Buscar

TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE LOGISTICAS 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
FUNDAMENTOS 
DA
 LOGÍSTICA 
*
*
 Fluxos Logísticos 
Gestão de Cadeia de Suprimento 
*
*
 
SUMÁRIO 
FLUXOS LOGÍSTICOS 
 O QUE SÃO OS FLUXOS LOGÍSTICOS ?
 FLUXOS DE MATERIAS 
 FLUXOS DE INFORMAÇÕES 
 LOGISTICA REVERSA 
 FLUXO ECONÔMICO
*
*
O que são os fluxos logísticos?
É o processo ou cadeia de processos fundamentais para atingir um objetivo com foco no menor espaço de tempo, maior qualidade possível, visando o menor custo ou desperdício.
*
*
FLUXOS LOGÍSTICOS 
FLUXOS
LOGÍSTICOS 
*
*
 Os principais tipos de fluxos são:
• Fluxos de Materiais (responsável pelo transporte de materiais, que pode ser realizado por meios como rodoviário, aeroviário, marítimo, entre outros);
• Fluxos de informações (é o fluxo de dados que devem ser sempre corretos e precisos para otimizar a eficácia dos processos organizacionais. Este fluxo pode aumentar a competitividade empresarial);
• Logística Reversa (é a logística de devolução, muito comum em serviços de coletas);
• Fluxo econômico (trata-se do investimento estratégico em logística voltado para atingir lucros crescentes).
.
*
*
 Tipos de modais usados no
 fluxo de matérias .
• Ferroviário
• Marítimo 
• Rodoviário 
• Aéreo 
• Dutoviário 
*
*
Exemplos :
*
*
FLUXOS DE MATERIAIS 
O TRANSPORTE, EM TODAS SUAS MODALIDADES, 
É CONCEBIDO COMO FLUXOS DE MATERIAS. 
VISTO QUE ELE TRASPORTA ISUMOS PARA TRANSFORMAÇÃO E PRODUTOS PARA CONSUMO.
 PARA ALGUNS ESTE É O FLUXO QUE AGREGA VALOR.
*
*
FLUXOS DE INFORMAÇÕES 
AS INFORMÇÕES CORRETAS E OPORTUNAS SÃO DOS RECURSOS MAIS VALIOSOS DA ORGANIZAÇÃO , POIS ELAS PODEM AUMENTAR A EFICÁCIA DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. 
ELAS SERVEM TANTO INTERNA QUANTO EXTERNAMENTE PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE.
*
*
 O fluxo de informação na logística de armazenagem
Informação é um bem de grande valor para qualquer negócio. Por isso, encaixar todas as mudanças que faz parte de uma rotina dinâmica de uma empresa em um fluxo de logística inteligente pode parecer complicado. 
Afinal, é necessário saber onde cada produto está, quando um item está acabando em alguma loja, quanto tempo demora para que novos suprimentos cheguem e a melhor forma de estocar cada tipo de produto. Esses são alguns dos desafios.
Por isso, é vital que a área de logística de uma empresa seja integrada por um bom software. Ele será o motor do fluxo de informações que tornarão o processo de logística eficaz e rápido.
*
*
Objetivo 
Destaca como requisito da gestão da informação, a importância do estabelecimento de processos, etapas ou fluxos sistematizados e estruturados, associado às pessoas responsáveis por sua condução, para que se obtenham os resultados almejados. Objetiva mapear os modelos de fluxo de informação no processo de tomada de decisões considerando que a informação desempenha papel importante e imprescindível nas organizações, exigindo gerenciamento eficaz e esforços conjuntos dos seus membros. 
 
*
*
Salienta que a investigação do fluxo informacional permite verificar e subsidiar o processo de tomada de decisões. Espera, com este trabalho, contribuir para a compreensão de que a informação exerce função básica no processo decisório em termos de aumento da qualidade e diminuição das incertezas. 
Palavras-chave : Tomada de decisão. Gestão da informação.
*
*
Fluxo de informação e a ferramenta mais importante dentro da logística .
*
*
LOGÍSTICA REVERSA 
É O PROCESSO CARACTERIZADO POR UMA SÉRIE DE AÇÕES DESTINADAS AO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS OU MATERIAL DE DESCARTE .
SEU REAPROVEITAMENTO E\ OU DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
*
*
LOGÍSTICA REVERSA – UMA VISÃO SOBRE OS CONCEITOS BÁSICOS E AS PRÁTICAS OPERACIONAIS
 Usualmente, pensando em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais desde seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado.
Esse fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm de gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção, em grande parte, a sucata gerada por seus clientes e, para isso, usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria-prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.
*
*
 Existem ainda outros setores da indústria nos quais o processo de gerenciamento da logística reversa é mais recente, como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilística. Esses setores também têm de lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devolução de clientes ou do reaproveitamento de materiais para produção.
Este não é nenhum fenômeno novo e exemplos como o do uso de sucata na produção e reciclagem de vidro têm sito praticados há bastante tempo. Por outro lado, tem-se observado que   o escopo e a escala das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Algumas das causas para isso são discutidas a seguir.
*
*
 Questões Ambientais :
Existe uma clara tendência de a legislação ambiental caminhar no sentido de tornar as empresas cada vez mais responsáveis por todo o ciclo de vida de seus produtos. Isso significa ser legalmente responsável pelo seu destino após a entrega dos produtos aos clientes e pelo impacto que estes produzem  no meio ambiente.
Concorrência – Diferenciação por serviço.
Os varejistas acreditam que os clientes valorizam as empresas que possuem políticas mais liberais de retorno de produtos. Essa é uma vantagem percebida na qual os fornecedores ou varejistas assumem os riscos pela existência de produtos danificados. Isso envolve, é claro, uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados.
Esta é uma tendência que se reforça pela existência de legislação de defesa dos consumidores, garantindo-lhes o direito de devolução ou troca.
*
*
 Redução de Custo
As iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. Economias com a utilização de embalagens retornáveis  ou com o reaproveitamento de materiais para produção têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas.
Além disso, os reforços em desenvolvimento e melhorias nos processos de logística reversa podem produzir também retornos consideráveis, que justificam os investimentos realizados.
*
*
 
 Representação esquemática
 dos processos logísticos diretos e reversos  
*
*
FLUXO ECONÔMICO 
É O INVESTIMENTO , E A ESTRÁTEGIA POR TRÁS DELE,
QUE SE EFETUA NUMA EMPRESA.
ELE É CONSTATEMENTE REVISADO E RESTRTURADO PARA ATIGIR OS NÍVEIS DE LUCROS PRETENDIDOS. 
*
*
OS FLUXOS FUNDAMENTAIS DA ECONOMIA
Podemos identificar a existência de dois mercados globais na economia. O primeiro, comumente chamado de real, é aquele no qual são feitas as trocas para a obtenção dos fatores de produção e em que ocorrem a produção e a distribuição dos bens e serviços finais da economia. Esse mercado real é, pois, subdividido em:
•	mercado de fatores de produção;
•	mercado de bens e produtos finais.
Os indivíduos que são, de fato, os proprietários dos fatores de produção e que chamaremos de famílias, oferecem-nos às empresas, que têm a responsabilidade pela produção dos bens e serviços finais. De outra parte, com a remuneração paga pelas empresas, sob a forma de salários (trabalho), juros (capital financeiro), lucros (resultados de participações no capital das empresas) ou aluguéis (pela utilização de imóvel, terreno ou mesmo máquinas na atividade empresarial),
os indivíduos adquirem os bens e serviços finais que procuram. Esses fluxos constituem o lado monetário da economia.
A figura 1, a seguir, mostra esses fluxos – real e monetário –, onde pode ser observada a interdependência entre os diferentes mercados.
*
*
A linha cheia, demonstrando o suprimento de fatores de produção e de bens e serviços finais, caracteriza o chamado fluxo real. A linha pontilhada monstra os pagamentos feitos pelo agentes econômicos, revelando o fluxo monetário.
*
*
Tratamos do fluxo circular da renda em sua mais simples versão, com a participação das empresas e das famílias que interagem na produção e na distribuição de fatores de produção e bens e serviços finais. A inclusão do governo e dos agentes econômicos externos (denominados resto do mundo) completa esses fluxos da economia.
*
*
CONCLUSÕES 
 OS FLUXOS NÃO ACONTECEM ISOLADOS 
 ELES SÃO IMPORTANTES PARA AS EMPRESAS 
 SÃO COMPOSTOS POR FLUXOS MENORES 
 SE COMBINAM EM FLUXOS MAIORES
 INTERAGEM COM O MEIO AMBIENTE (INTER. E EXTER)
 ESTÃO SEMPRE MUDANDO , ADAPTANDO-SE.
*
*
*
Gestão de cadeia de suprimento 
*
O QUE SÃO OS FLUXOS LOGISTICOS ?
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais