Buscar

gabarito 06SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

gabarito 06
	Aluno: LIDIAN VILAZIO PORFIRIO DA SILVA
	Matrícula: 200901339311
	Disciplina: CCT0286 - SEM.INT.SIST. INF. 
	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A programação passa por diversos paradigmas, que se definem pelas características que apresentam . Analise as características abaixo e identifique as que se referem a PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO. 
I. Aplicações que utilizam padrões abertos e teoricamente podem ser executadas em qualquer dispositivo que possua browser. 
II. Consegue organizar o fluxo de controle de execução dos programas,exclusivamente ao contexto Orientado a Objetos. 
III. Oferece conceitos que objetivam tornar mais rápido e confiável o desenvolvimento de sistemas na medida que os conceitos aplicam a reutilização. 
IV. É transformada na Programação modular, orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as sub-rotinas e as funções. 
Marque a alternativa que indique a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	
	I - IV.
	
	 
	II - III.
	
	
	I - III.
	
	
	II - IV.
	
	
	I - II.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Vetores, também conhecidos como arrays, são variáveis que servem para guardar vários valores do mesmo tipo de forma uniforme na memória. Por exemplo, se tivemos que criar 20 variáveis do mesmo tipo que querem dizer a mesma coisa, não é necessário criar, por exemplo:  int x1, x2, x3, x4, x5, ... ao invés disso, declara-se apenas uma variável de vetor para guardar todos os 20 números de uma vez. Como um vetor pode guardar vários valores é necessário definir quantos valores ele deve guardar para que seja reservado o espaço necessário em memória. Então, define-se a declaração de um vetor da seguinte maneira:
a) Primeiro o tipo de dado: int, float, double, ...
b) Segundo o nome da variável: usando as mesmas convenções de uma variável comum. (array, vetor, variavelDeNumeros, ...)
c) E por fim, o tamanho necessário do vetor escrito entre colchetes: [5], [10], [3]...
Veja:
 int A[ 10 ] ;
Considere, então  o seguinte trecho de código:
    for(int i=0;i < 10; i++ ) if(  (A[i] % 2) ) cout << A[i] <<" ";
Pode-se dizer que o trecho de código em questão produz a exibição dos :
	
	
	
	
	 
	elementos ímpares do vetor A.
	
	
	Nenhum elemento do vetor A.
	
	
	todos os elementos do vetor A.
	
	 
	elementos pares do vetor A.
	
	
	todos os elementos menores que 10 do vetor A.
	
	
	
		3.
		Analise as afirmativas abaixo, em relação a Programação Estruturada e, em seguida marque a alternativa que indique a lista das alternativas corretas. 
I. A programação estruturada possui uma legibilidade comprometida que desmotiva os programadores a iniciarem a programação pelo modelo estruturado. 
II. Baseia-se na ideia de desenvolvimento de programas por refinamentos sucessivos (topdown). 
III. A programação estruturada preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração. 
IV. Na programação estruturada, dados e funções são definidos em um mesmo local para facilitar a manipulação. 
V. Sistemas desenvolvidos na Programação Estruturada são fáceis de serem mantidos.
	
	
	
	
	
	Apenas III - IV
	
	 
	Apenas II - III - V
	
	 
	Apenas II - IV
	
	
	Apenas I - III - V
	
	
	Apenas I - II - IV
	
	
	
		4.
		Existem diversas modalidades de programação e a mais atual é a Programação Web-Mobile. Considerando suas características, marque a alternativa abaixo que NÃO é identificada como uma característica desta programação.
	
	
	
	
	
	Atualização transparente para o usuário.
	
	
	Utilizam padrões abertos e teoricamente podem ser executadas em qualquer dispositivo que possua browser.
	
	 
	Utiliza programação linear para facilitar o entendimento e a manutenção futura.
	
	 
	Baixa usabilidade.
	
	
	Padronização de código para todos os ambientes.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Existem diversas modalidades de programação e dentre elas a Web-Mobile. Considerando suas características, marque a alternativa abaixo que NÃO é identificada como uma de suas característica
	
	
	
	
	 
	Utiliza programação linear para facilitar o entendimento e a manutenção futura.
	
