Buscar

Organização do Trabalho Pedagógico AV 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Organização do Trabalho Pedagógico - 2 Semestre 
AV 01 AS RESPOSTAS SÃO 01-D 02 A 03 C 04 A 05 B
01 Sabemos que o planejamento educacional é o grande parceiro do professor no processo de ensino e aprendizagem, pois, além de organizar a ação do professor ele também ajuda o professor a atingir os objetivos educacionais propostos. Dessa forma, assinale a alternativa incorreta sobre o Planejamento.
Alternativas:
A - O planejamento deve ser formulado de forma clara e objetiva e estar voltado para a realidade dos alunos.
B - O planejamento é um instrumento eficaz para o controle e a distribuição do tempo necessário à efetivação do processo de ensinar e aprender
C- O planejamento deve ter um caráter flexível a fim de que possa atender as necessidades e os interesses da turma.
D - O planejamento deve existir para facilitar o trabalho do aluno e do professor, mas, a exigência de sua prática é desnecessária entre os professores mais experientes.
02 A professora Soraia aplicou uma prova de Língua Portuguesa em seus alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Com os resultados da prova ela pode identificar em que nível de alfabetização e letramento estão seus alunos. Desta forma, ela concluiu que metade da sala estava no silábico e metade no silábico alfabético e dividiu a sala em dois grupos, o grupo dos silábicos e o grupo dos silábicos alfabéticos. Com esta atitude qual é a concepção de avaliação que a professora Soraia possui.
Alternativas:
A - A avaliação é utilizada para rotular as pessoas.
B - A avaliação é para testar os conhecimentos dos alunos.
C - A avaliação é para identificar os alunos inteligentes e os não inteligentes.
D - A avaliação é para diagnosticar com qual tipo de alunos que estamos trabalhando.
03 As funções que a avaliação desempenha no sistema de ensino, classificam-se em três modalidades. Assinale abaixo a alternativa que traz a utilização da avaliação "Diagnóstica" no trabalho docente.
Alternativas:
A - A professora Maria a cada tarefa dada permite que seus alunos verifiquem quais foram os seus erros e acertos.
B - A professora Laura aplica 3 provas por bimestre, depois soma as notas é dá a nota final.
C - A professora Luzia, no primeiro dia de aula pediu para os alunos escreverem o que eles sabem sobre cidadania.
D - A professora Belinha utilizou como instrumento de avaliação, um seminário, uma prova objetiva e uma pesquisa de campo, depois, agrupou as notas e deu a média final do bimestre.
04 - Considerando que o planejamento é uma das ferramentas necessárias ao processo de ensino e aprendizagem, assinale, a alternativa que traz o nome do planejamento proposto para um dia de aula e que todo professor deve fazer antes de entrar em sala de aula para ensinar seus alunos.
Alternativas:
A - Plano de Ensino.
B - Plano de Unidade.
C - Plano de Curso.
D - Plano de Aula.
05- É importante ressaltar que ainda hoje a Prova é o instrumento de avaliação mais utilizado nas escolas para levantar o que o aluno aprendeu de conteúdo durante as aulas dadas pelos professores. Diante desta realidade, é correto afirmar que... 
Alternativas:A - A Prova é o único instrumento de avaliação fidedigno, pois, expressa o que o aluno aprendeu e ao mesmo tempo  torna-se uma rede de segurança para professor e para o aluno.
B - A Prova utilizada no processo de avaliação necessita ser coerente com o processo de ensino, sendo assim,  e importante o professor saber que na escolha do tipo de Prova deve considerar aspectos tais como: o instrumento utilizado, o aluno, a elaboração, a aplicação e correção.
C - As provas são momentos finais e traduzem a terminalidade do processo de ensino e aprendizagem, assim, o professor deve fazer prova para verificar o que o aluno aprendeu, dar nota, aprovar ou reprovar o aluno
D - A prova deve ser usada, visto que é o instrumento que mais promove justiça e igualdade, já que é elaborada com as mesmas questões para avaliar todos seus alunos igualmente.

Outros materiais