Buscar

gabarito 09SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

Gabarito 09
	Aluno: LIDIAN VILAZIO PORFIRIO DA SILVA
	Matrícula: 200901339311
	Disciplina: CCT0286 - SEM.INT.SIST. INF. 
	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Leia as sentenças abaixo e marque a alternativa que NÃO se refere a rede de computadores e Internet:
	
	
	
	
	
	As redes de computadores inicialmente foram criadas para atender a iniciativas militares, ficando para uso cientifico e educacional somente após a guerra fria.
	
	
	É um conjunto de computadores (locais ou remotos) interligados entre si (de forma total ou parcial) de tal maneira que possibilita a comunicação de dados, localmente e/ou remotamente, incluindo todos os equipamentos eletrônicos necessários à interconexão de dispositivos, tais como microcomputadores e impressoras.
	
	 
	No Brasil, as instituições comerciais foram as primeiras a se beneficiar com a estrutura de rede mas os serviços disponíveis restringiam-se a correio eletrônico e transferência de arquivos.
	
	 
	A partir de abril de 1995, o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar um esforço comum de implantação de uma rede integrada entre instituições acadêmicas e comerciais.
	
	
	Os dispositivos que se comunicam entre si nas redes de computadores são chamados de nós, estações de trabalho, pontos ou simplesmente dispositivos e bastariam só dois deles para formar uma rede mínima e sem número máximo de conexão.
	
	
	
		2.
		São adotadas como arquiteturas para os sistemas operacionais de rede os modelos Cliente-Servidor e Peer-to-Peer. 
Leia atentamente as sentenças abaixo e marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
	
	No modelo Cliente/Servidor , o processamento da aplicação é compartilhado com outro cliente (que solicita um serviço) e um ou mais servidores (prestam esses serviços).
	
	
	No Modelo Peer-to-Peer todos os nós da rede podem ser servidores, mas certamente serão clientes.
	
	
	No Modelo Peer-to-Peer os servidores são "não dedicados", mas podem ser dedicados.
	
	 
	o sistema cliente possui características mais simples, voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema do servidor possui maior quantidade de recursos, com o único propósito de serem disponibilizados aos clientes da rede.
	
	 
	Os sistemas operacionais Unix e Windows são potencialmente clientes e servidores, sendo feita a escolha durante a instalação dos pacotes.
	
	
	
		3.
		Considere que a rede de uma empresa usará os protocolos TCP/IP para facilitar o acesso do público às informações dessa empresa a partir de máquinas conectadas à Internet. Considere ainda que, ao serem descritos os protocolos que serão usados na rede, alguns erros foram cometidos. As descrições estão apresentadas nos itens a seguir.
I - O Internet Protocol (IP) provê serviço não-orientado a conexão, e garante a entrega dos datagramas enviados. Além de garantir a entrega dos datagramas enviados, outra importante responsabilidade do IP é rotear os datagramas por meio de redes interligadas. O roteamento é feito usando-se endereços IP.
II - O Internet Control Message Protocol (ICMP) possibilita que mensagens de erro e de controle sejam trocadas entre máquinas. As mensagens ICMP são transferidas como dados em datagramas do IP.
III - O Transmission Control Protocol (TCP) provê um serviço orientado a conexão. Os dados são transferidos por meio de uma conexão em unidades conhecidas como segmentos. O TCP espera que a recepção dos segmentos transmitidos seja confirmada pelo destino e retransmite segmentos cuja recepção não seja confirmada.
IV - O User Datagram Protocol (UDP) provê um mecanismo para que aplicações possam comunicar-se usando datagramas. O UDP provê um protocolo de transporte orientado a conexão e não garante a entrega dos datagramas.
V - A emulação de terminal usará o protocolo TELNET, e a transferência de arquivos, o File Transfer Protocol (FTP). O correio eletrônico será provido pelo Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) e as mensagens serão transferidas dos servidores de correio eletrônico para as máquinas dos usuários via Internet Mail Access Protocol (IMAP).
Estão corretas apenas as descrições
	
	
	
	
	
	I, II e IV.
	
	 
	I, III e IV.
	
	
	I, II e V.
	
	
	III, IV e V.
	
	 
	II, III e V.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Com respeito à arquitetura de redes existem duas importantes arquiteturas de rede, o modelo de referência OSI e o modelo de referência TCP/IP. Sobre essas arquiteturas, analise os itens abaixo:
I. O modelo OSI possui 7 camadas e o TCP/IP possui 4 camadas.
II. O TCP/IP é formado apenas pelos protocolos TCP e IP.
III. O modelo OSI foi criado pela ISO (International Standards Organization). 
Quais proposições acima são verdadeiras?
	
	
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	II somente.
	
	
	I e II somente.
	
	 
	II e III somente.
	
	 
	I e III somente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Considerando que os anos importantes da evolução das redes de computadores e criação dos protocolos foram: 
( ) 1958 ( ) 1975 ( ) 1979 ( ) 1983 ( ) 1985 ( ) 1989 ( ) 1995 
Leia atentamente as ocorrências a seguir e preencha os parênteses do ano com o número da ocorrência correspondente. 
1 - Foi formado um comitê para comandar o desenvolvimento desses protocolos. Esse comitê se chamava ICCB - Internet Control and Configuration Board.
2 - A DARPA concedeu os direitos do código dos protocolos TCP/IP à Universidade da Califórnia para que fosse distribuído em sua versão UNIX. A DARPA pediu a todos os computadores que estavam conectados a ARPANET para que usassem os protocolos TCP/IP. Estes protocolos se difundiram rapidamente, em razão de não ser um aplicativo comercial.
3 - A DARPA (Defence Advanced Research Projects Agency) que deu lugar a ARPA começou a desenvolver os protocolos TCP/IP.
4 - A ARPANET deu lugar a NSFNET, bem como o ICCB foi substituído pela Internet Advisory Board (IAB). A IAB possuía dois grupos principais: o IRTF (Internet Research Task Force) e o IETF (Internet Engeneering Task Force).
5 - Muitas redes foram criadas ou desenvolvidas, objetivando a melhora do tráfego de informações via internet. Deu-se, ainda nessa década, a conexão de muitos setores à internet, visando prestar e obter serviços pela rede.
6 - Foi desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) o primeiro backbone. O objetivo desse projeto era interligar as universidades e também a área militar.
7 - A Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos (NSF) criou a NSFNET, que era uma rede de alta capacidade destinada a atender, tanto nos EUA como em outros países, as entidades científicas e de pesquisa.
Em seguida escolha a alternativa que represente a sequencia correta da esquerda para a direita.
	
	
	
	
	
	5 - 1 - 2 - 4 - 3 - 7 - 6
	
	
	4 - 5 - 6 - 3 - 7 - 1 - 2
	
	 
	2 - 3 - 4 - 6 - 7 - 5 - 1
	
	 
	6 - 3 - 1 - 2 - 7 - 4 - 5
	
	
	3 - 6 - 5 - 1 - 2 - 4 - 7
	
	
	
		6.
		As topologias da rede, Barramento, Estrela e Anel, apresentam várias vantagens e desvantagens em função de suas características. 
Marque a alternativa que indica uma DESVANTAGEM da topologia ANEL:
	
	
	
	
	
	Custo de instalação maior porque recebe cabos mais caros.
	
	 
	Quando uma estação pára de funcionar, então todasas outras também param, mas é fácil de isolar o problema.
	
	
	Dificuldade de entendimento, requer muito cabeamento.
	
	
	Dificuldade de instalação, desempenho uniforme.
	
	 
	A rede fica mais lenta em períodos de uso intenso. Às vezes, os problemas são difíceis de isolar.
	
	
	
		7.
		As topologias da rede, Barramento, Estrela e Anel, apresentam várias vantagens e desvantagens em função de suas características. 
Marque a alternativa que indica uma VANTAGEM da topologia ESTRELA:
	
	
	
	
	 
	Facil de entender a estrutura da rede.
	
	
	Desempenho uniforme.
	
	 
	Mais tolerante a falhas.
	
	
	Requer menos cabeamento.
	
	
	Monitoramento descentralizado.
	
	
	
		8.
		As redes de computadores são classificadas em relação ao seu tamanho e provimento de serviços. As classificações são LAN (L), WAN (W), MAN (M). 
Identifique o tipo da rede nas definições abaixo e em seguida marque a alternativa correta da sequencia formada. 
( ) Dimensão média com distância que cubra uma cidade ou campus. 
( ) Estabelece comunicação entre computadores, compartilhando hardware/ software/ informações em um raio de penetração restrito a uma organização. 
( ) Rede de comunicação de dados que cobre uma área geográfica relativamente extensa e que oferece uma transmissão (de dados) provida por operadoras, como empresas de telefonia e de telecomunicações.
	
	
	
	
	
	L - W - M
	
	
	L - M - W
	
	 
	W - L - M
	
	
	M - W - L
	
	 
	M - L - W
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes