Buscar

Av1 e Av2 Negocios internacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 - Administração - Negócios Internacionais
Av1: 1c 2d 3c 4d 5e Av2: 1e 2e 3c 4e 5b 
1)
A análise histórica do estudo dos negócios Internacionais nos remetem a alguns aspectos importantes. A saber:
I – A partir da agricultura e a criação de animais exigiram a fixação das pessoas em uma determinada região, resultou em uma mudança cultural, em que o ser humano passou a construir uma infraestrutura, tais como as cidades atualmente.
II - Houve uma época em que o ser humano era nômade pelo mundo. Um estilo de vida. O nômade era uma pessoa que não construía nada ao seu redor, apenas explorava os recursos naturais ao seu dispor: água, alimentos e abrigo.
III - A disponibilidade de matéria-prima, mão de obra especializada e conhecimento tecnológico para a produção de bens e serviços. Assim, o custo final de produção é sempre menor em uma determinada região. Sendo que um mesmo produto possui um custo de produção muito menor em outro país.
Em qual das proposições apresentadas estão situados aspectos relacionados aos negócios Internacionais?
Alternativas:
a)
Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão somente na proposição I.
b)
Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão somente na proposição II
c)
Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão somente na proposição III.
Alternativa assinalada
d)
Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão nas proposições I e II.
e)
Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão nas proposições II e III.
2)
O século 20, no ocidente, foi marcado por duas grandes guerras, pela destruição e reconstrução da Europa e pela hegemonia dos Estados Unidos da América como o guardião dos ideais da democracia, principalmente usando suas forças armadas em conflitos internacionais. Houve profunda mudança no sistema capitalista, causada por graves crises mundiais, como a Recessão de 1929, a crise do Petróleo em 1973, ou recentemente a crise mundial de 2008. No entendo atualmente:
I - O comércio conta com modernos sistemas de informação e comunicação. É possível comprar e vender produtos usando a internet ou as telecomunicações.
Porque.
II - Estas operações podem ocorrer em tempo real. Uma das grandes preocupações no desenvolvimento do comércio internacional é a qualidade da infraestrutura dos países, visando tornar mais baratos e eficientes o transporte das mercadorias.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta. 
Alternativas:
a)
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, a II não é justificava da primeira.
b)
A afirmação I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
c)
A afirmação I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
d)
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, a II é justificava da primeira.
Alternativa assinalada
e)
As afirmações I e II são proposições são falsa, a II não é justificava da primeira
3)
Você toma decisões todos os dias, muito provavelmente usando uma dessas estratégias. Em um negócio, o conselho de administração ou o presidente geralmente toma decisões estratégicas em relação ao futuro da empresa, mas a tomada de decisão ocorre em todos os níveis. As decisões envolvem um alto grau de incerteza e risco, mas uma boa estratégia pode ajudar a reduzir esse risco. "A tomada de decisão pode ser afetado não só pelo julgamento racional, mas também por fatores não-racionais, tais como a personalidade do tomador de decisão, pressão dos pares, a situação organizacional e outros", reporta referências para o site de negócios.
As práticas de (1) ___________________ são usadas para subsidiar os administradores no processo de tomada de decisão. Assim, é possível acompanhar a evolução de variáveis legais, econômicas ou políticas de um país e sua influência nos negócios de empresas transnacionais.
Assinale a opção de completa a lacuna no conceito apresentado 
Alternativas:
a)
Marketing Internacional.
b)
Comportamento Estratégico.
c)
Inteligência Organizacional.
Alternativa assinalada
d)
Inteligência de marketing.
e)
Governança corporativa 
4)
Com a abertura dos mercados nacionais, a globalização da economia, potencializou a importância do comércio internacional e das profissões com ele relacionadas. Nessa perspectiva o crescimento econômico se tornou vital para as economias em desenvolvimento, sendo este processo determinante para que convirjam com as fronteiras tecnológicas e de bem-estar das economias avançadas. Quais são as vantagens do comércio internacional?
1 - Aumento do custo operacional, quer matéria prima, quer mão de obra especializada, transferindo as operações para as regiões mais vantajosas e com menor custo;
2 - Otimização das plantas industriais, balanceando a produção em diversos países, dominui a produtividade e aumentando o grau de rentabilidade;
3 - Ampliação do mercado, vendendo para novos consumidores, expandindo a carteira de clientes além do mercado domestico;
4 - Diminuição dos riscos de operação, não ficando refém de políticas econômicas locais, pela substituição de uma planta industrial por outra em pouco tempo.
Assinale a opção que contempla a correta correlação entre as afirmações serem verdadeira (V) ou falsas (F):
Alternativas:
a)
1-F; 2-F; 3-V; 4-F
b)
1-V; 2-F; 3-F; 4-F
c)
1-V; 2-V; 3-V; 4-V
d)
1-F; 2-F; 3-V; 4-V
Alternativa assinalada
e)
1-F; 2-F; 3-F; 4-F
5)
Com a crescente globalização da economia, é cada vez mais comum a disseminação de empresas além das fronteiras nacionais. Para isso, é preciso capacitar os profissionais a atuar em escala mundial, adaptados aos usos e costumes mundiais. Algumas tendências do mercado favorecem a expansão internacional das empresas:
1- Significativas diferenças no método administrativo, na estrutura de custos e fontes de receitas, práticas de marketing e canais de distribuição.
2 - Implantação de novos modelos de negócios, principalmente a partir de práticas agressivas de empresas de países desenvolvidos;
3 - Grau de proteção das novas tecnologias – por meio de marcas e patentes, evitando a pirataria e a proteção de ativos intangíveis. Algumas regiões não permitem sequer a proteção da marca corporativa, facilitando a ação da concorrência;
4 - Criação de grandes contingentes de pessoas com poder aquisitivo, sobretudo na Índia e China, que buscam produtos ocidentais.
Assinale a opção que contempla a correta correlação entre as afirmações serem verdadeira (V) ou falsas (F):
Alternativas:
a)
1-F; 2-F; 3-V; 4-F.
b)
1-V; 2-F; 3-F; 4-F.
c)
1-F; 2-F; 3-F; 4-F.
d)
1-F; 2-F; 3-V; 4-V.
e)
 1-V; 2-V; 3-V; 4-V.Alternativa assinalada
Av2 - Administração - Negócios Internacionais
1)As barreiras ao comércio internacional tanto podem impedir a entrada de produtos estrangeiros, quanto podem estabelecer cotas de exportação. Seu objetivo é proteger a indústria nacional e evitar que seus recursos naturais sejam vendidos por preços insignificantes ou irrisórios. Mas quais são essas barreiras? Leia as afirmações:
I- Barreiras alfandegárias. A alfândega pode aumentar os impostos e taxas, encarecendo o produto importado. O resultado é tornar o produto importado mais caro que um similar nacional;
II - Cotas de Importação. Em setores estratégicos convém controlar a quantidade de um produto no mercado interno. Geralmente, esses produtos visam apenas a completar as necessidades de consumo interno.
III - Taxa de câmbio. O poder aquisitivo da moeda nacional pode influenciar a demanda por produtos importados ou acelerar as exportações.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta. 
Alternativas:
a)
Estão corretas somente as alternativas I e II.
b)
Estão corretas somente as alternativas II e III.
c)
Está correta somente a alternativa II.
d)
Está correta somente a alternativa III.
e)
Estão corretas as alternativas I, II e III. 
2)
Com o objetivo de proteger a indústria nacional, os países podem utilizar algumas medidas protecionistas para setores considerados estratégicos, impondo restrição à entrada de
produtos importados. Isso pode resultar em:
I - Fortalecimento da indústria nacional, além da geração de empregos;
II - Estagnação no desenvolvimento tecnológico local;
III – Melhoria das relações entre os países.
Assinale a opção que contempla a correta correlação entre as afirmações serem verdadeira (V) ou falsas (F):
Alternativas:
a)
1-V; 2-V; 3-V.
b)
1-V; 2-F; 3-V.
c)
1-V; 2-F; 3-F.
d)
1-F; 2-V; 3-V.
e)
1-V; 2-V; 3-F.
3)
Mas algumas medidas favoráveis às exportações, como linhas de crédito com taxas de juros menores ou subsídios a um setor, podem provocar a reclamação de outros países nas cortes internacionais, sobretudo na Organização Mundial do Comércio (OMC), que é um organismo de regulamentação das trocas entre os países. Quais são as responsabilidades da OMC? A OMC tem como atribuição:
1) administrar a implantação e operação de acordos comerciais multilaterais que moldam o novo sistema de comércio internacional;
2) servir de foro para as negociações multilaterais;
3) administrar todo um sistema de regras e procedimentos relativos à solução de controvérsias;
4) administrar o mecanismo de Revisão de Políticas Comerciais (Trade Policy Review Mechanism) o qual através de revisões periódicas das políticas de comércio exterior dos membros busca dar transparência ao sistema multilateral de comércio.
Assinale a opção que contempla a correta correlação entre as afirmações serem verdadeira (V) ou falsas (F):
Alternativas:
a)
1-F; 2-F; 3-V; 4-F.
b)
1-F; 2-V; 3-V; 4-F.
c)
1-V; 2-V; 3-V; 4-V.
d)
1-V; 2-V; 3-F; 4-F.
e)
1-F; 2-F; 3-V; 4-V.
4)
Para atuar no mercado internacional, as empresas precisam adaptar seus produtos segundo as necessidades percebidas. Em cada país há leis, costumes e usos que devem ser respeitados. Caso contrário, um produto pode não ter a penetração no mercado conforme as metas do planejamento de marketing. Os produtos podem ser diferenciados pelas suas características e atributos, seu país de origem, seu grau de qualidade, sua garantia ou sua embalagem. Quando uma empresa decide atuar no mercado internacional, quais soluções são possíveis:
I - colocar o mesmo produto em mercados distintos;
II- customizar o produto de acordo com as necessidades de cada mercado;
III - criar novos produtos para novos mercados;
IV - desenvolver um único e novo produto global incorporando as tendências de consumo.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta. 
Alternativas:
a)
Estão corretas somente as alternativas I e II.
b)
Estão corretas somente as alternativas II e III.
c)
Está correta somente a alternativa II.
d)
 Está correta somente a alternativa III.
e)
Estão corretas as alternativas I, II, III e IV. 
5)
 É uma maneira vantajosa de promover o comércio internacional. Seu objetivo é a eliminação das barreiras comerciais e a promoção do desenvolvimento econômico e social em uma região. Mantem-se a autonomia política e econômica de cada país membro. Nem são iguais, pois há etapas para sua integração comercial, política e econômica. Estamos nos referido a:
Alternativas:
a)
Globalização.
b)
Blocos Econômicos.
c)
Capitalismo.
d)
Comunismo.
e)
Socialismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais