Buscar

avaliando etica e resp. social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Em um passado não muito distante, a Amazônia era conhecida como INFERNO VERDE. Atualmente, é vista como ECOSSISTEMA FRÁGIL, que deve ser explorado criteriosamente. Essa mudança na forma de perceber a região mostra a velocidade e a intensidade das transformações econômicas, sociais e ambientais em curso. A respeito dessas transformações, julgue os itens a seguir, verificando quais as sentenças são falsas ou verdadeiras e assinale a alternativa correta com relação ao bioma amazônico: ( ) A Amazônia tem experimentado um intenso processo de desenvolvimento; ( ) Restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original; ( ) Abriga a maior biodiversidade do planeta;
		
	
	
	
	
	d) Falso, Verdadeiro, Verdadeiro;
	
	
	c) Verdadeiro, Falso, Falso;
	
	
	e) Verdadeiro, Verdadeiro, Verdadeiro;
	
	
	b) Verdadeiro, Verdadeiro, Falso;
	
	 
	a) Verdadeiro, Falso, Verdadeiro;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O cuidado com o meio ambiente não acontece sem a conscientização do ser humano. Para que esse processo tenha sucesso, diversas ações devem ser empregadas de forma continuada até que a sociedade o tenha assimilado por completo. Esse processo que combina conhecimento, atitudes e valores é denominado de:
		
	
	
	
	
	Pacto de preservação
	
	
	Escola do amanhã
	
	 
	Educação ambiental
	
	
	Ecologia solidária
	
	
	Mundo melhor
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono é conhecida como:
		
	
	
	
	
	Aquecimento global.
	
	
	Poluição.
	
	 
	Efeito estufa.
	
	
	Gases naturais.
	
	
	Degradação de recursos naturais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O aumento da temperatura do planeta, causado pelo acúmulo, em grande quantidade, de gases poluentes na atmosfera, acarretando uma maior retenção da irradiação do calor solar da superfície terrestre e conhecido como:
		
	
	
	
	 
	Aquecimento Global
	
	
	Devastação das recursos naturais
	
	
	Degradação das Matas
	
	
	Poluição
	
	
	Efeito Estufa
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, é conhecida mundialmente como efeito estufa. Entre suas principais causas, estão a queima de combustíveis fósseis, a devastação e a queima de áreas florestais, tais como ...
		
	
	
	
	 
	A Floresta Amazônica;
	
	
	O cerrado brasileiro
	
	
	O Pantanal;
	
	
	O Pico da Neblina.
	
	
	As caatingas
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Qual é o tipo de ação humana que agride o meio ambiente?
		
	
	
	
	 
	Predatória;
	
	
	Replantio;
	
	
	Naturais;
	
	
	Policultura.
	
	
	Monocultura;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O rápido aumento das temperaturas no mundo deverá ter um efeito devastador sobre os cultivos agrícolas nas zonas tropicais e subtropicais até o fim deste século. Estudo recente alerta que, se não houver uma adaptação ao novo clima, metade da população mundial sofrerá com a escassez de alimentos em 2100. Produtos primários, como o milho e o trigo, por exemplo, poderão sofrer reduções de 20% a 40%. As populações dessas regiões estão entre as mais pobres do mundo e as que apresentam um crescimento demográfico significativo. Calcula-se que 3 bilhões de pessoas vivam nessas zonas. O Globo, 9/1/2009, p. 32 (com adaptações). O aumento das temperaturas médias, cujos efeitos danosos à vida no planeta são apontados por cientistas, decorre de fenômeno denominado
		
	
	
	
	
	irrigação artificial.
	
	
	explosão estelar.
	
	
	combustão espontânea.
	
	 
	aquecimento global.
	
	
	calota polar.
	
	
	
		8.
		A Constituição da República Federativa do Brasil, no seu artigo 225, preceitua que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Seu parágrafo VI dispõe que é dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global. Aponte, nesse caso, a alternativa CORRETA no que diz respeito aos objetivos da educação ambiental:
		
	
	
	
	
	Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade.
	
	
	Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam.
	
	
	Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida.
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Desenvolver a ideia de espírito gregário em que o fim esteja voltado para o compromisso de que o espaço público também se refere à fana e à flora.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais