Buscar

Estudo Dirigido - IMUNOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IMUNOLOGIA BMI-375 TURMA MEDICINA – 2007 – Prof. Dr. ANTÔNIO CONDINO NETO
ESTUDO DIRIGIDO
Indique se cada uma das seguintes afirmações é verdadeira ou falsa. Se você achar que uma afirmação é falsa explique por quê.
A transferência transplacentária dos anticorpos IgG maternos contra o sarampo confere imunidade de curta duração ao feto.
As vacinas atenuadas são mais prováveis de induzirem imunidade mediada por células do que as vacinas com o patógeno morto.
As vacinas de subunidades multivalentes geralmente induzem uma resposta melhor do que as vacinas de peptídeos sintéticos.
Uma desvantagem das vacinas de DNA é que elas não geram memória imunológica significante.
As macromoléculas geralmente contêm um grande número de epítopos potenciais.
Uma vacina de DNA induz uma resposta a um único epítopo.
Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar organismos atenuados como vacinas?
Uma menina pequena, que nunca tinha sido imunizada contra tétano, pisou em um prego enferrujado que lhe causou um ferimento de perfuração profunda. O médico limpou o ferimento e deu a criança uma injeção de antitoxina tetânica.
Por que a antitoxina foi dada em vez de reforço do toxóide tetânico?
Se a menina recebesse nenhum tratamento posterior e pisasse novamente em um prego enferrujado 3 anos depois, ela estaria imune ao tétano?
Quais são as vantagens da vacina da pólio Sabin quando comparado com a vacina Salk?
Em uma tentativa de desenvolver uma vacina peptídica sintética, você analisou a seqüência de aminoácidos de um antígeno protéico para: (a) peptídeos hidrofóbicos e (b) peptídeos fortemente hidrofílicos. Como poderiam os peptídeos de cada tipo ser utilizados como vacinas para induzir respostas imunes diferentes?
Explique o fenômeno da imunidade de multidão. Como este fenômeno está relacionado com o aparecimento de determinadas epidemias?
Você identificou um antígeno protéico de bactéria, que confere imunidade protetora a uma bactéria patogênica e clonou o gene que o codifica. As escolhas eram de expressar a proteína em levedura e usar esta proteína recombinante como uma vacina ou de usar o gene da proteína para preparar uma vacina de DNA. Qual dos enfoques você escolheria e por quê?
Expique a relação entre o período de incubação de um patógeno e a característica necessária para obter a imunização ativa eficaz.
Listar os 3 tipos de macromoléculas purificadas que são atualmente utilizadas como vacinas.
A vacina da pólio Salk foi recomendada para uso em crianças que estivessem infectadas com o vírus HIV em vez de vacina da pólio Sabin. Por que você acha que esta recomendação foi feita?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais