Buscar

Importância da Gestão de Custos e Investimentos nas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A qualidade dos recursos humanos é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso de uma empresa. Apesar disso, algumas empresas contratam e selecionam o funcionário pensando em pagar um salário baixo, para que o custo com mão de obra seja pequeno. Embora essa política de economia pareça correta, a médio e longo prazo a empresa poderá perceber que seus custos com contratação e desligamento, ou até mesmo falta de qualidade, são maiores do que se a empresa possuísse um plano de remuneração ou uma política de cargos e salários.
O nível de detalhamento do planejamento é bastante relevante, uma vez que ele servirá como guia para a execução das tarefas e para a medição de desempenho. Deste modo, este documento deve ser bastante preciso, a fim de que não ocorram distorções entre o que é esperado e o que será realizado de fato.
Custos são gastos os quais adquirimos um produto ou serviço que será utilizado para a produção do produto ou prestação do serviço que nossa empresa oferece. Com a globalização, a competição acirrada entre as empresas e a redução das margens de lucro, gerenciar custos tornou-se uma atividade obrigatória. Por esse motivo, a gestão de custos pode auxiliar os gestores das empresas a tomarem decisões com base em informações e visando o objetivo traçado pela organização. Os custos de uma organização refletem inúmeras variáveis internas e externas, podendo ser resultado da combinação de vários fatores.
O PIB (Produto Interno Bruto), é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e tem como principal objetivo mensurar a atividade econômica de uma determinada região. Quando uma determinada região apresenta declínio de dois trimestres consecutivos no valor do PIB, significa que sua economia se encontra em recessão técnica. Apesar do Produto interno Bruto ser considerado um bom indicador de crescimento, não pode ser considerado um índice de desenvolvimento, uma vez que seu cálculo não inclui dados como distribuição de renda, expectativa de vida e nível educacional da população, entre outros aspectos. Como o percentual do PIB utilizado para custos logísticos é bastante expressivo no Brasil, as empresas enxergam a logística cada vez com mais importância e expressividade. E elas fazem isso com razão, pois essa informação demonstra que temos uma parte logística no chamado:
Um investimento em termos econômicos, é um capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação, supõem uma escolha que resigna um benefício imediato ou a longo prazo. Podemos entender como investimentos, gastos na aquisição de bens e serviços registrados no ativo da empresa para baixa quando de sua venda, consumo ou desvalorização. Para manterem-se ativas em um mercado altamente competitivo, as empresas necessitam fazer investimentos com frequência, pois alguns investimentos são necessários para o seu funcionamento.

Outros materiais