Buscar

IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alimentos Esterilizados para uso em Hospitais e Rações Militares
ALUNOS : ESTÉFANI BRITO
 FLÁVIO GAUNA
 JHOSEFER ZANELLA
 MURILO HENRIQUE
 OSLAIN LUIS FEIL
 RENAN RIBEIRO 
 PRODUTO IRRADIADO
 Introdução:
 Desde 1960, já se tinha segurança suficiente para se utilizar a irradiação, mas o uso comercial começou a crescer em larga escala na década de 1980. A partir de 1995, pode-se dizer que houve uma revolução na área. Os países que resistiam ao uso da radiação concluíram que não haveria como controlar infestações ou grandes contaminações, tais como da Escherichia Coli ou da Salmonella, sem o uso desta tecnologia. Houve grande interesse das forças armadas dos Estados Unidos e da NASA, que utilizam em larga escala esta tecnologia.
 Desde os primeiros tempos as pessoas procuram cuidar melhor de seus alimentos utilizando variados métodos de preservação, de modo a controlar a sua deterioração, a transmissão de doenças e a infestação de insetos. 
 Uma parte considerável da produção mundial de alimentos é desperdiçada por problemas como:
 - Armazenamento, 
- Conservação e 
 - Transporte
 Ao desperdício, somam-se os custos sociais e econômicos das doenças causadas pela contaminação de alimentos por:
 - bactérias, 
 - parasitas,
 - vírus e toxinas
 As estatísticas apontam um numero alarmante de12 milhões de casos por ano, sendo 6 milhões por bactérias como:
 - Salmonella, Campylobacters 
 - Staphylococcus e Usteria
 
 
 A irradiação promete melhorar nossa habilidade de conservar os alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir a incidência de algumas doenças na população.
 A Irradiação de alimentos é um processo básico de tratamento comparável à pasteurização térmica, ao congelamento ou enlatamento. 
 
 Este processo envolve a exposição do alimento, a três tipo de energia ionizante : raios gama, raios x e feixe de eletrons.
Objetivo 
 Diminuir a germinação ou eliminar bactérias que contaminam os alimentos. Aumentar a vida útil dos mesmo,com o objetivo de manter as propriedades dos alimentos, isso quando também é respeitado o limite de dose de radiação para cada alimento.
O Processo 
A conservação de alimentos por irradiação é dividida em três tipos: 
- radurização,
- radiciação ou radiopasteurização 
- radapertização
Radurização
 Nesta técnica o alimento é submetido a doses baixas de radiação, o processo é indicado para inibir o brotamento da cebola, da batata e do alho, desta forma o tempo de maturação natural de frutas e verduras diminui. A fruta que passam por esse processo podem ser exportada para longas distancias sem problemas de estar madura e apodrecer no meio da viagem
Radiciação ou Radiopasteurização
 O processo de radiciação é utilizado com doses intermediárias de radiação, a técnica tem a finalidade de controlar a população de bactérias e fungos na superfície de alimentos, neste processo de irradiação as bactérias não são totalmente eliminadas porque algumas são importantes para determinados alimentos como peixes e carnes.
Radapertização
 Neste terceiro tipo de processo, o alimento é exposto à doses maiores de radiação, sua finalidade é eliminar todos os microorganismos que podem decompor os alimentos. Esse processo é similar a uma esterilização pois o alimento fica livre de qualquer bactéria contaminante.
 O USO MILITAR
 Exército contribuiu para a conquista de conhecimento, gerando reflexos indiretos na diminuição dos custos na aquisição de produtos de subsistência, alguns alimentos que hoje são considerados quantitativo de rancho passariam a ser quantitativo de subsistência. Nesta área multidisciplinar, a integração é fundamental. Paralelamente, as forças armadas e a defesa civil tem necessidade continua de tecnologias que aumente a qualidade e aceitação de rações operacionais e que aumentem o período de armazenamento 
 USO NA MEDICINA
 A utilização na medicina aumenta a cada dia, para se obter os alimentos livres de germes, usa-se entre 10 e 70 KGy, nessa faixa de dose podemos obter produtos alimentícios livres de germes, onde inicialmente a contaminação por patogênicos é comum e praticamente inevítavel. Estes alimentos são destinados a indivíduos especialmente vulneráveis, pacientes imuno-deprimidos ou em terapia intensiva pós-operatória. Tal é o caso, por exemplo, de pacientes sendo submetidos a transplante de medula óssea como tratamento de leucemia ou anemia aplástica muitas vezes mantido em ambientes estéril. 
 USO NA MEDICINA
 Esse novo interesse decorre também do aumento, nos últimos anos da incidência de doenças transmitidas por alimentos no mundo todo, bem como do numero crescente de pacientes ou grupos específicos que requerem dietas estéreis e da necessidade de extremar os cuidados para prevenir infecções hospitalares.
 Como são Irradiado os Alimentos
 COMO SÃO IRRADIADOS OS ALIMENTOS
 A fonte mais comum de raios gama, para a irradiação dos alimentos é o radioisótopo Co. O alimento é tratado por raios gama, em uma instalação conhecida como IRRADIADOR, o alimento irradiado não fica contaminado, ou seja, não emite radiação. Em todos os tipos de irradiadores (elétrons, raio X e raios gama provenientes de fontes de cobalto ou césio ), a energia usada é muito baixa para induzir radiação em qualquer material. 
 Além disso, o alimento fica apenas imerso num campo de radiação e, em momento algum, entra em contato direto com a fonte radioativa. Durante a irradiação, a energia atravessa o alimento, da mesma forma que um raio de luz atravessa uma janela. Essa energia destrói a grande maioria das bactérias patogênicas, sem prejudicar a qualidade do alimento. Visto que a energia envolvida na irradiação é insuficiente para alterar os núcleos atômicos do material irradiado e, como esse último não entra em contato com a fonte radioativa, o alimento não se torna radioativo. 
 Alguns Alimentos Irradiados
 Vantagens 
 -Redução das perdas dos alimentos pós-colheita;
 -Evita brotamento;
 -Pode retardar ou mesmo interromper os processos naturais de amadurecimento e deterioração;
 -Desinfestação de insetos em grãos, frutas secas e frescas sem uso de produtos químicos; 
 - Não causa danos ao consumidor como os agrotóxicos; 
 - Pode esterilizar completamente um alimento; 
 - O produto é tratado em sua embalagem final, evitando a recontaminação;
 Desvantagens
 
 - Essa prática possui um alto custo, em media 30%;
 - Alto custo das instalações ; 
 - Geralmente só atuam em uma fase da vida do inseto; 
 - São mais caro do que os produtos normais;
 CONCLUSÃO
 Mesmo que possamos encontrar algumas desvantagens, o uso de irradiação em alimentos, irradiação para fins militares e ate mesmo no uso clinico como abordamos neste trabalho, temos certeza que pode trazer mais benefícios para a população em geral com a sua pratica . 
Referência :
Revista Brasileira de pesquisa e desenvolvimento vol.2
IPEN
Agência Embrapa
Revista Militar de Ciências e Tecnologia
Radiologia.blog.br/irradiação-de-alimento
WWW.portaleducação.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes