Buscar

Biofísica da Audição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade de Tecnologia de Bauru
BIOFÍSICA DA AUDIÇÃO
Nome: Stefânia M. Vizaccro e Fabíola Ester C. Julio
Matéria: Biofísica
5° semestre de Tecnologia em Sistemas Biomédicos
Som
O som é produzido por ondas de compressão e descompressão transmitidas pelo ar.
A frequência é medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz), e se propaga a 335m/s no ar.
Audição
Capacidade sensorial que permite aos animais e ao homem perceber os sons.
O órgão responsável pela audição é a orelha, capaz de captar sons até uma determinada distância, dependendo da sua intensidade ou nível de pressão sonora.
Ouvido
Ao contrário do que muitos acreditam o ouvido humano não é só responsável pela audição, mas também pelo controle de equilíbrio e pela percepção de movimento.
É capaz de trabalhar numa extensa faixa de intensidade que vai do som audível mais fraco de 1 pW/m² (1x10-12 W/m²) até o mais forte tolerável cujo valor é de 1 W/m².
Aparelho Auditivo
Partes do aparelho auditivo humano:
 Ouvido externo;
 Ouvido médio;
 Ouvido interno;
 Nervo Acústico. 
Ouvido Externo
É composto por: pavilhão auricular (orelha), meato acústico externo (canal auditivo externo) e a membrana do tímpano.
Pavilhão auricular: participa da captação do som, possui forma irregular e é constituído essencialmente por uma placa de cartilagem elástica coberta por uma fina camada de pele dos dois lados.
Meato acústico externo: vai desde o pavilhão até a membrana do tímpano. Apresenta-se como um canal achatado, de paredes rígidas, que o mantém constantemente aberto. 
Membrana do Tímpano: está presente do fundo do meato, tem formato oval e é externamente recoberta por uma fina camada de pele e internamente por epitélio cubóide simples (camada de pele que apresenta células de altura e largura semelhantes).
Essa estrutura é responsável por transmitir as ondas sonoras para os ossículos do ouvido médio.
Ouvido Médio
O ouvido médio é a porção interna do tímpano, e externa da cóclea.
O ouvido médio consiste em três ossículos (martelo, bigorna e estribo), na janela oval, janela redonda e tubo de Eustáquio.
Janela Oval: quando as ondas sonoras são transmitidas do tímpano para a janela oval esta passa a funcionar como um transformador acústico, o qual amplia as ondas sonoras antes delas serem deslocadas para o ouvido interno.
Janela Redonda: vibra no sentido inverso para que as vibrações sejam transmitidas ao ouvido interno através da janela oval. Dessa forma, o líquido é liberado para que a cóclea se movimente.
Trompa de Eustáquio: está conectada no final do palato e tem a função de equilibrar a pressão do ar nos dois lados do tímpano, assegurando que não haja aumento de pressão no ouvido. Se a pressão não for uniforme, ela se intensificará no tímpano impedindo uma vibração correta.
Ossículos: a função desses três ossos é converter as vibrações sonoras (sons) em ondas de pressão que são amplificados no fluido do ouvido interno.
Ouvido Interno
É a parte mais profunda do ouvido, o qual é composto da cóclea e do aparato vestibular.
Cóclea: assemelha-se a uma concha cheia de um líquido chamado perilinfa. Na cóclea as ondas sonoras são transformadas em impulsos elétricos.
Sistema Vestibular (labirinto): a função do sistema vestibular é registrar o movimento do corpo e assegura que podemos conservar o equilíbrio.
Equilíbrio
O vestibular em forma de anel consiste de três partes diferentes com três superfícies, as quais são cheias de um líquido que se move conforme os movimentos do corpo. As superfícies contém milhares de fibras ciliadas, as quais reagem ao movimento do líquido enviando pequenos impulsos para o cérebro. Este por sua vez decodifica esses impulsos, os quais são usados para conservar o equilíbrio do corpo.
Nervo Acústico
Consiste em um “feixe” de fibras nervosas que leva informação para a cóclea, ouvido interno e cérebro. Sua função é transmitir sinais do ouvido interno para o cérebro.
As fibras são todas ligadas ao nervo auditivo e dependendo dos movimentos naturais no líquido da cóclea, diferentes fibras ciliadas são colocadas em movimento. E quando essas fibras se movimentam sinais elétricos são transmitidos no nervo auditivo que é conectado ao centro auditivo do cérebro, onde os impulsos são traduzidos para o som os quais nós reconhecemos e entendemos.
O caminho do som
As ondas de som atravessam o canal auditivo e atingem o tímpano. Essas vibrações são, em seguida, transmitidas para três pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo) que ampliam as ondas de som até cerca de 20 vezes para auxiliar o ouvido interno a desempenhar sua tarefa.
A vibração dos ossículos agitam o fluido do ouvido interno que desloca dentro da cóclea, estimulando milhares de pequenos sensores, e são esses sensores que enviam mensagem ao cérebro.
Anomalias da Audição
Surdez por Condução: bloqueio da passagem de som da orelha externa até a orelha interna. Pode ocorrer pelo rompimento do tímpano ou excesso de cera acumulada;
Surdez Central: o sistema auditivo sofre desgaste e isso ocorre a medida que envelhecemos;
Surdez Neurossensorial: ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. 
Exames
Teste da orelhinha:
Audiometria Tonal: este é um exame com duração de aproximadamente 30 minutos, que não causa nenhum incômodo e normalmente é feito por um fonoaudiólogo. Seu objetivo é avaliar a função auditiva do paciente, sendo possível detectar informações como: tipo e grau da perda auditiva.
Para que a avaliação seja feita com sucesso diversos sons são apresentados através de um fone e um vibrador ósseo e então o paciente aperta um botão cada vez que perceber o som.
MUITO OBRIGADA
Referências
MELDAU, D. C. Ouvido. Disponível: <http://www.infoescola.com/audicao/ouvido/> Acesso em: 31 mar. 2017
LISBÔA, L. O caminho do som, aparelho auditivo. Disponível em: <http://super.abril.com.br/saude/o-caminho-do-som-aparelho-auditorio/ > Aceso em: 1 mai. 2017
LENIN, A. et. al. Sistema Auditivo. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/vanessagermoliatto/apresentao-sistema-auditivo> Acesso em: 31 abr. 2017
AUGUSTO, C. Audição. Disponível em:<https://pt.slideshare.net/CacauAugusto/audio-15455550> Acesso em: 05 mai. 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais