Buscar

A organização Funcional do Corpo Humano e Controle do Meio Interno - Álef Lamark Alves Bezerra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno FCMPB 2013.2: Álef Lamark Alves Bezerra
A organização Funcional do Corpo Humano e Controle do “Meio Interno”
ÁLEF LAMARK ALVES BEZERRA
“O simples fato de permanecermos vivos está quase fora de nosso próprio controle, pois a fome nos faz procurar alimento e o medo nos faz procurar abrigo, etc. Dessa forma, o ser humano é na verdade um autômato.”
As células como unidades vivas do corpo
	Cada tipo de célula é especificamente adaptada para efetuar uma ou poucas funções determinadas. Embora as muitas células do corpo possam diferir entre si, todas apresentam determinadas características básicas em comum. Nelas, por exemplo, o oxigênio se combina com carboidrato, gordura ou proteína, para liberar a energia necessária para o funcionamento celular. Além disso, os mecanismos gerais para transformar os alimentos em energia são, basicamente, os mesmos em todas as células as quais também descarregam os produtos finais de suas reações químicas nos líquidos que as banham.
	Cerca de 56% do corpo humano são formados por líquido. Desse total, dois terços se caracteriza como líquido intracelular e um terço como líquido extracelular.
Líquido extracelular – Meio interno
 Líquido extracelular: Permanece em movimentação constante por todo o corpo.
 É rapidamente transportado no sangue circulante e, em seguida misturado por difusão, ao sangue e aos líquidos teciduais, através das paredes capilares.
 Nele estão os íons e os nutrientes necessários às células para a manutenção da vida celular.
 É também chamado de meio (ambiente) interno porque, essencialmente, todas as células do corpo vivem em um mesmo ambiente.
 Observação: o líquido extracelular contém grande quantidade de íons sódio, cloreto e bicarbonato, além dos nutrientes para as células, tais como oxigênio, glicose, ácidos graxos, aminoácidos e dióxido de carbono; o líquido intracelular contém grande quantidade de íons potássio, magnésio e fosfato.
	Homeostasia: manutenção das condições estáticas (ou constantes) no meio interno.
O Sistema de Transporte do Líquido Extracelular – O Sistema Circulatório
 Duas etapas: Primeira etapa: movimento do sangue pelo sistema circulatório.
 Segunda etapa: determina o curso do líquido entre os capilares sanguíneos e as células.
 Observação: à medida que o sangue passa pelos capilares, ocorre uma contínua troca do líquido extracelular entre a fração de plasma do sangue e o líquido intersticial, que preenche os espaços entre as células, chamados de espaços intercelulares.
Origem dos Nutrientes do Líquido Extracelular
	O sistema respiratório: cada vez que o sangue circula pelo corpo, ele passa também pelos pulmões. Além do mais, ele capta oxigênio nos alvéolos.
	O trato gastrintestinal: grande parte do sangue bombeado pelo coração passa também pelas paredes dos órgãos gastrintestinais.
	O fígado e outros órgãos que executam funções primariamente metabólicas: o fígado altera a composição química de muitas das substâncias que não podem ser usadas pelas células na forma em que isso ocorre, transformando-as em formas mais utilizáveis, ao passo que outros tecidos corporais ajudam a modificar as substâncias absorvidas, ou as armazenam, até que sejam necessárias.
	O sistema musculoesquelético: fornece motilidade para a proteção contra ambientes hostis e obter alimentos necessários à nutrição.
Remoção dos produtos finais do metabolismo
Remoção do dióxido de carbono pelos pulmões: ao mesmo tempo em que o sangue capta oxigênio nos pulmões, o dióxido de carbono é eliminado, pelo sangue, para os alvéolos, e o movimento respiratório do ar, para dentro e para fora dos alvéolos, carreia o dióxido de carbono para a atmosfera. O dióxido de carbono é o mais abundante de todos os produtos finais do metabolismo.
Os rins: a passagem do sangue pelos rins remove do plasma a maior parte das outras substâncias, além do dióxido de carbono, que não são necessárias às células.
Regulação do funcionamento corporal
O sistema nervoso: formado por três partes principais:
 Parte da entrada (sensorial), responsável por detectar o estado do corpo ou o estado de seu ambiente.
 Sistema nervoso central (ou parte integrativa), formado pelo encéfalo (armazena informações, gera pensamentos, cria ambições e determina as reações corporais que ocorrem em resposta às sensações) e a medula espinhal.
 Parte de saída (motora), executa o desejo das pessoas.
Sistema autonômico: atua em nível subconsciente e controla muitas funções dos órgãos internos, incluindo a força de bombeamento do coração, os movimentos do trato gastrintestinal e a secreção das diferentes glândulas.
Reprodução: ajuda a manter condições estáticas para a geração de novos seres, que vão tomar o lugar dos que estão morrendo.
Os sistemas de controle do corpo
Sistemas genéticos: controlam o funcionamento intercelular e todas as funções extracelulares.
Sistema respiratório: regula a concentração de dióxido de carbono no líquido extracelular.
Fígado e pâncreas: regulam a concentração de glicose no líquido extracelular.
Rins: regulam a concentração dos íons hidrogênio, sódio, potássio e de outros íons no líquido extracelular.
Exemplos de mecanismos de controle
 Regulação das concentrações de oxigênio e de dióxido de carbono no líquido extracelular: a hemoglobina se comunica com o oxigênio à medida que o sangue passa pelos pulmões.
 Função de tamponamento do oxigênio da hemoglobina: conforme o sangue circula pelos capilares teciduais, e se nesse local existir um excesso de oxigênio, a hemoglobina não irá liberar oxigênio para os tecidos circundante; mas se , ao contrário, a concentração de oxigênio neste ponto estiver muito baixa, será liberado oxigênio em quantidade suficiente para restabelecer uma concentração tecidual adequada.
 Regulação da concentração do dióxido de carbono no líquido extracelular: uma alta concentração de dióxido de carbono no sangue excita o centro respiratório no encéfalo, fazendo com que a pessoa respire rápida e profundamente. Isso aumenta a expiração do dióxido de carbono e, portanto, aumenta sua remoção do sangue e do líquido extracelular. Esse processo continua até que sua concentração retorne ao normal.
 Observação: se todo o dióxido de carbono que é formado pelas células continuasse a se acumular nos líquidos teciduais, a ação de massa do próprio dióxido de carbono em pouco tempo interromperia todas as reações liberadoras de energia nas células.
 Regulação da pressão arterial: sistema dos barorreceptores.
Características dos Sistemas de Controle – A Natureza do Feedback Negativo da Maioria dos Sistemas de Controle
Uma alta concentração de CO2 no líquido extracelular estimula o centro respiratório no encéfalo, para aumentar a ventilação pulmonar e isso, por sua vez, faz com que a concentração de dióxido de carbono diminua, pois os pulmões estarão excretando maior quantidade de CO2 para fora do corpo.
No geral, se algum fator se torna excessivo, ou reduzido, um sistema de controle ativa um feedback negativo, que consiste em uma série de alterações que determinam o retorno do fator a um certo valor central, mantendo assim a homeostasia.
Um sistema de controle não é 100% eficaz, o ganho do sistema é calculado de acordo com a seguinte fórmula.
		Resumo – O automatismo corporal
A homeostasia provê o contínuo automatismo do corpo, até que um ou mais sistemas funcionais percam a capacidade de contribuir com sua parcela de função. Quando isso acontece todas as células corporais sofrem, fazendo com que graus extremos de disfunção levem à morte, ao passo que graus moderados levam à doença.
QUESTÕES:
 Explique o significado de “meio interno”.
 Explique as diferenças entre os líquidos extra e intracelular.
 Qual é o significado do termo homeostasia?
 Qual é o papel desempenhado pelo sistema circulatório na homeostasia?
 Explique o significado da difusão.
 Qual é o papel dos rins na homeostasia?
 Quais são os três componentes principais do sistema nervoso?Explique qual a importância do feedback negativo como base da maior parte dos mecanismos de controle.
 Se a pressão arterial, subitamente, fica 80 mm Hg acima do nível normal, mas um dos mecanismos controladores da pressão a faz baixar até a apenas 10 mm Hg acima do normal, qual é o ganho desse mecanismo de controle?
Álef Lamark 	Contato:www.facebook.com/alef.lamark	 Página 2

Outros materiais

Outros materiais