Buscar

exercicios respondidos psicologia da personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Jéssika Nani Pinheiro Corrêa 
Disciplina: Psicologia da Personalidade 
Curso: Psicologia
Profa.: Aline Lisboa 
 
1) Diferentemente de Freud, Adler enfatizava alguns aspectos da personalidade humana. Identifique primeiramente a diferença teórica entre Freud e Adler e depois elenque quais os principais conceitos sobre a personalidade de Adler.
R.: A teoria psicológica de Sigmund Freud tem como alvo o inconsciente humano. 
De acordo com Freud essa é a parte da mente onde se concentram os instintos e as pulsões do indivíduo. 
Freud também explicou que os processos mentais são realizados em três níveis: O consciente, o pré-consciente e o inconsciente e Adler (discípulo de Freud), vai além do psiquismo, incluindo a cultura sem privilegiar o biológico. 
Para Freud a personalidade acontece no psiquismo (interno). Ele considerava um estilo de vida, já Adler considerava a personalidade como culturalista. 
2) Adler afirmava que as pessoas devem ser entendidas a partir de uma perspectiva social, e não biológica. Justifique esta afirmativa, mostrando o porquê desta postura teórica de Adler.
R.: Para Adler, o instinto fundamental a ser desenvolvido seria o social, em parte como disposição inata e em parte aprendido. Deve-se haver interação com outras pessoas.
3) Quais foram os conceitos teóricos desenvolvidos por Adler e qual a sua contribuição para os Humanistas?
R.: Complexo de inferioridade e superioridade, conceito de saúde psicológica e self criativo. As teorias dele serviram de base para outras psicoterapias. 
4) Explique qual o conceito de saúde para Adler.
R.: Para ter saúde psicológica é necessário ter e manter uma interação com outras pessoas de maneira sadia. 
5) Embora afirmasse que cada pessoa é plenamente responsável pelas suas escolhas na vida, Adler reconhecia que a personalidade sofria mudanças. Explique o porquê a personalidade pode sofrer mudanças? 
R.: Ao longo do tempo a personalidade pode ser influenciada, de maneira social, dentro da família, no trabalho, entre amigos, etc. Está muito relacionada com o estilo de vida que o indivíduo possui.

Outros materiais