Prova Educação Inclusiva
4 pág.

Prova Educação Inclusiva


DisciplinaEducação Inclusiva4.418 materiais38.284 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Educação Inclusiva
Na história da Educação Especial brasileira passamos por três paradigmas distintos. O Paradigma da Institucionalização, o Paradigma de Serviços e o Paradigma de Suportes. Cada um desses paradigmas veio acompanhado por medidas legais e por uma visão da deficiência, marcada e evidenciada pela percepção que a sociedade teve dela e os serviços a ela oferecidos. Elabore um texto dissertativo elencando as medidas praticadas no movimento de Institucionalização.
Foi ligada à caridade e à filantropia ; esse tipo de atendimento oferecido às pessoas com deficiências privouas do convívio social com seus pares, não permitindo que usufruíssem de instrumentos que lhes possibilitasse m uma vida econômica ativa; caracterizouse, pela retirada das pessoas com deficiência do convívio social e comunitário, inserindoas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais
situadas em localidades distantes do lugar em que moravam as suas famílias. Foi marcado pela criação do Imperial Instituto de Meni nos Cegos e pela instalação do Instituto dos Surdos -Mudos.
O paradigma da institucionalização foi muito criticado a partir da década de 1960 a 1970. por conta, disso o novo paradigma começa a desenhar-se na história da Educação Especial brasileira denominando o serviço. Comente como esse tipo de serviço foi devenvolvido.
A pessoa com deficiência deve, no que for possível, ser integrada ao sistema de ensino regular, e, se por ventura não tiver condições de frequentar a sala regular, lhe será oferecida uma educação nas salas especiais ou nas instituições, assim como serviços da área da saúde, em caráter extraordinário, para que esse aluno possa ser preparado para frequentar a classe comum.
O paradigma de Serviços é for temente criticado e, por causa disso, surge um novo movimento na área da Educação Especial, a Inclusão respaldada pelo Paradigma de Suportes. Elabore um texto dissertativo para descrever como a sociedade deve organizar-se para adotar iniciativas pautadas em uma perspectiva inclusiva.
A Declaração de Salamanca aponta que para a implantação de uma educação inclusiva, é fundamental que haja a colaboração de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas de fala e terapeutas ocupacionais.
A escolarização de alunos com deficiência na rede regular de ensino é um fato e o ensino Colaborativo apresenta-se como uma sugestão de modelo de atuação muito próspero, que pode contribuir com o processo de escolarização de alunos com deficiência e com a formação dos professores desses alunos,
uma vez que utiliza os diversos saberes em um trab alho de rede. Mendes (2006) diferencia dois modelos de ensino em colaboração , a Consultoria Colaborativa e o Ensino Colaborativo. Disserte sobre um deles.
Consultoria Colaborativa : é um trabalho multidisciplinar composto por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que u sam seus serviços para a melhoria do ensino na escola. É muito importante para o aluno, a comunidade escolar e a família.
Ensino Colaborativo: é quando duas professoras trabalham j untas, a professora d e ensino regular e a professora especialista.
Alguns deficientes físicos, por conta d e sua condição biológica, apresentam dificuldades na comunicaçãoPara eles, podemos utilizar a comunicação alternativa ou a comunicação aumentativa. Qual a diferença entre elas?
Comunicação alternativa : há a substituição da fala por outro tipo de comunicação, uma vez que a pessoa sente muitas dificuldades com a o realização ; utilizam-se pranchas ou cartões de comunicação.
Comunicação aumentativa : usa-se um meio de comunicação para compensar as falhas da fala, contudo o sujeito não deixa de utilizar a linguagem oral.
A partir das décadas de 1960 e 1970 há um movimento de retirar as pessoas com d eficiências das instituições, já que a possibilidade de terem um convívio social com seus pares tornava -se restrito.
Estamos nos referindo ao modelo de Integração. Disserte sobre esse momento da Educação Especial, também chamado de Paradigma de Serviços.
Trata-se de u m processo que visa a integrar o aluno à escola, gerando meios para que o aluno com necessidades especiais se integre graças ao atendimento que lhe é oferecido; nesse modelo , ao invés de a escola ter que se adequar ao aluno, o aluno é que deve se adequar -se à escala. A integração educativo escolar refere -se ao processo de educar-ensinar, no mesmo grupo, crianças com e sem necessidades especiais durante uma parte ou na totalidade do tempo de permanência na escola .
O mutismo seletivo é um transtorno que acomete crianças de todas as idades, caracteriza-se por uma incapacidade da criança em falar em alguns locais (escola, festas, rua), em algumas situações e com algumas pessoas, inclusive da própria família. Essas crianças compreendem a linguagem e são capazes de falar com toda normalidade em lugares onde se sentem seguros e confortáveis, como exemplo, em casa e com pessoas de seu círculo mais íntimo, tais como, pais e irmãos. O fato de não falar em determinadas situações não significa que estão querendo chamar atenção ou controlar o ambiente, mas sim em demonstrar o grau de ansiedade e vergonha que sofrem, e essas emoções as inibe de falar e expressar seu comportamento não-verbal. Normalmente, elas apresentam dificuldade em olhar nos olhos, dificuldade em sorrir, de se expressar em público, de ir ao banheiro, em comer na escola. A percepção dessas crianças é que estão sendo observadas constantemente, por isso, seus movimentos ficam paralisados como estátua cada vez que elas se sentem avaliadas.
NEGATIVISMO \u2013 Caracteriza-se, como distúrbio, por uma resistência exagerada da criança frente às imposições que o adulto lhe faz e essa resistência muitas vezes se manifesta sob forma de desobediência, acompanhada de agressividade. De início, manifesta-se pela recusa em cumprir ordens ou pedidos, fingindo não ouví-los, mostra-se vagarosa,em excesso para comer, tomar banho e, à medida em que cresce, apresenta um vocabulário onde \u201cnão\u201d é a primeira forma de reação.
AGITAÇÃO, INQUIETUDE, INATABILIDADE \u2013As causas dessas condutas variam de uma situação para outra, e não se configuram distúrbios senão quando acompanhadas de agressividade provocando descontentamento pessoal e relacional. São reações típicas em certas situações de vida, como diante de um mau ambiente familiar, pais que brigam em frente das crianças, doenças mentais, lesões cerebrais\u2026 No entanto, são normais em certos períodos de vida \u2013 crises passageiras como as dos três anos e a da puberdade.

A inclusão escolar é prevista pela Lei d e Diretrizes e Bases e pela Constituição Federal. Esse foi um fato histórico, conquistado após muitos anos de questionamentos sobre o tema. Destaque os 3 aspectos principais da LDB.
Educandos com necessidades especiais são aqueles que possuem necessidades incomuns e,
portanto, diferentes das dos outros no que diz respeito às aprendizagens curriculares compatíveis com suas idades. E m razão dessa particularidade, esses alunos precisam de recursos pedagógicos e metodológicos próprios.
\u2022 Entendese por educação especial, para os efeitos dessa lei, a modalidade de educação escolar,
oferecida preferencial mente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades
especiais.
\u2022 Professores com especialização adequada, em nível médio ou superior, para atendi mento
especializado, bem como professores do ensino regular