Buscar

apol 2 sist de infor gerenciais

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Em todas as etapas do processo de decisão, as informações desempenham um papel central, fornecendo diferentes tipos de orientação ao gestor, conforme ilustra a figura abaixo.
 De acordo com o que foi estudado, temos uma situação envolvendo uma tomada de decisão:
Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa, o que pode ser um indício da razão do consumo ter aumentado. Mário decide conversar com o mecânico chefe sobre isto, porém ainda desconfiado com a qualidade do combustível dos postos conveniados com a empresa. 
Com relação a este caso mostrando uma situação envolvendo tomada de decisão, assinale V para verdadeiro e F para falso, e depois marque a alternativa correta: 
( ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses.
( ) A fase da implementação ocorreu quando, em conjunto com a equipe, Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa.
( ) A fase de concepção ocorreu quando, conforme as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota.
( ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe sobre o problema constatado.
Nota: 20.0
	A	V-F-V-V;
	B	V-F-V-F;
Você acertou!
Quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses (fase de inteligência). Com as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota (fase de concepção). A fase de implementação ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe, optando pela causa da manutenção em detrimento da causa da qualidade do combustível.
(ELEUTÉRIO, 2015, p. 54).
	C	F-F-V-F;
	D	V-V-V-F;
	E	V-V-V-V;
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os/as profissionais de secretariado lidam no seu dia a dia com grandes quantidades de informação, que acaba se tornando uma das matérias-primas de suas atividades cotidianas. 
Nesse sentido, e com base no material apresentado em aula, leia e analise as alternativas a seguir, marcando V para Verdadeiro e F para Falso:
 
( ) Os/as profissionais de secretariado, em função da natureza de suas funções, podem ser considerados/as como profissionais de informação.
( ) Os/as profissionais de secretariado devem desenvolver habilidades de comunicação para poderem coletar informações das mais variadas fontes.
( ) Os/as profissionais de secretariado não tem habilidades e conhecimentos específicos para trabalhar com dados e informações.
( ) Os/as profissionais de secretariado possuem fontes internas e externas de informações, de forma que deve coletá-las nesses dois ambientes.
 
Assinale a alternativa que corresponde a ordem correta:
 
Nota: 20.0
	A	
V – F – F – F
	B	
V – V – F – V
Você acertou!
Justificativa: Conforme vimos em aula, as possibilidades dos/as profissionais de secretariado também estão relacionadas com a utilização de dados e informações, de forma que a informação se torna uma das bases da ação desses profissionais. No decorrer de sua formação acadêmica e na experiência profissional, os/as profissionais de secretariado adquirem habilidades e conhecimento para lidar com dados e informações nas empresas onde atuam. Além disso, os/as secretários/as podem ter fontes internas e externas à empresa, o que lhes demanda habilidades de comunicação, dentre outras, para a coleta de dados e informações relevantes. Nesse sentido, a resposta correta é a letra ‘b’.
	C	
F – F – V – V
	D	
F – V – F – F
	E	V – F – F – V
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Para Rodernel, Schimidt e Stadler (2012, p. 50) a delegação possibilita à equipe o aprimoramento de habilidades e competências, incentivando-a a assumir responsabilidades e desafios.
Tendo em vista o acima exposto, considere que você é um profissional de RH e precisa treinar os líderes de sua empresa para que aprendam a delegar. Para isso, deverá apresentar aos líderes os benefícios de uma eficaz delegação tanto para ele como para a equipe e para a organização.
 Os itens a seguir, referem-se à delegação, analise todos e identifique aqueles que você apresentaria aos líderes da sua empresa como sendo eficazes.
I – Cumprir as metas estabelecidas é fundamental para os resultados da empresa, portanto, o curto tempo para realizá-las deve ser aceito pela equipe.
II – Organizar todas as tarefas de forma a permitir que os funcionários as realizem com segurança.
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas. 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	a) I, II e V.
	B	b) III, IV e V.
Você acertou!
Alternativa correta letra “b ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p 50 - 51.
Os itens III, IV e V se referem à delegação eficaz e são:
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50 – 51.
 
As alternativas “a”, “c”, “d” e “e” são incorretas.
Justificativas das alternativas incorretas:
Os itens I e II não se referem à delegação eficaz.
Forma correta do item I – Certificar-se de que o funcionário tem tempo hábil para dar conta da tarefa.
Forma correta do item II – Permitir que os funcionários realizem a tarefa da forma que acharem melhor.
Ver em RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50.
	C	c) II, III e IV.
	D	d) I e IV.
	E	e) III e V.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir:
Se o Endomarketing e a Comunicação Interna olham para dentro da organização, é a Comunicação Institucional que vai extrapolar seus muros, construindo uma imagem forte e positiva da organização, ou mesmo amenizando eventuais efeitos nocivos de algum acidente, problema ou exposição negativa. Para uma boa Comunicação Institucional, as organizações têm apostado nas tendências da Comunicação Integrada de Marketing, que propõe a visão de toda a empresa a partir do mesmo prisma, que faz com que tudo e todos na organização “falem a mesma língua”, especialmente no tocante à comunicação interna e externa.
Considerando o texto dado, entre outras atribuições, o profissional responsável pela Comunicação Institucional possui algumas responsabilidades específicas. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais atribuições:
I. planejar, desenvolver e implementar a comunicação interna e externa da instituição;
II. definir e reconhecer os públicos-alvo da organização;
III. redigir e editar as publicações externas voltadas ao público em geral;
IV. gerenciar a comunicação nas situações de crise.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	I, II e III apenas.
	B	II, III e IV apenas.
	C	I, II e IV apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois dentre as responsabilidades de um profissional de comunicação institucional está o planejamento, desenvolvimento e implementação da comunicação interna e externa institucional, a definição e reconhecimento dos públicos-alvo e o gerenciamento da comunicação em momentos de crise. A afirmativa III é falsa pois, uma das suas atribuições é redigir e editar apenas as publicações internas voltadas aos funcionários. 
	D	I, III e IV apenas.
	E	II e IV apenas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
Uma boa estrutura de comunicação interna e externa,sugere que uma comunicação bem-feita poderá municiar a empresa de dados e informações para que ela possa fazer frente às turbulências da economia brasileira. Consequentemente, o endomarketing, a comunicação interna, e a comunicação institucional, defendem que empresas de todas as áreas e dos mais diversos portes devem estruturar e cuidar de suas estratégias, táticas e ações de comunicação.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos modelos de comunicação utilizados;
I. ( ) A Comunicação Interna na pequena empresa deve ser estruturada, planejada e bem executada, para que as equipes de trabalho estejam bem informadas sobre o andamento da organização. Também é por meio da Comunicação Interna que a empresa pode adotar práticas de participação dos colaboradores, em busca de uma gestão mais compartilhada na tomada de decisão.
II. ( ) Quanto à Comunicação Externa, é importante que se estabeleça um rigor bastante grande na produção do material gráfico, pois se ele contiver erros, isso poderá afetar negativamente a imagem da organização.
III. ( ) Também é importante estruturar bem a comunicação digital. É importante saber receber e responder as críticas dos clientes. Quando não há atenção ao consumidor, ele pode se tornar um formador de opinião negativa a respeito da empresa.
IV. ( ) Raramente, nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa são feitas pelos próprios gestores, que preferem terceirizar estes serviços, para evitarem futuras preocupações. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V, V, V, F.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. Assim como nas grandes empresas, também nas pequenas a Comunicação tem que ser bem estruturada, tanto a Interna quanto a Externa. A Interna é importante para conferir transparência e democracia à organização, enquanto a Externa é importante para a empresa construir uma imagem positiva a seu respeito. A afirmativa IV é falsa, pois na maioria das vezes, nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa são feitas pelos próprios gestores, por uma questão de custo e estrutura.
	B	
V, F, V, F.
	C	
V, V, F, F.
	D	
V, F, F, F.
	E	
V, F, V, V.Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Em todas as etapas do processo de decisão, as informações desempenham um papel central, fornecendo diferentes tipos de orientação ao gestor, conforme ilustra a figura abaixo.
 De acordo com o que foi estudado, temos uma situação envolvendo uma tomada de decisão:
Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa, o que pode ser um indício da razão do consumo ter aumentado. Mário decide conversar com o mecânico chefe sobre isto, porém ainda desconfiado com a qualidade do combustível dos postos conveniados com a empresa. 
Com relação a este caso mostrando uma situação envolvendo tomada de decisão, assinale V para verdadeiro e F para falso, e depois marque a alternativa correta: 
( ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses.
( ) A fase da implementação ocorreu quando, em conjunto com a equipe, Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa.
( ) A fase de concepção ocorreu quando, conforme as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota.
( ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe sobre o problema constatado.
Nota: 20.0
	A	V-F-V-V;
	B	V-F-V-F;
Você acertou!
Quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses (fase de inteligência). Com as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota (fase de concepção). A fase de implementação ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe, optando pela causa da manutenção em detrimento da causa da qualidade do combustível.
(ELEUTÉRIO, 2015, p. 54).
	C	F-F-V-F;
	D	V-V-V-F;
	E	V-V-V-V;
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os/as profissionais de secretariado lidam no seu dia a dia com grandes quantidades de informação, que acaba se tornando uma das matérias-primas de suas atividades cotidianas. 
Nesse sentido, e com base no material apresentado em aula, leia e analise as alternativas a seguir, marcando V para Verdadeiro e F para Falso:
 
( ) Os/as profissionais de secretariado, em função da natureza de suas funções, podem ser considerados/as como profissionais de informação.
( ) Os/as profissionais de secretariado devem desenvolver habilidades de comunicação para poderem coletar informações das mais variadas fontes.
( ) Os/as profissionais de secretariado não tem habilidades e conhecimentos específicos para trabalhar com dados e informações.
( ) Os/as profissionais de secretariado possuem fontes internas e externas de informações, de forma que deve coletá-las nesses dois ambientes.
 
Assinale a alternativa que corresponde a ordem correta:
 
Nota: 20.0
	A	
V – F – F – F
	B	
V – V – F – V
Você acertou!
Justificativa: Conforme vimos em aula, as possibilidades dos/as profissionais de secretariado também estão relacionadas com a utilização de dados e informações, de forma que a informação se torna uma das bases da ação desses profissionais. No decorrer de sua formação acadêmica e na experiência profissional, os/as profissionais de secretariado adquirem habilidades e conhecimento para lidar com dados e informações nas empresas onde atuam. Além disso, os/as secretários/as podem ter fontes internas e externas à empresa, o que lhes demanda habilidades de comunicação, dentre outras, para a coleta de dados e informações relevantes. Nesse sentido, a resposta correta é a letra ‘b’.
	C	
F – F – V – V
	D	
F – V – F – F
	E	V – F – F – V
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Para Rodernel, Schimidt e Stadler (2012, p. 50) a delegação possibilita à equipe o aprimoramento de habilidades e competências, incentivando-a a assumir responsabilidades e desafios.
Tendo em vista o acima exposto, considere que você é um profissional de RH e precisa treinar os líderes de sua empresa para que aprendam a delegar. Para isso, deverá apresentar aos líderes os benefícios de uma eficaz delegação tanto para ele como para a equipe e para a organização.
 Os itens a seguir, referem-se à delegação, analise todos e identifique aqueles que você apresentaria aos líderes da sua empresa como sendo eficazes.
I – Cumprir as metas estabelecidas é fundamental para os resultados da empresa, portanto, o curto tempo para realizá-las deve ser aceito pela equipe.
II – Organizar todas as tarefas de forma a permitir que os funcionários as realizem com segurança.
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas. 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	a) I, II e V.
	B	b) III, IV e V.
Você acertou!
Alternativa correta letra “b ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p 50 - 51.
Os itens III, IV e V se referem à delegação eficaz e são:
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50 – 51.
 
As alternativas “a”, “c”, “d” e “e” são incorretas.
Justificativas das alternativas incorretas:
Os itens I e II não se referem à delegação eficaz.Forma correta do item I – Certificar-se de que o funcionário tem tempo hábil para dar conta da tarefa.
Forma correta do item II – Permitir que os funcionários realizem a tarefa da forma que acharem melhor.
Ver em RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50.
	C	c) II, III e IV.
	D	d) I e IV.
	E	e) III e V.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir:
Se o Endomarketing e a Comunicação Interna olham para dentro da organização, é a Comunicação Institucional que vai extrapolar seus muros, construindo uma imagem forte e positiva da organização, ou mesmo amenizando eventuais efeitos nocivos de algum acidente, problema ou exposição negativa. Para uma boa Comunicação Institucional, as organizações têm apostado nas tendências da Comunicação Integrada de Marketing, que propõe a visão de toda a empresa a partir do mesmo prisma, que faz com que tudo e todos na organização “falem a mesma língua”, especialmente no tocante à comunicação interna e externa.
Considerando o texto dado, entre outras atribuições, o profissional responsável pela Comunicação Institucional possui algumas responsabilidades específicas. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais atribuições:
I. planejar, desenvolver e implementar a comunicação interna e externa da instituição;
II. definir e reconhecer os públicos-alvo da organização;
III. redigir e editar as publicações externas voltadas ao público em geral;
IV. gerenciar a comunicação nas situações de crise.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	I, II e III apenas.
	B	II, III e IV apenas.
	C	I, II e IV apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois dentre as responsabilidades de um profissional de comunicação institucional está o planejamento, desenvolvimento e implementação da comunicação interna e externa institucional, a definição e reconhecimento dos públicos-alvo e o gerenciamento da comunicação em momentos de crise. A afirmativa III é falsa pois, uma das suas atribuições é redigir e editar apenas as publicações internas voltadas aos funcionários. 
	D	I, III e IV apenas.
	E	II e IV apenas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
Uma boa estrutura de comunicação interna e externa, sugere que uma comunicação bem-feita poderá municiar a empresa de dados e informações para que ela possa fazer frente às turbulências da economia brasileira. Consequentemente, o endomarketing, a comunicação interna, e a comunicação institucional, defendem que empresas de todas as áreas e dos mais diversos portes devem estruturar e cuidar de suas estratégias, táticas e ações de comunicação.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos modelos de comunicação utilizados;
I. ( ) A Comunicação Interna na pequena empresa deve ser estruturada, planejada e bem executada, para que as equipes de trabalho estejam bem informadas sobre o andamento da organização. Também é por meio da Comunicação Interna que a empresa pode adotar práticas de participação dos colaboradores, em busca de uma gestão mais compartilhada na tomada de decisão.
II. ( ) Quanto à Comunicação Externa, é importante que se estabeleça um rigor bastante grande na produção do material gráfico, pois se ele contiver erros, isso poderá afetar negativamente a imagem da organização.
III. ( ) Também é importante estruturar bem a comunicação digital. É importante saber receber e responder as críticas dos clientes. Quando não há atenção ao consumidor, ele pode se tornar um formador de opinião negativa a respeito da empresa.
IV. ( ) Raramente, nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa são feitas pelos próprios gestores, que preferem terceirizar estes serviços, para evitarem futuras preocupações. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V, V, V, F.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. Assim como nas grandes empresas, também nas pequenas a Comunicação tem que ser bem estruturada, tanto a Interna quanto a Externa. A Interna é importante para conferir transparência e democracia à organização, enquanto a Externa é importante para a empresa construir uma imagem positiva a seu respeito. A afirmativa IV é falsa, pois na maioria das vezes, nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa são feitas pelos próprios gestores, por uma questão de custo e estrutura.
	B	
V, F, V, F.
	C	
V, V, F, F.
	D	
V, F, F, F.
	E	
V, F, V, V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes