Buscar

Slide de ecologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Elementos do 3º Grupo 
		Augusto João Campos 
		Crisilda Jovo
		Dinis Joaquim Chimuruge
		Julieta Manganhel
		Merlina Bernardo Nhatave
		Oliveira Benjamim
		Pompílio Rafael João Mendiate
Tema: Poluição Ambiental (Tipos e Impactos)
								 17/05/2016
1
			Introdução
O presente trabalho visa abordar, assuntos ligados a poluição ambiental, com vista aos tipos, causas e impactos negativos assim como positivos. O homem provoca diversas formas de poluição na Terra por, meio de comportamentos inadequados. Todos os tipos de poluição existentes causam algum dano à saúde humana, seja no aspecto físico ou psicológico. 		 		 17/05/2016
Objectivo Geral
•Estudar a Poluição Ambiental
Objectivos Específicos
•Descrever os tipos de Poluição Ambiental.
•Identificar os Impactos Ambientais. 
•Explicar as causas de Poluição Ambiental
				 
3
 Metodologias
O uso de métodos e técnicas para realização deste trabalho, constitui algo indispensável. Para tal pautou-se pela consulta de manuais em formato pdf, pesquisas na internet da literatura que versa sobre o tema como forma de consubstanciar o trabalho.
 				 
Poluição Ambiental (Definição)
 
 Poluição é a alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que causa prejuízos à saúde, à sobrevivência ou às actividades dos seres humanos e outras espécies ou ainda deteriorar materiais, (Braga et al, 2002).
 
Poluição Ambiental é a acção de contaminar as águas, solos e ar e esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objectos materiais, elementos químicos, entre outros, (Gunter s/d).
				 			 Ecologia Geral 2016
			Tipos de Poluição
Existem diferentes tipos de poluição que geram problemas tanto nos ambiente ocupados pelas sociedades quanto nas áreas naturais, para melhor compreensão encontramos alguns tipos de poluição ambiental tais como: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual, (Pena S/d).
				 		 Ecologia Geral 2016
Cont.
Poluição atmosférica: é aquela que envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos, (Pena, S/d).
Causas: A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.
				
Cont.
Impactos: Os efeitos da poluição atmosférica são diversos e actuam em escala global e também local, as actividades humanas têm gerado uma maior concentração de gases causadores do problema do Aquecimento Global, (Pena S/d).
Ex:
			 	 
Poluição das águas: caracteriza-se pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios, córregos e também dos mares e oceanos, (Pena, S/d).
 
Causas: É causada principalmente pelo derramamento indevido de esgotos, mas também pela poluição das bacias hidrográficas, pois, durante as chuvas, o lixo é conduzidos até o leito dos cursos de água. Nos oceanos e mares, uma causa frequente é o derramamento de petróleo, (Pena, S/d).
 Ex: A poluição dos cursos da água acarreta problemas ambientais.
 
Poluição dos solos: ocorre através da contaminação ou poluição generalizada dos solos, afectando as actividades económicas e também o ambiente ao seu redor. (Pena, S/d).
 
Causas: As principais causas são os lixos armazenados em aterros sanitários, onde há a produção de um líquido tóxico chamado de chorume, que penetra no subsolo e pode alcançar até o lençol freático, nos cemitérios, 
a ocorrência é semelhante e o emprego exagerado de agro-tóxicos para combater a emergência de pragas nas lavouras também pode gerar a poluição dos solos. (Pena, S/d).
Impacto: O excesso de resíduos tóxicos acumulados no local afectado pode tornar-se infértil, criando problemas agrícolas e agravando os problemas ambientais. (Pena, S/d).
 	Ex: O uso exessivo de agro-tóxicos prejudica o solo
Poluição sonora: é comum nos ambientes urbanos onde há grande aglomeração de pessoas que geram um excessivo barulho, principalmente no trânsito, equipamentos de construção e outros, os principais danos são à saúde humana, pois o volume máximo de sons que devemos ouvir, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 65 decibéis, (Pena, S/d).
Ex: construções
Poluição visual: é causada pelo excesso de publicidades em cartazes, outdoors, placas e outros espalhados nos ambientes urbanos, caracterizando a grande concentração de estímulos visuais. 
Apesar de ser aparentemente não agressiva, a poluição visual pode intensificar ou gerar o estresse, além de tornar o ambiente menos confortável para a ocupação humana. 
Em período eleitoral, esse problema estende-se ao máximo, embora leis recentes tenham sido elaboradas para atenuar esses efeitos, (Pena, S/d). Ex:
Impactos Ambientais
Os impactos ambientais podem ser definidos como alterações no meio ambiente provocadas pelo homem e suas actividades, (Dos Santos, S/d). Ex:
 
Impactos Negativos
Os impactos negativos no meio ambiente estão directamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo.
  
Percebemos, portanto, que não apenas as grandes empresas afectam o meio, nós, com pequenas atitudes, provocamos impactos ambientais diariamente, (Dos Santos, S/d).
Impactos Positivos
Vale destacar que os impactos ambientais positivos, apesar de ocorrerem em menor quantidade, também acontecem.
 Ao construirmos uma área de protecção ambiental, recuperarmos áreas degradadas, limparmos lagos e promovermos campanhas de plantio de mudas, estamos também causando impacto no meio ambiente. Essas medidas, no entanto, provocam modificações e alteram a qualidade de vida dos humanos e de outros seres de uma maneira, (Dos Santos, S/d).
 
Conclusão 
Conclui-se que a Poluição Ambiental é um dos problemas que-se regista no nosso quotidiano visto que ela, é a acção de contaminar as águas, solos e ar e esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objectos materiais, elementos químicos, entre outros, (Gunter).
Cont.
Em suma Um dos mais graves problemas ambientais gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição, pois prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana. Por esse motivo, é muito importante elucidar essa questão a fim de se desenvolver formas para combater tal ocorrência.
 
	Obrigado pela atenção dispensada
NB:
“Lembre-se que, eu, tu e Nós podemos contribuir para a diminuição da Poluição Ambiental”.
Por: Campos, Pompílio, Nhatave, Jovo, Chimuruge, Manganhel e Benjamim
								17/05/2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais