Buscar

MUTABILIDADE E EXTINÇÃO DO CONTRATO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

22/08/2016
MUTABILIDADE DO CONTRATO ADMINISTRATIVO
1- Fato Príncipe – ART 65, Paragrafo 5º O fato do príncipe significa uma desestrutura ( mudança) drástica na execução do contrato. Isso ocorre, porque em determinadas esferas da administração, para regulamentar o mercado financeiro, são tomadas decisões de caráter geral. Afetando severamente o equilibro econômico dos contratos em andamento. EX AUMENTO DA ALIQUOTA DE IMPORTAÇÃO DE UM DETERMINADO PRODUTO. Isso pode ocorrer da noite pro dia.
2- Fato da Administração- ART 78, XIV são eventos que a própria adm dão causa, ao atraso injustificado. São situações excepcionais que refletem diretamente no objeto do contrato. Os casos mais pontuais são aqueles ocasionados pela própria administração, fazendo com que ocorra um desiquilíbrio financeiro no contrato. EX: A não entrega do local da obra. EX:2 A não desapropriação diárias que deveriam ser executadas obras públicas, EX3: O não pagamento ao contratado.
Em regra o fato da administração não comporta indenização, mais se o contratado realizou investimentos referentes ao contrato tem direito a indenização dos prejuízos comprovados.
3- Teoria da imprevisão- ART 65, II “D” e 78 XVI “ por acordo das partes “
São situações imprevisíveis e inesperados, externos ao contrato e a condição das partes vinculadas ao contrato. Essas situações acarretam condições impossível de manutenção do contrato, fazendo com que ocorra a rescisão.
EX: A ocorrência de caso fortuito ou força maior sendo inevitável o controle das partes. Outra questão na teoria da imprevisão, é o desiquilíbrio econômico, que não deve ser suportado, pelo contratado. Em casos específicos é possível a prorrogação do contrato. ART 57, Paragrafo 3º. 
EXTINÇÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO
a) Cumprimento do objeto o cumprimento do objeto pode ser total ou parcelado, conforme estabelecido no contrato, uma vez finalizado tem se a extinção do contrato. 
b) Término ao prazo os contratos administrativos, são por prazos determinados, sendo a regra que não extrapole o exercício do mandato do gestor público, salvo nos casos previstos na legislação, das concessões e permissões de serviços públicos. 
c) Impossibilidade material ou jurídica. a impossibilidade material é aquela que se refere ao objeto do contrato, se ocorrer o desaparecimento do objeto, extinto estará o contrato, EX: Um prédio público que seria restaurado e o incêndio dias antes, coloca o prédio em ruinas. 
OBSERVAÇÃO: No caso da impossibilidade material, se comprovado os investimentos do contratado cabe indenização. 
A impossibilidade jurídica são impedimentos naturais ou por decisões judiciais que afetam não objeto do contrato, mas sim os seus personagens envolvidos. EX: A morte do contratado. EX: A decretação da falência do contratado. 
d) Invalidação o contrato administrativo poderá ser extinto, quando apresentar vicio de legalidade, podendo ser anulado pela própria administração ( AUTOTUTELA ). Ou pelo poder judiciário, quando provocado. Da anulação pode resultar a possibilidade de indenização, por parte daquele que deu causa. ART 59 Paragrafo Único. 
RESCISÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO ART 79
a) amigável ART 79, A rescisão amigável pode decorrer do fato do príncipe, fato da administração e da teoria da imprevisão. Em outras situações a rescisão amigável, também pode ocorrer diante, da impossibilidade material ( ñ é a regra). Ou de outros eventos não estabelecidos e esperado pelas partes. A rescisão amigável é um acordo entre as partes, para por fim ao objeto do contrato.
b) judicial A regra é quando a administração da causa a não continuidade do objeto pelo contratado. EX: Inadimplência da administração pública,=tornou-se devedora, ART 78, XV
c) administrativa – ART 79, I
Pressupostos 
Razões altamente relevantes
Conhecimento amplo dos motivos
Determinação de autoridade adm.
Processo administrativo.
OBSERVAÇÃO: Para aplicação da rescisão do contrato por parte da administração, é preciso a elaboração do processo administrativo assegurado a ampla defesa e o contraditório. Deste processo poderá ter as seguintes sansões ao administrado. 
A- A retenção de garantias, ART 56, I,II,III.
B- A aplicação de sansões administrativas. ART 87.
OBSERVAÇÃO 2: O resultado do processo administrativo deve ser de conhecimento amplo pela administração, além da sua homologação pela mais alta autoridade administrativa. 
Sanções Administrativas
- advertência- 87
- multa – R$
- suspenção – 2 anos
CRIMES NA LEI 8.666/93
ART 89 ao 98
TIPOS PENAIS = LICITAÇÕES
 CONTRATO.

Outros materiais