	
	Portável
	
	
	Padronização de código para todos os ambientes.
	
	
	Aplicações que usam padrões abertos
	
	
	Atualização transparente para o usuário.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Uma árvore é um conjunto finito de n nós. Quando n = 0, temos uma árvore nula. Os percursos em profundidade em Árvores Binárias de busca pode ocorrer de várias formas distintas, em ordem, pré-ordem e pós-ordem. 
Marque a alternativa que indica o trecho do algoritmo usado para o percurso em profundidade do tipo pré-ordem.
	
	
	
	
	
	. percorrer subárvore direita. 
. visitar a raiz. 
. percorrer subárvore esquerda.
	
	
	. percorrer subárvore esquerda. 
. percorrer subárvore direita. 
. visitar a raiz. 
	
	 
	. visitar a raiz. 
. percorrer subárvore direita. 
. percorrer subárvore esquerda.
	
	 
	. visitar a raiz. 
. percorrer subárvore esquerda. 
. percorrer subárvore direita.
	
	
	. percorrer subárvore direita. 
. percorrer subárvore esquerda. 
. visitar a raiz.
	
	
	
		7.
		A atividade de ordenação pode ser entendida como sendo o processo de rearranjo de certo conjunto de objetos, de acordo com um critério (ordem) específico, facilitando a localização dos membros de um conjunto de dados. 
Os métodos de ordenação diretos podem ser classificados em três principais categorias, de acordo com o método empregado em seu projeto: inserção, trocas e seleção. 
Dentre as alternativas abaixo assinale a que está relacionada a categoria por INSERÇÃO.
	
	
	
	
	
	Os métodos que formam a família de classificação por inserção caracterizam-se por procurarem, a cada iteração, a chave de menor (ou maior) valor do vetor e colocá-la na sua posição definitiva correta, qual seja, no início (ou no final) do vetor, por permutação com a chave que ocupa aquela posição. O vetor a ser classificado fica desta maneira, reduzido de um elemento.
	
	
	Os métodos de classificação por inserção caracterizam-se por efetuarem a classificação a partir da busca sequencial das informações de menor ou maior valor, dependendo do tipo de ordenação, ascendente ou descendente.
	
	 
	A classificação por inserção é caracterizada pelo princípio no qual os n elementos a serem ordenados são divididos em dois segmentos: um já ordenado e outro a ser ordenado.
	
	
	Os métodos de classificação por inserção caracterizam-se por efetuarem a classificação por comparação entre pares de chaves, trocando-as de posição caso estejam fora da ordem desejada.
	
	
	Os métodos de classificação por inserção caracterizam-se por efetuarem a classificação por varredura binária, trazendo inclusive agilidade no processo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A programação orientada a objeto não é apenas uma forma de programar, é também um jeito de pensar em um problema utilizando conceitos do mundo real e, não somente conceitos computacionais.
Considerando os conceitos da programação orientada a objetos, analiseas afirmações abaixo.
I - O objeto tem determinadas propriedades que o caracterizam  e   que  são   armazenadas   no próprio objeto. As propriedades de um objeto são chamadas de instâncias. 
II - As  mensagens  são  informações  enviadas  ao objeto para que ele se comporte de uma determinada maneira. Um programa orientado a objetos em execução consiste em envios, interpretações e respostas às mensagens. São os métodos, os procedimentos residentes nos objetos, que determinam como eles irão atuar ao receber as mensagens. 
III- A    herança    é    um    mecanismo    para    o compartilhamento de métodos e atributos entre classes e subclasses, permitindo a criação de novas classes através da programação das diferenças entre a nova classe e a classe-pai. 
IV - O   encapsulamento   é   um   mecanismo   que permite o acesso aos dados de um objeto somente através dos métodos desse. Nenhuma outra parte do programa pode operar sobre os dados do objeto.
A comunicação entre os objetos é feita apenas através de troca de mensagens.
É correto o que se afirma
	
	
	
	
	 
	II, III e IV
	
	
	I e III
	
	
	III e IV
	
	
	I e II
	
	
	I, II e IV
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes