenham dois terços do capital social; em ato apartado, a destituição deve ser deliberada pela maioria dos presentes. 
detenha no mínimo um quinto do capital social eleger, em separado, um dos membros do conselho fiscal e seu respectivo suplente. 
(E) Segundo a teoria ultra vires, vigente no ordenamento jurídico brasileiro mesmo antes do advento do atual Código Civil, a sociedade somente se vincula aos atos praticados por seus administradores caso tenham pertinência com o seu objeto social, ou seja, se o ato praticado extrapolar os limites contratuais, a sociedade não será obrigada a observá-lo.

Outros materiais