Buscar

Apol 03 Administração da Produção e Serviços Nota 100#

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração da Produção e Serviços – 03/05/2017
Questão 1/6
Hoje entendemos que o processo de aperfeiçoamento da qualidade não pode ser pontual. Deve, por outro la do, ser um esforço sistêmico que envolva toda a empresa. Deve incluir um processo geral de melhoria em que envolva, por exemplo: o estabelecimento de padrões para o processo, o produto e os custos. O objetivo é construir um ciclo virtuoso de melhoria contínua. Em conjunção com o estabelecimento de padrões este ciclo virtuoso precisará incluir o agir, o planejar e o avaliar. Neste caso, qual das afirmativas a seguir é correta:
B - O planejamento deve focar no desenvolvimento de um esforço contínuo de melhorias de padrões e custos.
Questão 2/6
Segundo o ciclo PDCA, como definido por Deming, podemos afirmar que seu uso permite a criação de um método simples, racional e aplicável a qualquer atividade da indústria. Sendo assim, considerando as afirmativas a seguir, marque com V as verdadeiras e com F as falsas e, marque a alternativa que melhor representa seu padrão. 
I- O foco principal e Deming era reduzir as variações do processo;
II- A concepção de qualidade de Deming tem um foco pontual em detrimento do foco sistêmico;
III- O ciclo PDCA de Deming, por sua própria geometria, fornece a oportunidade de melhoria contínua já que não há um fim determinado.
C - V-F-V
Questão 3/6
Do ponto de vista histórico, o controle da qualidade dos produtos, com a intenção de atender as expectativas do cliente evoluiu de forma a se tornar um processo de gestão atingindo toda s as etapas do processo de produção e, até mesmo, processos internos não relacionados a produção. Este movimento se tornou mais efetivo depois d o sucesso industrial obtido pelo (a):
D - Japão;
Questão 4/6
Do ponto de vista técnico os padrões de qualidade devem ser obrigatoriamente mensuráveis. Isso quer dizer que estes padrões devem ser estabelecidos de tal forma que possam ser seguidos e avaliados por qualquer pessoa sem ambiguidade. Baseado neste conceito a ISO -9000 estabelece definições e padrões que devem ser seguidos. Neste caso, marque alternativa correta:
B - Defeito é um desvio em relação ao padrão de qualidade preestabelecido, ou como é estabelecido pela IS0 -9000, uma não-conformidade;
Questão 5/6
Conforme Moacyr Paranhos Filho, por muitas características, principalmente de natureza técnica, os padrões de qualidade devem ser mensuráveis, caso contrário não serão padrões e não poderão ser seguidos. Com relação a isto, o desvio em relação ao padrão de qualidade preestabelecido, fora das tolerâncias de projeto, chama-se defeito. Assinale a alternativa correta que corresponde à definição do desvio em relação ao padrão de qualidade definido pela ISO 9000:
B - Não-conformidade;
Questão 6/6
Deming introduziu uma nova abordagem na administração, com base n a filosofia da qualidade, e definiu-a como sendo o saber profundo, que é composto de quatro elementos: visão geral de um sistema, teoria da variabilidade, teoria do conheci mento e psicologia. Também desenvolveu uma concepção sistêmica no sentido de um fluxo interdependente de ações que geram um contínuo melhoramento, o chamado Ciclo de Deming para a Qualidade, que é composto de quatro quadrantes. Assinale a alternativa correta que corresponde a definição de cada um dos quadrantes do Ciclo de Deming:
A - Planejar (Plan), Executar (Do), Verificar (Check), Agir (Act);

Outros materiais