Buscar

Preconceito contra pessoas obesas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA
PROFESSOR: CELIO JUVENAL COSTA
O PRECONCEITO VELADO CONTRA AS PESSOAS OBESAS
MARINGÁ
2017
O preconceito é um mal enraizado em todo mundo e infelizmente não é diferente no Brasil. É notório que o preconceito se apresenta em diversos segmentos, visto que, é um procedimento adotado pelo ser humano, que mesmo de maneira inconsciente apresenta características preconceituosas em relação a pessoas e locais. Podemos citar inúmeras formas de preconceitos, tais como: Opção sexual, cor de pele, desigualdades sociais e financeiras, questões religiosas dentre outras. O objeto do presente trabalho apresenta um dos mais comuns tipos de preconceito que ocorre pelos padrões de beleza existentes na sociedade em geral, especialmente com referência à obesidade.
 O excesso de peso além de trazer prejuízo a saúde da pessoa traz como outras consequências a possibilidade de sofrer preconceito pela obesidade em questão. Podemos verificar que esse preconceito inicia-se ainda na infância muito comumente observado nas instituições de ensino, em brincadeiras infantis e até mesmo entre familiares. Com o advento da adolescência esse preconceito tende a aumentar até mesmo pela natural imaturidade que esta faixa etária apresenta, causando por certo, prejuízos psicológicos muitas vezes irreparáveis. Na fase adulta o preconceito é tão veemente que interfere inclusive nas oportunidades de trabalho, atingindo também questões pessoais como a dificuldade de relacionamentos amorosos. 
Diante desta sucinta análise das faixas etárias observamos que o preconceito pela simples forma física de uma pessoa causa sérios transtornos físicos e mentais, inclusive dificultando o próprio emagrecimento. As piadas, mesmo que parcialmente involuntárias por certo atingem a moral e a dignidade das pessoas obesas alvos de preconceitos. Infelizmente diariamente nos deparamos com frases que inicialmente apresentam uma característica engraçada, mas que na verdade constituem-se na imposição do modelo padrão de beleza imposto pela sociedade, podemos citar como exemplo de frases dessa natureza as seguintes: “Desse tamanho e usando roupa justa e decotada’’, “Ela é gorda e vai usa biquíni?’’, “Ela é gordinha, mas tem o rosto lindo’’.
Tais frases indicam que os padrões de beleza afetam principalmente as pessoas que estão acima do peso, pois inferem que o corpo gordo não é bonito, contudo, quanto mais distante daquilo que é tido como bonito, mais o indivíduo sofre. Esse suposto padrão de beleza adotado pela sociedade é originário dessa equivocada cultura apregoada pela sociedade. Além disso, as pessoas gordas sofrem censura sobre seu próprio corpo, e ainda têm seus hábitos policiados e suas características inferiorizadas. Essas práticas, muitas vezes involuntárias embora possam parecer sutis, são constantemente reforçadas com expressões bastante comuns no dia a dia, além do que, as redes sociais estão bombardeadas de imagens, frases e pessoas “impondo” uma vida com hábitos considerados saudáveis. É imprescindível a resistência a esses e aos demais preconceitos visto que, a simples diferença entre o peso de uma pessoa não denota qualquer inferioridades intelectual, profissional ou pessoal. 
Uma nação que pretende evoluir deve primar pelo respeito ao próximo, convivência harmoniosa e respeito às diferenças. É inconcebível que nos tempos atuais seja permitida a ofensa verbal e moral contra uma pessoa que apresenta determinada característica física não aceita por parte da sociedade. O indivíduo que sofre preconceito deveria compreender que mais importante que a opinião preconceituosa de alguns, é a melhoria de suas condições físicas para a obtenção de melhor saúde e disposição em sua vida, transformando preconceito recebido em estimulo a tais mudanças de condicionamento físico, sem preocupações externas, primando apenas pela melhoria individual que esta transformação propiciaria em sua vida. É possível deslumbrar nas frases acimas expostas uma característica de compensação realizada pelos preconceituosos quando coloca que a beleza facial contrapõe o excesso de peso. Termos como: Gordo, baleia, balofo, bujão de gás entre outros, além de, magoar verdadeiramente indivíduo refletem a velada ofensividade que vivenciamos diariamente onde o respeito entre as pessoas é cada vez menor.
 A necessidade de enfrentar tais conceitos simboliza uma atitude de superação por parte da pessoa ofendida, e ainda significa a demonstração da capacidade da pessoa vítima de preconceito em ultrapassar obstáculos, transpor barreiras e provar pra si próprio que é capaz de alcançar seus objetivos, aproveitando como mola propulsora os comentários e ações preconceituosas, no sentido que essa avalanche negativa estimule as melhorias desejadas. É importante que a sociedade internalize que a obesidade trata-se de uma doença, e que infelizmente pessoas obesas muitas vezes não tem o suporte necessário da saúde pública para tratamento de tal enfermidade. O fato do indivíduo ser portador de obesidade não significa que ele deve ter seu caráter e suas qualidades inferiorizada, pois trata-se de um ser humano como qualquer outro.

Outros materiais