Buscar

Gabarito da Prova GESTÃO FINANCEIRA Prova Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
	Acadêmico:
	Lilian Kelli Schweighofer Ramos (810860)
	Disciplina:
	Gestão Financeira (EMD05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual e sem Consulta (Unidade 2) ( Cod.:355408) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	5558557
	Nota da Prova:
	8
Parte superior do formulário
	1.
	Para uma organização perpetuar num mercado extremamente concorrido, ela tem que buscar novas alternativas de crescimento, sair da posição de conforto. Umas dessas alternativas é a expansão calculada, analisada, planejada, minimizando, assim, os riscos que poderão afetar o fluxo de caixa. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que contempla as características de expansão:
	 a)
	Quando os proprietários recebem heranças e a utilizam para ampliação do escritório e maior comodidade pessoal.
	 b)
	Pelo aumento do nível de operações, as empresas em crescimento também investem em ativo imobilizado.
	 c)
	Quando há inovações tecnológicas, a fim de produzir maior quantidade em menor tempo.
	 d)
	Quando há um desgaste no ativo imobilizado que sofre depreciação.
	2.
	A origem de recursos de uma organização é formada por capital próprio e capital de terceiros, através dos quais as empresas buscam alternativas para financiamento para ativos de curto e longo prazo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O capital próprio representa o dinheiro dos acionistas.
II- O capital de terceiros é representado pelos bancos.
III- O risco financeiro advém da não cobertura dos custos operacionais.
IV- O conflito entre agentes, considerando seus interesses individuais, poderá afetar a saúde financeira de uma organização de forma irreversível.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	A aceitação de um projeto vai de acordo com o retorno financeiro previsto para a empresa. Existem alguns métodos de avaliação de projetos para avaliar a aceitação dos investimentos, e, como exemplo, cita-se VPL, TIR e PAYBACK. Nessas condições, analise as sentenças a seguir:
I- Ao utilizar o Payback como critério para investir num determinado projeto, o gestor financeiro aceita o projeto quando o Payback for menor que o número mínimo de períodos aceitáveis.
II- A TIR de um investimento é considerada como a taxa de juros que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) do seu fluxo de caixa seja igual a zero.
III- O Payback Simples não considera o valor do dinheiro/capital no decorrer do tempo.
IV- O VPL é um método que as empresas utilizam para construir o orçamento de capital, com o objetivo de avaliar os projetos de investimentos.
V- A técnica do Payback é usada por pequenas empresas na análise da maioria de seus investimentos, muitas vezes, pela complexidade do processo intuitivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e V estão corretas.
	4.
	A análise de projetos de investimento pode ser processada e avaliada por instrumentos como o orçamento de capital, que pode ser definido como um processo que seleciona projetos de investimentos e o volume de recursos que serão envolvidos nesses projetos. Nesse sentido, Gitman (2004) entende que, independente do motivo que possa levar à necessidade de investimento, o processo para o orçamento de capital consiste nas seguintes etapas inter-relacionadas: geração de propostas, avaliação e análise, tomada de decisão e acompanhamento. Assim, a partir deste contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Geração de propostas.
II- Avaliação e análise.
III- Tomada de decisão.
IV- Acompanhamento.
(    ) Quanto maior o dispêndio de capital, maior e mais alto será o nível hierárquico que decidirá quanto será investido.
(    ) Sua elaboração pode ser realizada por qualquer indivíduo da organização, nos seus diferentes níveis organizacionais, contudo, sempre revisada pelos superiores.
(    ) Necessidade de monitorar e comparar o planejado com o realizado, a fim de identificar qualquer tipo de problema que necessite ajuste ou até mesmo suspensão do projeto. 
(    ) A série dos fluxos referentes às receitas e às despesas vão aferir a real possibilidade do investimento do negócio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	II - III - I - IV.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	I - III - IV - II.
	5.
	O capital de uma empresa é composto basicamente pelo seu capital próprio e pelo capital de terceiros. Cada um deles tem o seu custo. Sobre o Custo de Capital e Financiamentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fontes de Capital de Longo Prazo / Custo de Capital de Terceiros.
II- Custo do Capital Próprio.
III- Custo Médio Ponderado de Capital.
IV- SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
(    ) É onde encontramos os investimentos em ativos permanentes em que, muitas vezes, o investimento é financiado junto às instituições financeiras. A taxa (ou custo) varia de instituição para instituição, do montante captado, quantidade de períodos para a devolução do capital e da análise de crédito feito sobre a empresa.
(    ) Para que o investimento seja atrativo financeiramente, sua taxa de rendimento deverá ser pelo menos igual o melhor que a taxa básica praticada no sistema financeiro, ou seja, taxa sem risco praticada na economia. Caso contrário, valerá mais aplicar o capital no mercado financeiro, pois seu retorno será maior.
(    ) Trata-se de uma análise do custo de capital, em que são aplicados os custos dos montantes dos capitais envolvidos para a apuração de um custo médio.
(    ) É estabelecido pelos donos do capital. Representa a taxa mínima esperada pelos sócios. Também é conhecida como TMA (taxa mínima de atratividade).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	II - III - IV - I.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	III - II - I - IV.
	6.
	Gitman (2004) entende que o orçamento de capital é o momento de avaliar e selecionar investimentos em longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa, ou seja, de maximizar a riqueza de seus proprietários. Assim sendo, sabe-se que os investimentos da empresa devem ser cuidadosamente analisados, uma vez que, normalmente, o montante de dinheiro comprometido no longo prazo cria expectativas positivas de retorno. Nesse sentido, se o investimento de capital tem a expectativa de gerar benefícios após um ano, as saídas de caixa recebem a denominação de "Dispêndio de Capital", que apresenta motivos para criação desta denominação, tais como: expansão; substituição; e renovação. Assim, a partir deste contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Expansão.
II- Substituição.
III- Renovação.
(    ) Ao perceber que o ativo imobilizado está apresentando desaceleração nos processos, é necessária uma análise criteriosa, a fim de avaliar o valor do conserto ou um reinvestimento.
(    ) Ao se produzir mais e melhor, entende-se que inovações tecnológicas são as justificativas de uma maior eficiência no negócio.
(    ) Chega um momento em que o ativo imobilizado atinge sua maturidade. Assim sendo, acontece a desaceleração, pois equipamentos, por exemplo, apresentam-se velhos, obsoletos e gastos.
(    ) A determinação em aumentar a produtividade pode ser considerada pelo crescimento em ativos imobilizados como imóveis e instalações. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administraçãofinanceira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	I - III - II - I.
	 b)
	III - III - II - I.
	 c)
	II - III - II - I.
	 d)
	II - III - I - II.
	7.
	A estrutura de capital dentro de uma organização está disposta entre capital próprio e capital de terceiros.  Dificilmente existirá uma congruência entre ambos, ou seja, os valores individuais de cada fonte são diferentes. Logo, a alocação desses recursos estará sofrendo pressão de risco constante, seja ele econômico ou financeiro. O risco financeiro está relacionado à geração de recursos para cobrir o custo financeiro. Por outro lado, o risco econômico está relacionado à expectativa de retorno do investimento. Considerando essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que está relacionada ao risco financeiro:
	 a)
	Alteração futura de taxas de juros ou de câmbio.
	 b)
	Probabilidades de fraudes contábeis.
	 c)
	Possível inadimplência creditícia.
	 d)
	Probabilidades de erros contábeis.
	8.
	A aceitação de um projeto vai de acordo com o retorno financeiro previsto para a empresa. Existem alguns métodos de avaliação de projetos para avaliar a aceitação dos investimentos, e, como exemplo, cita-se TMA, TIR e PAYBACK. Nessas condições, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica do Payback deve ser somente usada por pequenas empresas na análise de seus investimentos, pois ela é considerada muito complexa.
II- A TIR é uma técnica para se calcular o orçamento de capital, sendo esta pouco utilizada na avaliação de alternativas de investimentos.
III- A TMA é uma taxa de juros mínima que o investidor do capital almeja ao aplicar dinheiro em determinado projeto. A tradução correta de TMA é Taxa Mínima de Atividades.
IV- O Payback Descontado não considera o custo do capital no decorrer do tempo, pois este custo pode ser representado por meio do acúmulo do valor presente em apenas alguns períodos dos projetos.
V- O VPL é uma ferramenta que atualiza as entradas de caixa futuras para um valor presente, considerando o custo do dinheiro ao longo do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença V está correta.
	 d)
	As sentenças IV e V estão corretas.
	9.
	O senhor João Arkmonsi tem planejado adquirir uma nova máquina de empacotar arroz. A máquina é chamada de ÁGATHA e custa R$ 120.000,00 e será paga à vista. O retorno anual do empresário é de R$ 15.000,00. Este retorno será invariável durante os 10 primeiros anos. No entanto, no sexto ano será realizada uma manutenção preventiva no valor de R$ 40.000,00. Sabe-se também que este processo financeiro é instrumentado por uma série de fluxos de caixa convencionais, o qual é representado por uma saída de caixa inicial e entradas fixas no decorrer de um período. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O senhor João não conseguirá pagar o capital investido e a manutenção da máquina antes dos 10 anos, pois seu retorno anual não contribui o suficiente para isso.
(    ) O contexto deixa expressamente claro que o proprietário da máquina comprará um ativo mais produtivo que a ÁGATHA, pois este não trará resultados antes dos 10 anos.
(    ) Sabe-se que no sexto ano a receita acumulada do senhor João será de R$ 105.000,00.
(    ) O payback do senhor João está estruturado entre os anos 10 e 11, pois é neste momento que ele paga a máquina e a manutenção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	"O orçamento de capital é um processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos a longo prazo, que sejam coerentes com os objetivos da empresa de maximizar a riqueza de seus proprietários" (GITMAN, 2004 p. 288). Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas podem ser motivadas a orçamento de capital por necessidades de expansão, substituição, renovação ou outros motivos.
(    ) As séries dos fluxos de caixa irão representar apenas as saídas, ou seja, o investimento.
(    ) As séries dos fluxos de caixa irão representar as saídas e entradas de caixa do investimento.
(    ) Apenas nos casos de expansão é necessário o orçamento de capital, pois nos demais motivos os fluxos já constam nas despesas operacionais da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
Parte inferior do formulário

Outros materiais