Buscar

caso 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Aluna:Edivânia dos Santos Evangelista da Silva
Matrícula: 201402491859
Professor: Carlos Renato
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - CCJ0039
CASO CONCRETO: 01
Mévio, juiz do trabalho, indignado com determinadas situações que estão ocorrendo na Empresa Alfa, gostaria de instaurar reclamação trabalhista plúrima (Art. 842 CLT). Pergunta-se: Diante do caso apresentado, o magistrado poderá instaurar o processo de ofício? Fundamente sua resposta com base nos princípios norteadores do Processo do Trabalho.
O princípio do dispositivo impede que o magistrado instaure de ofício o processo trabalhista. Portanto, não poderá o Magistrado instaurar processo de ofício, uma vez que estaria violando o princípio da inércia judicial que aduz que nenhum juiz prestará tutela jurisdicional senão quando a parte ou interessado assim requerer, preceito aplicado no processo trabalhista. Nesses termos o artigo 2º do CPC/2015:
Art. 2o O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei.
1ª QUESTÃO OBJETIVA:
(OAB/FGV 2012.3 IX EXAME NACIONAL UNIFICADO) Um dos princípios norteadores do Processo do Trabalho é o da celeridade, dada a natureza salarial do crédito trabalhista. Entretanto, por força de Lei, algumas causas especiais possuem preferência na tramitação. Das situações listadas a seguir, assinale aquela que terá preferência em todas as fases processuais.
A) A que será executada contra a União, Estados ou Municípios. 
B) A que será executada perante o juízo da falência.
C) A que será executada em face de empregador doméstico
D) A que será executada em face de empresa pública.
2ª QUESTÃO OBJETIVA:
Após a entrada em vigor do CPC/15, o Tribunal Superior do Trabalho editou a Instrução Normativa de nº 39, segundo a qual, no Processo do Trabalho: 
A) os prazos contados em dia só serão contados em dias úteis.
B) aplica-se a regra do foro de eleição e as partes podem pactuar nos contratos trabalho qual será a Vara do Trabalho competente para dirimir eventuais lides trabalhistas.
C) as tutelas provisórias de urgência e evidência não se aplicam;
D) aplica-se o Código de Processo Civil, subsidiária e supletivamente, em caso de omissão e desde que haja compatibilidade com as normas e princípios do Direito Processual do Trabalho.

Outros materiais