Buscar

DIREITO_PROCESSUAL_CIVIL_I__semana_4.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035 
Título SEMANA 4 
Descrição 
1. Questão. Alfredo promove ação de conhecimento em face de Francisco para postular indenização por dano material, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Citado regularmente, o réu alega impedimento do juiz uma vez que o magistrado é amigo intimo do autor, conforme fotos retiradas de uma rede social onde ambos viajaram juntos para o exterior. Indaga-se: 
a) Trata-se o caso concreto de impedimento do juiz? Fundamente e explique a sua resposta. 
RESPOSTA: Não se trata de impedimento do juiz, visto que se trata de questões de foro intimo do juiz com o autor, cabendo assim a suspeição do magistrado encontrando fundamento no art. 145, I do NCPC, se tratando amizade intima do juiz com uma das partes.
b) De acordo com as normas do NCPC quando deve ser arguido o impedimento ou a suspeição? 
RESPOSTA: Se deve ser arguida o impedimento quando o juiz apresenta qualquer das condições objetivas previstas no art. 144 do NCPC, importante salientar que se entende também ao promotor e ao perito; no caso da suspeição, quando o juiz apresentar qualquer das condições subjetivas previstas no art. 145 do mesmo diploma legal.
2. Questão. 
Não é considerado causa de impedimento do juiz, quando: 
a) interveio como mandatário da parte, oficiou como perito funcionou como membro do Ministério Público ou prestou depoimento como testemunha. 
b) nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive. 
c) for parte no processo ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive. 
d) for sócio ou membro de direção ou de administração de pessoa jurídica parte no processo. 
Xe) interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes. (art. 145, IV do NCPC – é causa de suspeição)
3. Questão. 
São exemplos de auxiliares da Justiça, além de outros cujas atribuições sejam determinadas pelas normas de organização judiciária: 
xa) o escrivão, o chefe de secretaria, o oficial de justiça, o perito, o depositário, o administrador, o intérprete, o tradutor, o mediador. (art. 42 NCPC)
b) as partes, o conciliador judicial, o partidor, o distribuidor, o estagiário, o contabilista e o regulador de avarias. 
c) o assistente, escrivão, o ministério público, o secretário, o oficial de justiça, o perito, o depositário, o administrador, o mediador. 
d) as partes, o assistente, o oficial de justiça, o perito, o depositário, o administrador, o intérprete, o mediador. 
e) O defensor público, o estagiário, o oficial de justiça, o perito, o intérprete, o tradutor, o mediador.

Outros materiais