Buscar

Trabalho individual Tendencias Pedagogicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
�
INTRODUÇÃO
As tendências pedagógicas estão na história desde que os jesuítas passaram a educar cidadãos, era utilizada uma tendência tradicional, que ainda existe, ou seja, o professor como centro.
Nos dias atuais há uma grande mudança na educação escolar, que veio para melhor obtenção do aprendizado de todos alunos, esta mudança ocorre por vários fatores, principalmente pelas tendências pedagógicas, que veem mudando ao longo da história educacional, elas trazem “evolução” no modo de ensinar, ou seja, no modo que o professor deve atuar dentro da sala de aula.
Hoje já há várias outras tendências, que buscam ensinar que todos devem ter sua opinião e a expor, sendo assim um aprendizado inovador, onde o professor passa a ser um facilitador, buscando nos alunos, seus próprios conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO
No âmbito escolar atual, á vários professores que praticam a tendência tradicional ou liberal, onde o professor esta como centro, não havendo espaço para expressão do aluno, como na Tendência Progressista. As tendências liberais e progressistas são divididas em vários grupos, cada uma com formas diferentes de ensino-aprendizagem, mas sempre buscando melhor forma de ensino para alunos.
Começaremos explicando as Tendências Pedagógicas Liberais:
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS
Nas tendências liberais a educação e o saber são passados pelos professores, através de conteúdos, deixando para traz as experiências vividas.
 Tendência Pedagógica Liberal Tradicional
Existe desde a época dos jesuítas, seu principal objetivo era preparar os alunos para assumirem seu papel na sociedade, uma vez que esses alunos eram filhos de burgueses. A principal função do professor era transmitir os conteúdos de forma organizada, o aluno só escutava e prestava atenção, pois precisava memorizar e depois expor seu conhecimento em provas, que eram dadas para classificar o melhor detentor do conhecimento, exposto pelo professor. 
Essa pedagogia liberal tradicional é viva até hoje, em salas do ensino fundamental, médio e também superior, permanecem pois são frutos da formação escolar de cada professor.
 Tendência Liberal Renovada Progressivista (Pragmática)
Essa tendência tira o foco de professor como centro, passando a ser o facilitador, ou seja, criando situações desequilibrantes para conhecer o que o aluno já aprendeu, e assim o questionando para que ele busque a resposta. Muitos educadores defendem essa ideia, mas na pratica não a utilizam, abrindo mão de um trabalho planejado, com a desculpa de que o aluno seria condutor do processo, e passam a utilizar a tendência tradicional.
 Tendência Liberal Renovada Não Diretiva
O aluno é responsável pela própria aprendizagem, caminhando sozinho, e proporciona sua auto avaliação, pois o professor deixa as coisas acontecerem, precisa ter o “dom” propriamente dito.
 Tendência Liberal Tecnicista
Seu interesse principal é produzir indivíduos com capacidades para o mercado de trabalho. O professor organiza e conduz a transmissão da matéria, pois é apenas um elo de ligação entre o aluno e a verdade cientifica.
Pouco importa as relações afetivas e pessoais, as discussões, debates são desnecessários no processo de ensino-aprendizagem, pois não há preocupação em saber se o aluno aprendeu o conteúdo dado ou não. 
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA PROGRESSISTA
É uma análise crítica das realidades sociais, sustentam as finalidades sociopolíticas da educação, há uma luta dos professores para que sua aplicação em salas de aulas, pois é onde o aluno pode se expressar, importando a opinião de todos.
 Tendência Progressista Libertadora
Nesta tendência todos tem a oportunidade de se expressar e expor suas ideias e opiniões, tirar suas dúvidas. Seu grande defensor Paulo Freire define o professor como coordenador de debates. Os alunos são organizados em grupos, são eles que escolhem o que vão estudar, já que todos estão aprendendo juntos.
Professor Aluno
 Tendência Progressista Libertária
O professor age como conselheiro, fazendo com que o aluno seja construtor do seu próprio conhecimento. As matérias são dadas, mas não são exigidas, porque o importante são as experiências vividas. Essa tendência define, apoia e estimula a participação em grupos e movimentos sociais.
 Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos
O conhecimento resulta da troca de experiências vívidas por cada sujeito, o objetivo é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado as realidades sociais. O professor se torna um mediador, proporcionando elementos de análise crítica que ajudam o aluno a expor suas experiências, apontando seus erros ou acertos, não deixando que os alunos os encontre sozinhos.
CONCLUSÃO 
Em todas as tendências pedagógicas, ao professor cabe organizar o processo de ensino de tal forma que a aprendizagem aconteça, ou seja, que o conhecimento possa ser aprendido pelo aluno.
Para Saviani (2003 p.13), o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.
As relações de ensino e o desenvolvimento do aluno na idade escolar são muito importantes em todas as tendências, pois buscam sempre as devidas melhorias.
Segundo Duarte (2007) “ao analisar-se o desenvolvimento de uma criança em idade escolar é necessário não se deter naquilo que já amadureceu, também é preciso captar aquilo que ainda está em processo de formação, ou seja, busca métodos para que esse aluno aprenda e que continue aprendendo.
Cada tendência tem seu modo de ensino-aprendizagem, que eram utilizadas e algumas dessas tendências existem até hoje em salas de aulas.
As tendências pedagógicas veem se desenvolvimento ano a ano, veem modificando a visão de mundo de todos indivíduos, sempre mostrando que o conhecimento parte da cultura e das experiências vívidas.
	REFERÊNCIAS	
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. 21ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 1985
SILVA, Delcio Barros. As principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem.
SANTOS, Nilva de Oliveira Brito. O trabalho educativo: contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.
	
	
	
Sistema de Ensino Presencial Conectado
� HYPERLINK "https://www.colaboraread.com.br/aluno/dashboard/index/0773659501" �EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - 1º SEMESTRE - MATUTINO�
Jéssica Reginatto
as tendências pedagógicas no brasil
Liberais e Progressistas
Guarantã do Norte - MT
2015
jÉSSICA rEGINATTO
as tendências pedagógicas no brasil
Liberais e Progressistas
Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.
Orientador: Prof. Francieli Marisa Goulart
Guarantã do Norte - MT
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais