Buscar

CONTROLE ADMINISTRATIVO EXECUTIVO E LEGISLATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTROLE ADMINISTRATIVO/ EXECUTIVO
Recursos/ meios disponíveis
Fundamentos ART 5º XXXIV CF/88
 ART 5º LV. CF/88
a) Representação: é a possibilidade que o poder executivo tem, conforme sua competência de representar ou solicitar ao ministério público ou ao judiciário questões do seu interesse. Isto pode ocorrer diante de irregularidades (improbidade administrativa) que lesem o erário ou ainda como medida coercitiva nos casos de execução fiscal. De outro lado a representação também serve para o administrado informar a administração pública irregularidades na prestação dos serviços públicos.
b) Reclamação administrativa : é aquela que o administrado, busca perante a administração a defesa ou reconhecimento de direitos, visando a correção de ato ilegais ou para garantir um direito seu.
c) Pedido de reconsideração : pedido de reconsideração. É aquele que o interessado solicita providencia para o reexame do ato ou da decisão junto a autoridade administrativa. Em regra a reconsideração deve ser encaminhada a mesma autoridade que o despachou 
d) Recurso Hierárquico : é aquele dirigido a autoridade superiora, há aquela que tomou a decisão anterior. O recurso hierárquico pode ser próprio (P/ AUTORIDADE DO MESMO ORGÃO) ou ainda, improprio. (AUTORIDADE DE ORGÃO OU ESFERA DIFERENTE).
e) Revisão: É o pedido de reexame, solicitado pelo interessado na mais alta esfera da administração pública, visando modificar decisão anterior a revisão só cabe diante de novos fatos que possam modificar a decisão anterior. Ela cabem em qualquer tempo, não sendo embarcada pela prescrição. 
Ex: o servidor público que é demitido pelo processo administrativo disciplinar PAD. Se surgirem novos fatos que possam modificar a decisão proferida ele poderá ser reintegrado aos quadros da administração. 
Coisa Julgada e Prescrição administrativa 
A coisa julgada não existe na administração pública, sendo que as decisões administrativas, tem efeito de definitivas mas se o interessado quiser poderá ir ao poder judiciário para uma nova analise da legalidade. (sistema inglês é oque permite, é o adotado no brasil).
Prescrição adm e aquela que a lei determina prazos para que a adm pública inicie e finalize o devido processo administrativo.
Aspectos a prescrição administrativa 
Perda do prazo para recorrer da decisão administrativa 
Perda do prazo para administração rever os seus próprios atos.5 ANOS ART 54 lei 9.784/99
Perda do prazo para aplicação de penalidades disciplinais. 
CONTROLE DO LEGISLATIVO ( Externo )
Fundamentos: ART 70 ao 75 CF/88
Controle exercido pelo legislativo sob o aspecto financeiro.
Abrangência * Contábil
Financeira
Orçamentaria 
Aspectos do Controle
Legalidade
Legitimidade
Economicidade 
Fidelidade funcional

Outros materiais