APANHADÃO  Educação inclusiva
2 pág.

APANHADÃO Educação inclusiva


DisciplinaEducação Inclusiva4.385 materiais38.137 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Educação Inclusiva
Resposta azul \u2013 Oficiais; Respostas vermelho \u2013 apostila; Respostas verde colegas

Questão 1: Em relação à  discalculia, é correto afirmar que:
A)É um distúrbio de linguagem que se manifesta especialmente com a leitura.
B)A sua característica principal é a escrita errada de palavras, mesmo que o professor já tenha passado as regras ortográficas.
C)A pessoa com discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais e na compreensão dos números.
D)Problemas com a compreensão de cálculos.
E)A pessoa nessa condição tem dificuldade para verbalizar palavras.

Questão 2: A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.Quem são os atendidos pelo AEE?
A)Pessoas com deficiências e superdotados.
B)Superdotados e pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.
C)Pessoas com distúrbio de comportamento e pessoas com deficiências.
D)Pessoas com transtornos de linguagem e pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.
E)Pessoas com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento e com superdotação.

Questão 3: Uma das formas de compreender o mundo que nos cerca é por meio da apreciação de imagens, expressões culturais ou artísticas. A compreensão dessas representações fica comprometida para aqueles que têm deficiência visual ou baixa visão. Elas têm dificuldade em acompanhar o currículo escolar, caso ele não tenha nenhuma adequação que considere as suas necessidades. Quais das afirmativas a seguir expressam tipos de adaptações que considerem as necessidades e limitações das pessoas com deficiência visual ou baixa visão?
I - Recursos ópticos.
II - Uso da linguagem para descrever espaços, situações, pessoas etc.
III - Uso de imagens para descrever situações e espaços.
IV - Uso de material em alto relevo.
V - Recursos não ópticos.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)Todas as afirmativas estão corretas.
B)Todas as afirmativas estão incorretas.
C)As afirmativas I, II e III estão corretas.
D)As afirmativas I, II, IV e V estão corretas. apostila página 45 Unidade I
E)As afirmativas IV e V estão corretas.

Questão 4: A Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas em Educação Especial (Espanha) regulamenta o direito das pessoas com necessidades educacionais especiais terem acesso à escola regular de ensino. Esse documento afirma que:
I - O princípio fundamental desta Linha de Ação é de que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
II - As escolas têm de encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, incluindo aquelas que possuem desvantagens severas.
III - Quando a escola não conseguir fazer com que os alunos com deficiências atinjam os mesmos conhecimentos e o mesmo desenvolvimento daqueles que não têm nenhum tipo de deficiências, deve-se matriculá-los nas instituições.
IV - As pessoas com necessidades especiais devem preferencialmente ser matriculadas nas instituições.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)Todas estão corretas.
B)Todas estão incorretas.
C)As afirmativas I e III estão corretas.
D)Apenas a afirmativa I está correta.
E)As afirmativas I e II estão corretas.Página 27

Questão 5: Pesquisas assistemáticas têm   demonstrado que os profissionais da educação, da saúde e da assistência social insistem na emissão de laudos clínicos que atestem a condição de deficiência para posteriormente organizar e assegurar os serviços necessários ao atendimento das necessidades daqueles com necessidades especiais. Em relação aos laudos clínicos é correto afirmar que:
A)A identificação do tipo de deficiência é importante, mas não fundamental para a intervenção pedagógica, psicológica e social, já que as ações para a melhora no desenvolvimento global do sujeito partem da avaliação criteriosa de cada uma das áreas mencionadas.
B)A falta de diagnóstico clínico é empecilho para o desenvolvimento de práticas vinculadas a áreas psicológicas, educativas e sociais que assegurem o melhor desenvolvimento do sujeito.
C)Sem o laudo clínico, os profissionais da educação não conseguem identificar as necessidades dos alunos com necessidades especiais.
D)O suporte de atendimento pedagógico especializado só será oferecido àqueles que tenham um diagnóstico clínico fechado.
E)O suporte de atendimento clínico só será oferecido àqueles que tenham um diagnóstico clínico fechado.

Questão 6: A Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9.394/96) também assegura direitos às pessoas com necessidades especiais. Sinalize quais direitos essa determinação legal assegura:
I - Reafirma o atendimento das pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
II - Garante a oferta de Educação Especial durante a Educação Infantil e também oferece o atendimento em classes, escolas ou serviços especializados, quando não for possível sua integração em classes comuns, em função de condições específicas dos alunos.
III - Assegura aos educandos com necessidades educacionais especiais currículo, métodos, técnicas, recursos, organização específica, terminalidade específica e aceleração, professor especialista em sala de recurso, professor capacitado na sala comum e educação para o trabalho.
IV - Assegura que os educandos com necessidades especiais devem frequentar apenas a escola regular e o seu professor deve trabalhar para atender as necessidades desses alunos.
V - Os alunos com necessidades especiais devem ter acesso a suporte pedagógico especializado, mas não ao atendimento clínico.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)Todas as afirmativas estão corretas.
B)Todas as afirmativas estão incorretas.
C)As afirmativas I e II estão corretas.
D)As afirmativas III e IV estão corretas.
E) As afirmativas I, II e III estão corretas. página 28

Questão 7: Em relação à fobia escolar, é correto afirmar:
A)Manifesta-se pelo medo em falar em  público.
B)Há dificuldades com a leitura.
C)Há dificuldade com a escrita.
D)Há dificuldade com as operações matemáticas.
E)É a incapacidade total ou parcial de frequentar a escola. p.85

Questão 8: Os suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares podem ser:
A)Atendimento hospitalar.
B)Atendimento domiciliar e institucional.
C)Atendimento domiciliar, sala de recursos e atendimento hospitalar.
D)Atendimento domiciliar, sala de recursos, professor itinerante e atendimento hospitalar. p.32
E)Atendimento nas instituições e atendimento hospitalar.
					
Questão 9: Em relac\u327a\u303o a\u300 gagueira, e\u301 correto afirmar:
A)Consiste na ressona\u302ncia nasal maior ou menor do que a normal no ato de falar. Pode ser causada por problemas nas vias nasais, na adenoide, por la\u301bio leporino ou fissura palatina. Comumente, o sujeito e\u301 chamado de \u201cfanho\u201d.
B)A pessoa com discalculia comete erros diversos na soluc\u327a\u303o de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais e na compreensa\u303o dos nu\u301meros.
C)Consiste na ma\u301 pronu\u301ncia das palavras, por omissa\u303o, substituic\u327a\u303o, distorc\u327a\u303o ou acre\u301scimo de sons. D)Manifesta-se pela dificuldade no domi\u301nio das regras ortogra\u301ficas
E)Esse e\u301 um distu\u301rbio do ritmo normal da fala que envolve bloqueios, hesitac\u327o\u303es, prolongamentos e repetic\u327o\u303es de sons, si\u301labas ou frases.  p.83
					
Questão 10: No contexto escolar, o psico\u301logo pode contribuir intervindo mediante ac\u327o\u303es com os professores e com a equipe de gesta\u303o. Dentre elas, podemos citar:
A)Ouvir e acolher o professor em suas du\u301vidas e angu\u301stias em relac\u327a\u303o ao trabalho.
B)Perante as incertezas, culpabilizar os professores pelas dificuldades no trabalho com as pessoas com deficie\u302ncias.
C)Minimizar