Buscar

AV3 ESPORTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:  ESPORTE EDUCACIONAL
	Critério: AV3
	
	 1a Questão (Ref.: 799544)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podem ser considerados valores relacionados ao Fair Play, com EXCEÇÃO de:
		
	 
	Desrespeito aos colegas da própria equipe.
	
	Respeito ao adversário.
	
	Honestidade
	
	Lealdade.
	
	Atitude firme e digna diante de um comportamento desleal.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 805975)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito da competição no processo de aprendizagem dos esportes. Guillen Garcia (2003) afirma que os esportes podem influenciar o indivíduo em distintos aspectos. Assinale a alternativa CORRETA a este respeito.
		
	
	Desenvolvimento da capacidade cognitiva;
	
	Desenvolvimento da sensação do próprio corpo, por meio de vias nervosas que transmitam ao cérebro o máximo de informações possíveis;
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Desenvolvimento da personalidade;
	
	Desenvolvimento de suas capacidades perceptivas (esquema corporal), sensações relacionadas ao mundo exterior;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 819378)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete segundo as formas de participar dos esportes segundo o CONFEF: Manoel é um adolescente muito ativo, ele ama praticar esportes, em sua escola ele é o melhor goleiro de futebol e ele faz parte do time escolar desde os 10 anos de idade sendo considerado um _______________________________. No período da tarde, não tem aula, Manoel passa as tardes com seu treinador de Atletismo, afinal, Manoel faz parte da Federação Paulista de Atletismo, onde pratica saltos, e seu forte é salto triplo, se empenhando ao máximo para ganhar a Competição Paulista que está valendo uma bolsa na faculdade, assim considerando um ________________________________. Nos finais de semana Manoel e mais 5 irmãos costumam ir na quadra do bairro se encontrar com os amigos e bater uma bolinha, jogando Basquete 3, participando de um_______________________. Esse Manoel merece a bolsa, é um menino muito esforçado!
		
	
	Esporte de alto Rendimento, esporte educação, esporte lazer.
	
	Esporte lazer, esporte lazer, esporte educação.
	 
	Esporte educação, esporte alto rendimento, esporte lazer.
	
	Todos são esportes educativos.
	
	Esporte educação, esporte lazer, esporte lazer.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 805365)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor representa o conceito de esporte de participação:
		
	
	O esporte de participação e de lazer associa-se a formação do indivíduo no que tange ao estímulo pelo convívio pessoal e pela superação dos limites, promovendo a busca incessante pelo rendimento.
	
	O esporte de participação tem como missão a promoção do bem estar social e da qualidade de vida dos seus praticantes, os estimulando a formação das redes sociais de apoio, primando consequentemente, para uma maior disputa entre os mesmos.
	
	O esporte de participação tem como missão a promoção do rendimento a qualquer preço. Logo, estimula os seus praticantes a jogarem o tempo todo, fazendo com que superem os seus limites.
	 
	O esporte de participação tem como missão a promoção do bem estar social e da qualidade de vida dos seus praticantes, os estimulando a formação das redes sociais de apoio, primando consequentemente, para uma maior integração social.
	
	O esporte de participação associa-se ao princípio da inclusão, sendo a formação do cidadão o seu principal objetivo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 805648)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podem ser considerados principais fatores da exclusão social, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Desigualdade Educacional
	
	Pobreza
	 
	Família
	
	Violência
	
	Desemprego
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 823706)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ensino dos esportes na escola tem sido bastante discutido ao longo dos anos. Contudo, por mais que exista a compreensão de que este deve ser ensinado a todos os alunos, promovendo a inclusão, professores ainda insistem em trabalhar de modo repetitivo, preconizando os mais aptos, excluindo os menos e valorizando sobretudo a competição. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
		
	
	O texto expressa a realidade atual e, infelizmente, o comportamento trazido pelo mesmo, retrata veementemente a Educação Física Escolar que é aplicada hoje em nossas escolas.
	
	O Texto não expressa a realidade atual, pois, o objetivo da escola nos dias de hoje não deve ser incluir, mas sim, formar cidadãos para o alto rendimento.
	
	O texto não expressa a realidade atual, pois, os professores seguem rigorosamente os conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
	 
	O texto expressa a realidade atual de muitas escolas, mas em hipótese alguma podemos afirmar que este comportamento seja característico de todos os professores.
	
	O texto não expressa a realidade atual, pois, constata-se que na grande maioria das escolas o ensino dos esportes não é o principal processo pedagógico realizado pelo professor.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 799485)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Corre João, corre!!! Meu Deus do Céu, não acerta uma cesta!!! Que moleque lerdo!!! Todo desajeitado!!! O texto acima reflete um comportamento estereotipado de qual dimensão do esporte?
		
	 
	Esporte de Alto Rendimento.
	
	Esporte de Inclusão.
	
	Esporte na Escola.
	
	Esporte Educacional.
	 
	Esporte de Lazer.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 799493)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O esporte educacional tem a função de promover a educação a partir do esporte, fazendo com que os alunos consigam extrapolar os seus princípios para fora da escola. Dentre os princípios do esporte educacional, assinale a alternativa correspondente ao princípio da corresponsabilidade.
		
	
	Se sentir responsável pela performance do seu grupo, uma vez que, a superação e o rendimento são características inerentes ao esporte educacional.
	
	Respeitar a regionalidade e apresentar aos alunos as atividades que são características de uma determinada cultura.
	
	Entender que é a partir da participação de todos que se promove uma construção coletiva que dá representatividade e fidedignidade ao grupo.
	 
	Criar condições favoráveis para que os alunos mais aptos e menos aptos possam atuar conjuntamente, independente das diferenças que apresentam.
	 
	Possibilitar ao aluno o entendimento que as suas atitudes podem gerar um impacto positivo ou negativo para a sociedade.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 805670)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Barbieri (1999) que sugere que a prática voltada para educação de crianças e jovens, deve ter como finalidade, o desenvolvimento integral do indivíduo, por meio da socialização, preservação da saúde e desenvolvimento do autoconhecimento e auto-estima de todos os participantes. A prática pedagógica deve estar fundamentada em princípios. Os princípios constantes das alternativas abaixo fazem parte desta proposta, EXCETO: (SEDUC/PI - 2009)
		
	 
	Regulamentação;
	
	Coeducação;
	
	Cooperação;
	 
	Totalidade;
	
	Participação.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 855362)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor representa as características do método situacional:
		
	
	série de atividades contempladas basicamente por exercícios puro e simples e complexos visando acima de tudo o entendimento das situações reais de jogo.
	
	série de jogos e exercícios sem a preocupação com organização tática, visto que, o objetivo do método centra - se na técnica e não na tática;
	
	série de jogos, caracterizados pela representação
mais próxima da realidade, com o objetivo de facilitar o aprendizado da técnica de acordo com a situação de jogo;
	
	série de exercícios, representados pela fragmentação do gesto motor com o objetivo de favorecimento do aprendizado da técnica;
	 
	série de atividades que simulam situações reais de jogo, a partir da redução do número de participantes (1x1, 2x2, 3x3) com o objetivo de facilitar o entendimento tático do jogo;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando