Buscar

Atividade VII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Deontologia
Atividade 29 de abril
Diogo Monteiro Ferreira
1 - Encontre a resposta para as questões que seguem, explicando-as:
Emanuel é servidor do poder judiciário gaúcho, no cargo de oficial escrevente, e pretende iniciar uma carreira de advocacia. Ele pode? Explique:
Para iniciar a carreira de advocacia David precisará primeiro se desincompatibilizar, deixando seu cargo no judiciário, devido ao fato da atividade exercida por ele estar descrita no rol da atividade incompatíveis, no inciso IV do art. 28 do Estatuto da OAB.
Taís é funcionária de uma instituição bancária e pretende advogar concomitantemente ao exercício do seu cargo de assistente de atendimento. Lembrando que se trata de uma função gratificada dentro da estrutura funcional bancária, porém é um cargo subordinado ao gerente de atendimento. Taís conseguirá advogar? Explique:
Mesmo que ela esteja subordinada ao gerente de atendimento, caso sua função gratificada a delegue algum poder de decisão, Tais estará exercendo uma função incompatível com a carreira da advocacia, segundo o art. 28, VIII EOAB.
Felipe é o gerente pessoa jurídica do banco mencionado na questão anterior, ele se formou em Direito e passou no exame de ordem, conseguirá advogar sem abandonar a sua função no banco? Explique:
Não, para poder advogar terá de abandonar seu cargo de gerente por ser incompatível, segundo o art. 28, VIII EOAB.
Juliana é dentista que presta serviços á unidade prisional, agora formada em Direito e com registro junto a OAB pretende advogar. Será que não existe nesse caso uma incompatibilidade? Explique:
Sim, qualquer serviço vinculado a atividade policial que facilite a formação de clientela é incompatível, segundo o inciso V do art. 28.
Luciana é dentista (concursada) no judiciário, prestando serviço, mais precisamente ao serviço prisional, ela pode advogar? Explique:
Não, a incompatibilidade descrita no inciso IV do art. 28 do EOAB abrange a todos os servidores do judiciário, sendo necessário que seja desincompatibilizar-se para exercer a advocacia.
Jandira é Secretária de Saúde do município de Bento Gonçalves, ela pode advogar mesmo enquanto assume a pasta da saúde da municipalidade? Explique:
Ela não poderá exercer a advocacia pelo período em que for Secretária, segundo o inciso III do art. 28.
Silas é policial militar e advogado, tendo exercido ambas as funções ao mesmo tempo. Ele poderia? Quais efeitos nos processos que ele atuou?
Segundo o Estatuto da OAB estas atividades são incompatíveis, e segundo o parágrafo único do art. 4º do mesmo diploma legal todos os atos praticados por ele durante a incompatibilidade são nulos.
Leandro é deputado estadual gaúcho e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa, entretanto ele é também advogado em um importante escritório de advocacia da cidade de Porto Alegre. Assumindo a presidência da assembleia Legislativa haverá alguma implicação na carreira advocatícia?
Neste caso Leandro será obrigado a escolher entre uma das duas funções, no caso de continuar como presidente da Assembleia Legislativa não poderá exercer a advocacia pelo período, conforme o inciso I do art. 28 EOAB.
2 – Diferencie incompatibilidade de impedimento:
A incompatibilidade é a situação em que o bacharel em direito exerce uma atividade que o impede de exercer a advocacia concomitantemente, necessitando escolher ou a atividade exercida ou o registro na ordem. Já o impedimento é uma situação que permite ao bacharel exercer a advocacia, porém com algumas ressalvas dependendo do impedimento que lhe é atribuído, portanto apenas lhe impede de atuar em determinadas situações.

Outros materiais