Buscar

6.GE. Engenharia de Produto QFD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Engenharia de Produto
QFD – Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade
O QFD é uma técnica que pode ser empregada durante todo o processo de desenvolvimento de produto e que tem por objetivo auxiliar o time de desenvolvimento a incorporar no projeto as reais necessidades dos clientes.
É a conversão dos requisitos do consumidor em características de qualidade do produto e o desenvolvimento da qualidade de projeto para o produto acabado através de desdobramentos sistemáticos das relações entre os requisitos do consumidor e as características do produto.
É uma estrutura de trabalho que integra o planejamento, a organização e o controle da qualidade desde a fase de percepção até a fase de satisfação plena das necessidades do consumidor.
Por meio de um conjunto de matrizes parte-se dos requisitos expostos pelos clientes e realiza-se um processo de “desdobramento” transformando-os em especificações técnicas do produto.
O desdobramento da função qualidade apresenta como fundamento básico a idéia de que os produtos ou serviços devem ser projetados para satisfazer os desejos dos consumidores e para isso devem ser formadas equipes interfuncionais desde os primeiros passos da "criação do produto”.
Benefícios da Aplicação do QFD 
Foco no consumidor; 
Considera a concorrência; 
Registro das informações; 
Interpretações convergentes das especificações; Redução do tempo de lançamento e reparos após o lançamento; 
Seu formato visual ajuda a dar foco para a discussão do time de projeto, organizando a discussão; 
Aumenta o comprometimento dos membros da equipe com as decisões tomadas; 
Os membros da equipe desenvolvem uma compreensão comum sobre as decisões, suas razões e implicações.
Em outras palavras, o desdobramento da função qualidade permite à organização:
perceber as necessidades do cliente; 
estabelecer em que grau tais necessidades serão atendidas; 
detalhar para a organização a contribuição de cada um de seus segmentos; 
formalizar, para efeito de continuidade e segurança, a contribuição de cada um.
A Casa da Qualidade
A Casa da Qualidade é a mais importante das matrizes do QFD. Isto porque todas as versões a incluem sempre como a primeira casa ou seja como o primeiro desdobramento. Ela é a matriz que auxilia o desdobramento dos requisitos do cliente em especificações técnicas do produto e permite que sejam estipulados os valores metas para o desempenho em termos destas características. A casa da qualidade é obtida pelo cruzamento da tabela dos requisitos do cliente (ou da qualidade exigida) com a tabela das características de qualidade.
Matriz 1: Planejamento do Produto Indica as características principais do produto e os desdobramentos que devem ser feitos para obtê-lo. 
Matriz 2: Desdobramento do Produto em Componentes Críticos Indica as características dos componentes críticos. 
Matriz 3: Planejamento dos Processos Relaciona os processos com as características principais do produto e de seus componentes. 
Matriz 4: Planejamento da Fabricação (Produção + Qualidade) Estabelece características de produtos e parâmetros de etapas de processos, bem como, métodos e frequência de controle, de modo a garantir a obtenção das características estabelecidas através do planejamento do produto. 
Ouvir a voz do cliente: Pesquisa de mercado
O processo de manufatura deve incorporar as preferências do consumidor, simultaneamente assegurando qualidade superior e baixo custo. Embora um produto seja projetado e produzido pela empresa, são os consumidores que ultimamente determinam o sucesso ou a falha de um produto. Por essa razão, as companhias necessitam de meios para guiar a informação proveniente do consumidor, desde a fase de planejamento até o produto final. Quando a empresa não tem o conhecimento completo dos itens que são importantes para o consumidor, ou quando ela desconhece a importâncias relativas desses itens, sugere-se uma pesquisa de mercado. A aplicação de uma pesquisa de mercado pode revelar e priorizar as demandas da qualidade, ponto de partida de todo o desdobramento da qualidade.
Matriz 3: Planejamento dos Processos (Procedimento e Operação)
Proceder da mesma forma como as matrizes 1 e 2, porém listando agora no “COMO” os processos relacionados à produção dos subsistemas críticos encontrados na Matriz 2: Preencher o O QUE com os dados vindos da Matriz 2, inclusive as importâncias e os valores das características das partes; Preencher o COMO com os processos relacionados e seus respectivos parâmetros; Estabelecer as relações entre o O QUE e o COMO e calcular suas importâncias absoluta e relativa, determinando os processos criticos.
Referencia Bibliografica
http://www.joinville.ifsc.edu.br/~valterv/Gestao%20da%20Qualidade/FERRAMENTA%20QFD.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais