Buscar

Avaliação final Discurssiva.metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (358409)
Metodologia Científica (FIL13)
Prova: 5224741
QUESTÃO:
1. Você está em sala de aula e seu professor orienta a construção de um paper com fundamentação teórica. Para isso é necessário o uso de citações, que são extraídas de fontes bibliográficas, eletrônicas e documentais. Pensando nas citações como o aporte teórico do seu trabalho acadêmico, apresente dois objetivos das citações.
RESPOSTA ESPERADA:
- Explicar ou demonstrar ideias de algum autor do texto ou trabalho.
- Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e argumentação.
- Construção das ideias ou do tema que o autor quer especificar.
- Demonstrar a origem e de qual autor pertencem as ideias apresentadas.
- Possibilitar o acesso ao texto original daquela ideia pesquisada, evitando plágios.
QUESTÃO:
2. O artigo científico é a forma mais comum de divulgar e registrar os resultados de anos de pesquisa, em determinada área do conhecimento. Para se ter ideia, todos os pesquisadores, sejam eles estudantes de graduação ou professores doutores, sempre que publicam um artigo inédito, precisam inserir os dados dessa publicação em uma plataforma on-line, conhecida como Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Quando você se cadastra nessa plataforma, passa a ter um currículo científico, com todos os trabalhos que desenvolve. Além disso, esse tipo de currículo é exigido caso queira fazer mestrado ou doutorado, permitindo que instituições de apoio à pesquisa saibam o que os brasileiros estão produzindo. Dentro desse contexto, os artigos científicos podem ser analíticos, argumentativos e classificatórios. Disserte sobre o artigo analítico.
RESPOSTA ESPERADA:
Um artigo analítico é aquele que através de uma metodologia específica observa e analisa os resultados de um determinado evento, testando hipóteses ou possibilidades. Normalmente, o método utilizado nesse tipo de artigo é o estatístico, pois através de análise matemática permite a comparação e a análise profunda dos dados amostrados.

Outros materiais