Buscar

Caso concreto 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL V
Caso concreto 9
Caso Concreto Lucas e Juliana casaram-se no Brasil em 2010 e, logo após o casamento, Lucas recebeu irrecusável oferta de emprego que levou o casal a ir morar na Espanha. Passados três anos, o casal percebeu que entre eles não há mais amor e decidiram se divorciar. O casal não possui filhos e lhe pergunta: para se divorciarem precisam vir ao Brasil ou podem fazer o pedido na Espanha mesmo? Uma vez que o casal ainda não está separado de fato e que existem bens a partilhar, podem eles pedir o divórcio extrajudicialmente? Explique suas respostas em no máximo seis linhas.
Resp Não, para se divorciarem Lucas e Juliana não precisam vir ao Brasil, pois com a entrada em vigor da Lei no 12.874/2013, a Lei de Introdução Às normas do direito Brasileiro foi alterada, possibilitando desde março de 2014 que o divórcio consensual de brasileiros residentes no exterior seja realizado por meio das autoridades consulares, através de escritura pública. Os requisitos a serem observados são: que as partes estejam assistidas por advogado, que na escritura pública conste a descrição da partilha de bens (caso existam bens a
partilhar), que haja disposição sobre a prestação de alimentos e que haja disposição sobre a retomada ou não do nome de solteiro. Além destes requisitos também deve ser observado a inexistência de filhos menores ou incapazes e o consenso entre as partes.
Questão objetiva 1
(Defensor Público AM 2013) O divórcio:
a. não pode ser concedido sem prévia partilha dos bens. 
b. demanda prévia separação judicial, há pelo menos um ano, ou de fato, há pelo menos dois. c. só pode ser requerido se comprovada culpa de um dos cônjuges. 
d. pode dar ensejo à obrigação de prestar alimentos, a qual não se extingue com novo casamento do alimentante.
 e. não importa restrição aos direitos e deveres decorrentes do poder familiar, salvo na hipótese de casamento de qualquer dos pais.

Outros materiais