Buscar

discurciva historia e sistema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

sobre o panorama educacional do início da República no Brasil
muitos intelectuais debatiam a educação naquele contexto, como por exemplo, por meio das conferencias nacionais, organizadas pela associação brasileira de educação. embora a educação não tenha sido tema central de discussão na primeira assembleia constituinte republicana, ela esteve relacionada ao debate de outras questoes como na definição de quem não teria direito a voto. Houve grande empenho e investimento, no inicio da republica, para a organização e expansão do sistema publico de ensino no pais.
discorra sobre o conceito de educação e escolarização.
A educação abrange desde processos de socialização iniciais, como os do âmbito familiar, até aprendizagens mais formais. A escolarização trata das orientações normativas, práticas, culturas e instituições escolares, mais especificamente. A escolarização faz parte de um processo educativo, que por sua vez, pode ser desenvolvido sem a escola. (p 39 e 40).
Nesse contexto, responda: Como se caracteriza o keynesianismo?
O keynesianismo foi a teoria que fundamentou o intervencionismo estatal, a constituição do Estado de bem-estar e firmou-se, ao longo das décadas de 1950 e 1960, como a formulação básica que reorientou o curso da economia e das políticas capitalistas. Propondo inicialmente garantir empregos a partir da redução da taxa de juros e dos investimentos estatais, constitui-se rapidamente num corpo teórico defensor da regulação estatal sobre os setores da economia considerados estratégicos. Foi a teoria formuladora dc políticas públicas para o pleno emprego e incentivadora da estatização e/ou regulação estatal dos bens sociais (principalmente saúde, a educação e a seguridade social). (p. 52)
De acordo com o conteúdo do livro-base da disciplina, são órgãos como a Controladoria do Município, do Estado e do Governo Federal que fiscalizam, regularizam e controlam a aplicação dos recursos públicos na educação. De que forma é realizado esse controle externo?
O controle externo é realizado pelo poder legislativo (as Câmaras dc Vereadores, Câmara Distrital e Assembleias Legislativas) que julgam periodicamente as gastos públicos com base em pareceres do pelos Tribunais de Contas. O controle social, também é exercido pelos conselhos de educação, em particular, os Conselhos do Fundeb, que inclui entre os seus membros, pessoas da sociedade civil, que também tem o poder fiscalizar os recursos e gastos com educação. (p. 196)
discorra sobre o panorama quantitativo da educação no Brasil, entre 1991 e 2007.
Ocorre, nesse período um aumento de vagas para a educação infantil, tanto para creches quanto para pré-escolas. No ensino fundamental começou a haver, ao final do período, uma diminuição no número de estabelecimentos e de matriculas. Houve um aumento de mais de 100% no número de estabelecimentos e de matriculas para o ensino superior, entre 1991 e 2007. (p. 152-163)
discorra sobre a educação no Brasil.
Atualmente, os municípios são os principais responsáveis pelo atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A formação de professores é um desafio presente para toda a educação básica, sendo mais sério nas fases iniciais da educação/escolarização. No ensino superior os professores com título de especialistas estão maisconcentrados nas instituições de ensino. (p. 152-163)
de que forma a nova compreensão da história se relaciona com a produção do conhecimento na história da educação?
Embora com ênfase a mudanças em suas proposições iniciais ao longo do tempo, podemos afirmar que hoje a nova história,ou os princípios e indagações inerentes a ela, como a história cultural, trem sido predominantemente na produção da história e da história da educação. Esta última, por sua vez, não é compreendida como uma nova ciência, pois se utiliza do arcabouças teóricos-metodológico desenviolado na história, embora o aperfeiçoamento e refinando-o em relação aos objetos específicos relativos a educação (p. 19-20)
Tendo em vista o excerto acima, explique qual a posição de Mahatma Gandhi frente a ação afirmativa na Índia?
segundo o livro-base (pg. 163) ele se opôs as medidas, argumentando que mudanças nas relações entre as castas, se impostas por lei levariam a um conflito e que a situação só poderia se modificar com a mudança de mentalidade e a independência do país.
Discorra sobre os aspectos da origem da historia 
Os aspectos da origem da historia da educação como disciplina no campo da pedagogia no brasil enfatiza que a historia da educação era indiferente para a área pedagógica  pois livros tinham caracter didático e tradicional. A produção de conhecimento em historia e educação foi conhecida e legitimada devido a expansão dos programas de pós-graduação no brasil. A aproximação dos historiadores do tema e o dialogo e o uso de referencia teoriorico metodológico são aspectos importantes para  origem da disciplina
A lei 10709/2003 ao ampliar o artigo 10 apresente argumento que justifiquem a oferta de transporte escolar publico e gratuito
A oferta de transporte escolar pulbico e gratuito dever ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não tem escola ou não encontram vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar no entanto em grandes cidades este sistema ainda é utilizado principalmente em áreas de crescimento populacional irregular algumas instituições de defesas da educção ou dos direitos das crianças tem denunciado o desccaso da autoridade publica que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas grande densidade populacional.
Considerando  a família como célula básica explique a partir do conteúdo apresentado sistema de ensino e politica educacional
Os familiares são também sujeitos escolares pois influenciaram a vida escolar dos estudantes na proporção direta do estimulo e do provimento de condições de estudo. Também podem participar em diferentes níveis de gestão escolar mas geralmente pressionam as escolas quanto a qualidade da educação ofertada e questionada as meteologias e praticas pedagógicas.
O estudo da historia da educação explique como a verdade e concebida pelos pesquisadores contemporâneos
Podemos destacar a compreenso de que não devemos buscar uma verdade ou a verdade em historia como se acreditava antes considerando que os relatos sobre um evento histórico podem antes considerando que os relatos sobre um evento histórico podem ser disttinttos e que os historiadores també são condicionados social, cultural e historicamente ou seja não há como serem absolutamente objetivos e neutros em suas pesquisas e explicações históricas
“Li que numerosas questões sobre o gênero Há uma diferença efetiva entre estes dois conceitos? Justifique sua resposta. O aluno deve responder afirmativamente explicando que sexo é um conceito ligado ao biológico, ao tipo de órgão sexual que se possui. Gênero é uma construção social, um conceito relacional, ligado ao papel que se espera que cumpram na sociedade homens e mulheres (mas não só). No livro-base: “O sistema sexo-gênero (...) tinha como 
objetivo separar os dois níveis, o biológico e o social.” (p. 52)
“De acordo com DumontTendo em vista o excerto acima, explique qual a posição de Mahatma Gandhi frente a ação afirmativa na Índia? segundo o livro-base (pg. 163) ele se opôs as medidas, argumentando que mudanças nas relações entre as castas, seimpostas por lei levariam a um conflito e que a situação só poderia se modificar com a mudança de mentalidade e a 
independência do país.

Outros materiais