Buscar

RESUMO P PROVA antropologia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- QUAIS AS ESCOLAS E SUAS CARACTERISTISCAS? EVOLUCIONISTA, FUNCIONALISTA, CULTURALISMO AMERICANO, ESTRUTURALISTA INTERPRETATIVA, CRITICA.
2-EVOLUCINISMO: SPENCER, SEC, XIX, a base desta escola ainda é o estudo de gabinete, tinha por objetivo estudar as culturas de povos ditos primitivos queriam conhecer o porquê eram atrasados e os evolucionistas tinham uma visão etnocêntrica.
3-FUNCIONALISMO: MALINOWISK, SEC, XX, rompe com a teoria de gabinete estabelece a teoria de campo que é a (etnografia), rompe com o etnocentrismo estuda como funciona uma cultura, toda cultura tem uma finalidade pratica no seu tempo e espaço e tendo como base o relativismo cultural respeitando as diferenças.
4- CULTURALISMO NORTE AMERICANO: SEC, XX, FRAS BOAS, toda cultura é complexa e em função de sua complexidade analisa a cultura total de um povo tudo é relativismo cultural suas diferenças e igualdade e também a pesquisa de campo conhecer para compreender e respeitar o outro, a cultura é pensada como um todo.
5-ESTRUTURALISMO: SEC, XX, DE LEVI STRAUSS, faz serias criticas aos antropólogos anteriores, rompe com todas as escolas, analisa fundamentalmente o que tem de comum nas diferentes culturas sendo a linguagem e os mitos, toda cultura tem a linguagem como a estrutura básica, todas as culturas tem em comum, tabus, religião, família, rituais, mitos, linguagem oral e gestual.
6-INTERPRETATIVAOU HERMENEUTICA: SEC, XX, GEERTZ, nos anos 60 a principal característica e a leitura da leitura que os nativos fazem de si próprios.
7- CRITICA ANTROPOLOGIA; R- Os antropólogos não é o único detentor do saber, cada grupo tem o conhecimento de sua própria cultura, e ambos devem conhecer o outro para compreender partindo do referencial do outro
 8-O QUE É MULTICULTURALISMO? R-É a tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação, as diferenças entre culturas que habitam um. 
9-O QUE É RELATIVISMO CULTURAL? R-Conhecer e compreender as diferenças culturais do outro e respeita-las
10- O QUE ENTENDEMOS POR CULTURA? R- É o conjunto de valores, como ser, agir, pensar, típicos de grupos sociais, transmitidas por geração e pode ser modificada com o tempo.
11- ALTERIDADE? R- Relação que o individuo estabelece com o outro na vida em sociedade. Diante disto podem ocorrer reações de estranhamento.
12- DIVERSIDADE CULTURAL? R-A sociedade possui de acordo com o tempo e lugar, diferentes culturas formas de pensar e valores, por isto temos que ter uma compreensão de nós mesmos e a compreensão dos diferentes para vivermos em harmonia, ou seja, sem preconceitos.
13- O QUE É ANTROPOLOGIA? R- É o estudo dos grupos buscando compreender as diferenças e semelhanças entre os povos. Dedica-se a pesquisar o conjunto da diversidade cultural. Ex: Jeito de viver, pensar, sentir, agir e relação social.
14- PORQUE A CIENCIA ANTROPOLOGICA INTERESSA AOS ASSISTENTES SOCIAIS? R- Compreender a diversidade cultural, relativizar e intervir de modo que tenhamos uma sociedade mais justa e conhecedora dos seus direitos.
15- DEFINA PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO? R- O preconceito é uma idéia, e a discriminação é decorrente de ações etnocêntricas. E o etnocentrismo sempre desenvolve o radicalismo étnico (raciais).
16- RELATIVISMO CULTURAL? R- conhecer compreender e respeitar as diferenças de cada grupo
17- O QUE É GRUPO MINORITARIO? R- Não esta ligada ao seu tamanho, do ponto de vista sociológico minoritária é aquele que é socialmente dominado por outro grupo mesmo sendo a maioria da população ex: a expulsão dos palestinos de suas terras pelo governo de Israel.
18- ASSIMILAÇÃO? R- Assimilação é um processo que um grupo minoritário adota comportamentos e valores do grupo dominante na sociedade, uns processos de integração de dois grupos raciais ou étnico se unem tornando se indistintos.
19- O QUE É UM GRUPO ETNICO? R- Grupo étnico é a população que tem um senso de identidade de grupos baseado em distintos padrões culturais e de uns modos gerais ancestrais comuns assumidos ou não
20- DO PONTO DE VISTA BIOLOGICO PODEMOS DEFINIR O QUE É RAÇA? R- Do ponto de vista biológico a classificação racial é baseada no tipo físico e arbitrário.
21- O QUE É UM GRUPO MINORITARIO DO PONTO DE VISTA DA SOCIOLOGIA? R- Um grupo minoritário é aquele é aquele que socialmente é dominado por outro grupo majoritário ex: orientação sexual (gays, lésbicas) pela cor da pele (negros, japonês, índio)
22- O QUE É PRECONCEITO? R- Preconceito sempre esta ligado em um pré-julgamento emotivo e sem fundamento.
23- O QUE É DESCRIMINAÇÃO? R- A descriminação é uma ação deliberada e intencional de tratar um grupo social de maneira injusta e desigual.
24 PODE HAVER PRECONCEITO SEM DESCRIMINAÇÃO?EXEMPLIFIQUE. R- Sim. Um empregador pode ser preconceituoso com os gordos, mas na hora de realizar um processo de seleção não descrimina para um determinado cargo.
25- E DESCRIMINAÇÃO SEM PRECONCEITO É POSSIVEL?EXEMPLIFIQUE R-Não. O preconceito é uma atitude de ideias esta baseada no pré-julgamento a descriminação esta envolvida em uma descriminação em si, ex: o empregador tem preconceitos de negros e o descrimina em uma seleção para um determinado cargo, a descriminação tem um aparato jurídico.
26- O QUE É GENOCIDIO? R-Genocídio é uma forma de exclusão, esse constitui em uma pratica de extermínio intencional por uma população dominante majoritária ex: o massacre dos judeus pelos nazistas na Alemanha.
27-QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEPARAÇÃO E SEGREGAÇÃO DE GRUPOS MINORITARIO? R- Separação: É quando uma determinada sociedade estabelece leis, enquanto as ditas minorias são obrigadas a obedecer rigorosamente à legislação separatista, tendo como base o conceito de raça etnia e valores culturais (racismo)
28- Segregação: É uma espécie de confinamento geográfico.
29- O QUE FOI O APARTHAID NA AFRICADO SUL? R- A Apartheid foi um regime de descriminação que vigorou de 1948 a 1990, nesse período a constituição Sul- Africana incluía artigos discriminatório as raças mesmo sendo os negros a maioria absoluta da população.
30- OQUE É UM PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO CULTUTAL? R-É um processo pelo qual a minoria étnica adquirem características culturais dos grupos dominantes.
31- O QUE É O PLURALISMO CULTURAL? R- É quando há uma perfeita convivência entre grupos étnicos ou raciais numa mesma sociedade, com grupos respeitando duas diferenças, cada grupo cultiva suas próprias tradições.
32- COMO PODEMOS DEFINIR A PALAVRA NATURALIZAR? R- É acreditar que a desigualdades sociais é natural, os grupos aceitam as situações em que se vivem.
33-QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DAS ETNOGRAFIAS PARA O CONHECIMENTO DE OUTROS POVOS NO PERIODO DAS EXPANSÕES MARITIMAS E MERCANTIS? R- O principal objetivo era a expansão colonial. Mercantil, e apropriação de riquezas e terras dos povos considerados nativos, pois possuía armamento bélico superior e o conhecimento.
34-PORQUE OS EUROPEUS OU “BRANCOS” CONSIDERAVAM AS DEMAIS CULTURAS E POVOS PRIMITIVOS E ATRASADOS?
R-Baseava através do conhecimento de outros povos em relatos etnográficos teoria de campo, viam os outros povos como primitivos e selvagens. os europeus consideravam sua cultura e valores superiores.
35-AS PRIEMEIRAS ANALISES ANTROPOLOGICAS NO BRASIL SOFRERAM INFLUENCIAS DE QUAIS ESCOLAS?
R- Escolas antropológicas EUROPEIAS e AMERICANSA predominado a americana.
36-QUAL ESCOLA ANTROPOLOGICA PREVALECE NO BRASIL? R-Prevalece a escola americana culturalismo, embora tenha no Brasil vários antropólogos franceses.
37-QUEM FOI OS PRIMEIROS ANTROPOLOGOS E INICIARAM A ANTROPOLOGIA NO BRASIL? R- Euclides da Cunha e Gonçalves Dias. A primeira aula da disciplina se deu com Gilberto Freire, Sergio Buarque. Num primeiro momento podemos recorrer as de teorias gabinete com relatos de viajantes europeus, após este período temos algumas obras, com caráter etnocêntrico, evolucionista.
38-O QUE É TEORIA DE CAMPO E SEU PERCUSOR?* MALINOWSKY desenvolve a teoria de campo R-A teoria de campo é quando antropólogos vão a campo conviver por um determinado tempo e período para conhecer e compreenderas formas de culturas e etnias a teoria de campo rompe com as escolas antropológicas conceituadas no evolucionismo e principalmente com as teorias de gabinete. Iniciando grande marco de vivencia na cultura do outro para compreender suas diferenças tendo como percussor Malinowsky.
39-QUAL PENSSAMENTO ANTROPOLOGICO PREDOMINOU ATÉ INICIO DO SECULO XX? R- O EVOLUCIONISMO,, fortemente marcado etnocentrismo pelo positivismo e darwinismo
40- O CONHECIMENTO DE OUTROS POVOS NÃO EUROPEUS DURANTE O SECULO XV A XIX SE BASEAVA EM QUE ESTUDOS? R Através de relato, cartas, históricos feitos por viajantes, navegantes, missionários, comerciantes, militares e por administradores coloniais.
41-QUAL ESCOLA ANTROPOLOGIACA QUE PROCURAVA CONHECER E COMPREENDER O QUE HAVIA DE COMUM OU SEMELHANTE NAS CULTURAS E O QUE É COMUM ENTRE TODAS AS ESTRUTURAS CULTURAIS? R-A ESTRUTURALISTA analisava o que todas as culturas haviam DE SEMELHANÇAS, linguagem e mitos para conhecer e compreender as diferentes culturas, seu maior fundador é Claude Levi Strauss.
42-O QUE É ETNOCENTRISMO? R- É quando uma determinada sociedade acredita que seu conjunto de valores são superiores e acima das demais. Isto reflete um comportamento etnocêntrico principalmente os povos europeus. Fortemente preconceituosos
43-QUAIS AS DEMANDANDAS SOCIAIS? As demandas deviam ser identificadas devido a necessidades de cada grupo social respeitando suas particularidades ex: pobreza, fome.
44-O QUE É REPRESENTAÇÕES SOCIAIS?É um conjunto de ideias atitudes, crenças a espeito das coisas.

Outros materiais