Buscar

Teoria Científica de Taylor na Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
ANTONIO ARLESON GOMES DOS SANTOS
TEORIA CIENTÍFICA (1903)
	
ORIENTADOR: PAULO AQUINO
CASTANHAL / PA
2017
RESUMO
Mesmo com Taylorismo sendo negado nos dias de hoje, sabemos que é de grande importância sua existência, pois ainda não temos um método eficaz que substitua as teorias de Taylor com seus estudos de tempos e movimentos. E é por esse motivo que suas conclusões são de grande relevância para o avanço da sociedade na atualidade.
PALAVRAS-CHAVE
Taylorismo, eficaz, tempo, movimento, avanço. 
INTRODUÇÃO
O ser humano é responsável por seu próprio tempo, no seu dia a dia, no trabalho e lazer, notamos a falta dele. Dessa forma Frederick W. Taylor observou a importância de analisar esse problema que assolava a sociedade no final do século XIX.
Taylor reformou o desenvolvimento industrial do século XX. Notou que seria de grande necessidade uma urgente aplicação de um método científico no processo de produção. 
FREDERICK W. TAYLOR
Foi o responsável pela criação da chamada Administração Científica, sendo uns dos principais revolucionários quando se fala em sistemas de produção do século XX, também desenvolvedor da atual Teoria Geral da Administração. 
Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas ideias sobre a racionalização do trabalho.
Em 1911 Taylor publica o que chamamos de mais importante de suas obras que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração.  “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) tornando-se o pai da Administração Científica.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
É um modelo de administração criado por Frederick Winslow Taylor que tem como fundamental aplicação o uso do método científico com o objetivo de garantir o melhor desempenho aos sistemas de produção.
Winslow buscava aumentar o nível de produtividade fazendo com que o trabalhador desempenhasse melhor sua função sem grandes aquisições.
O trabalho deveria ser analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas, assim, tornando o trabalho mais ágil e eficaz.
A divisão do trabalho também era fundamental para uma boa execução do trabalho, os colaboradores deveriam ser selecionados com base em suas aptidões, sendo treinados para executar de maneira rápida e eficiente.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica: 
Princípio de planejamento – a execução do trabalho passa a ser planejada e testada, métodos experimental vão sendo substituídos por procedimentos científicos.
Princípio de preparo dos trabalhadores – metas são estabelecidas, nota-se a necessidade de escolher colaboradores de acordo com as suas habilidades e então orientá-los e treiná-los a produzirem em maior quantidade e na qualidade necessária.
Princípio de controle – supervisionar cada etapa do desenvolvimento do trabalho para identificar possíveis anomalias, e também, certificando-se de que está sendo executado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
Princípio da execução – ser responsável por todo planejamento e organização, fazendo com que os colaboradores só executassem apenas suas tarefas.   
CONSIDERAÇÕES
Esta pesquisa tem por objetivo facilitar a compreensão sobre Teoria científica (1903). Taylor não era um intelectual brilhante e sim um homem comum, que resolveu estudar o tempo e os movimentos, para ajudar no desenvolvimento industrial, e apresentou a criação de uma “ciência da administração”. Ele conseguiu ter um discernimento definitivo: que é possível aplicar conhecimento ao trabalho, e mostrou como obter o melhor resultado da produção, descobrindo e estabelecendo a maneira certa de se fazer as coisas, para conseguir o máximo em eficiência.
 
 
Fontes bibliográficas: 
http://www.infoescola.com/biografias/frederick-taylor/
http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/
LLATAS. Dra. Maria Virginia; Administração Científica de Taylor. Acessado em: Administração Científica de Taylor.ppt
COELHO. José Márcio; GONZAGA. Ricardo Martins; Administração Científica de Taylor: O Homem do Tempo. Acessado em: http://www.administradores.com.br/producao-

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais