Buscar

Produção Textual Individual 3º Semestre

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
103	CONCLUSÃO	�
�REFERÊNCIAS .........................................................................................................11�
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar o processo de recrutamento e seleção de pessoas e demostrar a importância do mesmo para as organizações, que devido à evolução a necessidade de um recrutamento bem realizado otimizando recursos e promovendo pessoas ideais para cargos em organizações trazendo consequências benéficas às empresas de todos os portes.
Segundo CHIAVENATO (2006), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
É através do processo de recrutamento e seleção que o gestor consegue efetivamente verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher uma vaga de trabalho na empresa. Recrutamento é a condição para que a empresa possa escolher a pessoa certa para o cargo adequado.
A Empresa RM Representações, estabelecida na Rua José Bonifácio, 146 sala 202, Alegrete-RS, desenvolvendo suas atividades no ramo de representação comercial e distribuição de gêneros alimentícios, sendo uma empresa de porte pequeno composta dos seguintes cargos: 01 Gerente Comercial, 01 Secretaria, 02 Vendedores Externos, 01 Motorista, 01 Gestor de RH e 01 Aux. Serviços Gerais.
Nesta oportunidade a empresa RM Representações estará disponibilizando 01 vaga de gerente comercial para contratação imediata, sendo que o fator principal que deve ser constatado é que todo o cargo dentro da empresa deve ser preenchido pela pessoa que mais tenha as características que este cargo ou função exige, pois cada vez mais estão sendo exigido dos colaboradores que os mesmos apresentem resultados de qualidade no mais curto espaço de tempo.
DESENVOLVIMENTO
2.1-DESCRIÇÃO DO CARGO
 	Para todos os interessados na vaga de Gerente Comercial, informamos alguns pré-requisitos necessários para candidatar-se à vaga:
•	Maior de 18 anos;
•	Ensino Superior Completo ou concluindo em Administração,
Contabilidade, Economia ou áreas afins;
•	Experiência na área de Vendas Técnicas, Visitas, Elaboração de
Relatórios Diários;
•	Experiência com gestão de equipe;
•	Disponibilidade para viagens;
•	Domínio de Informática (Word, Excel, Internet);
•	Possuir Carteira de Habilitação tipo B;
•	Salário R$ 4.500,00 + comissão a combinar.
Algumas das atribuições para os candidatos ao cargo de Gerente Comercial que a empresa está disponibilizando neste momento.
Elaborar Plano de Negociação e Relacionamento, estabelecendo políticas e procedimentos de comunicação, estabelecendo política comercial, pesquisando e analisando a tendência do mercado, criando metas e indicadores de desempenho e também planejando ações para promover a imagem da empresa.
Elaborar Plano Estratégico das Áreas de Negociação e Relacionamento, planejando campanhas de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos, revisando plano, detectar expectativas e necessidades, pesquisando comportamentos, opiniões e hábitos.
Implantar Atividades de Negociação e Relacionamento com os Clientes, realizar ações para ampliar participação no mercado, determinando faixas de preços para comercialização subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos e analisar demanda dos clientes.
Implantar Ações de Relações Públicas e Ouvidoria, analisando demandas de reclamações, monitoramento de mídia, dar opinião ao público, checar informações para poder ser divulgada.
Coordenar Atividades de Negociação e Relacionamento, coordenando serviços de atendimento ao cliente, acompanhar questões públicas (leis, decretos e opinião pública), monitorar nível de satisfação dos clientes e acompanhar contratos.
Assessorar Diretoria e Setores da Organização, elaborando relatórios, representando a empresa publicamente, atender a auditoria interna e externa, realizar estudos de viabilidades e promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade.
Administrar Recursos Materiais e Financeiros, através da captação de recursos, administração de orçamentos, otimizando custos e recursos, realizando autorização de pagamentos e gerir lucratividade.
Coordenar Atividades de Negociação, efetuando gerenciamento de metas e indicadores de desempenho, monitorar participação da empresa e dos produtos no mercado também acompanhando a atuação dos concorrentes.
Gerenciar Recursos Humanos, realizando o dimensionamento da equipe, definindo perfis profissionais, gerenciando equipe, delegando atribuições, cobrando resultado da equipe, avaliando desempenhos, analisando o nível de satisfação da equipe e listar atividades de cargos/funções.
2.2- RECRUTAMENTO
Recrutamento é basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos das organizações, esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento. Existem três tipos de recrutamento interno, externo e misto.
O recrutamento Interno é quando a organização procura preencher uma vaga para um posto de trabalho mediante ao remanejamento de seus funcionários, que pode se promovidos, transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (Ascensão profissional) (ARAÚJO GARCIA, 2009, p.17). As vantagens deste recrutamento são de: Menor investimento, Rapidez no processo, Disponibilidade de recursos para outras atividades, Segurança em relação aos seus recursos humanos e Motivação. As desvantagens deste processo são de: Pessoas conectadas com a cultura, Bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas, Relacionamento em conflito, Mantém e conserva a cultura organizacional existente, Protecionismo e Por fim identifica-se uma baixa racionalidade do processo.
Recrutamento Externo, nesse tipo de recrutamento a empresa busca conquistar novos talentos fora da organização, ou seja, o preenchimento da vaga ou função é feita com candidatos que estão no mercado de trabalho e que são atraídos pelas técnicas de recrutamento empregadas pelas empresas. Algumas das vantagens deste modelo de recrutamento é que introduz sangue novo na organização (talentos, habilidades e expectativas), aumenta a capacidade intelectual da organização ao incluir novos conhecimentos e destrezas.
	Reduzir a fidelidade dos funcionários antigos atinge negativamente à motivação dos atuais funcionários, exige esquema de socialização organizacional para os novos funcionários e tem um custo financeiro maior, estas são algumas das desvantagens do recrutamento externo. 
Tendo em vista a complexidade das vantagens e, principalmente, as desvantagens do Recrutamento Interno e do Recrutamento Externo, algumas organizações estão optando pela utilização do Recrutamento Misto.
Pode-se caracterizar o Recrutamento Misto como aquele que busca as vantagens dos dois métodos conhecidos de recrutamento: Interno e Externo, porém, minimizando o máximo possível suas desvantagens.
Faremos um recrutamento externo atraindo candidatos de fora da organização este recrutamento será realizado através das Redes Sociais, Agencias de Recrutamento e Anúncios em Jornais. Proporcionando assim o ingresso de profissionais com novas ideias, experiências, atitudes inovadoras e promovendo uma alteração da cultura organizacional da empresa. 
2-3- TÉCNICA DE SELEÇÃO
Usaremos a entrevista como técnica de seleção, pois está técnica apresenta um baixo custo, facilidade de aplicação e adaptação, riqueza de informações, impressões e sensações sobre o candidato e contato direto com o candidato.
A entrevista de acordo com o momento que ela é utilizada podeatender objetivos distintos, faremos o uso da entrevista estruturada com perguntas pré-formuladas, ao final o candidato passará por uma entrevista com o gestor da área na qual trabalhará caso seja admitido, o que possibilita identificar se o candidato se adaptará a cultura da empresa.
2.4- CONTRATO DE TRABALHO
O contrato de trabalho é um documento por escrito, verbal ou tácito que mostra o acordo nas relações de emprego. Na CLT, ele se encontra no art. 442. 
Alguns tipos de contrato de trabalho:
Contrato por tempo indeterminado – esse contrato não tem um prazo para acabar.
Rescisão de contrato - O trabalhador recebe seus direitos:
•	Aviso prévio;
•	Multa de 40% sobre o FGTS (se for realizado pelo empregador);
•	13º salário;
•	Adicional de férias (1/3).
Obs.: O contrato deverá ser anotado na Carteira de Trabalho até 48 horas, mesmo se for de experiência.
Contrato por tempo determinado – feito quando o serviço apresenta características transitórias.
Duração Máxima: 2 anos.
Obs.: os contratos prorrogados mais de uma vez serão considerados contratos indeterminados.
Remuneração: Quebra do contrato: se o funcionário sair antes de terminar o contrato, ele pagará uma indenização ao empregador; 
Antes do prazo: o empregador paga ao funcionário o valor a que ele tem direito.
Alterações no contrato: somente quando o empregador e o empregado estiverem cientes da mudança, por força da lei, em casos de promoção ou mudança de cargo (jornada de trabalho, remuneração ou localização).
Suspensão do contrato: o funcionário para totalmente de trabalhar e ele não presta serviços para a empresa, não recebe salário e também esse período não conta como tempo de serviço. Ex.: doença, aposentadoria por invalidez ou cursos de qualificação, etc.
Interrupções no contrato - quando ele é interrompido, por um tempo, o funcionário para de trabalhar. Assim, não há prestação de serviços, mas o funcionário recebe salário e esse período conta como tempo de trabalho. Ex.: férias, casamento civil, falecimento de cônjuge, alistamento, doença (15 dias), etc.
Contrato de experiência - aquele, cujo objetivo é o de analisar as qualidades profissionais e habilidades do funcionário e, também, mostrar ao indivíduo como a empresa trabalha e as vantagens oferecidas por ela.
O profissional que tiver a melhor avaliação em nossa seleção será contratado em regime de experiência por um período de noventa dias, com o objetivo de analisar as qualidades profissionais e habilidades do funcionário e, também, mostrar ao indivíduo como a empresa trabalha e as vantagens oferecidas por ela.
Passado esse período e tendo conquistado uma boa avaliação o mesmo será efetivado.
2.5 - INTEGRAÇÃO E TRINAMENTO
Ao contratar um novo funcionário é preciso que a empresa esteja preocupada com a capacitação e qualificação deste profissional para que ele possa vir a desempenhar da melhor maneira possível suas atribuições. Não basta apresentar ao novo colaborador a estrutura da empresa, as pessoas que a compõe e qual será o seu local de trabalho. 
É preciso que a organização tenha um treinamento onde seja possível integrá-lo de modo eficiente. Um bom treinamento torna o profissional apto à realização de suas tarefas. Montaremos um treinamento para o novo colaborador que seja condizente com suas necessidades, começando pela apresentação aos novos colaboradores os seus colegas de trabalho e a empresa, explicando quais são as suas funções e quais as funções de líderes e colegas, apresentando a Missão, Visão e os Valores da empresa, mostrar qual é a hierarquia e a conduta que deve ser adotada na empresa, criando um ambiente receptivo e acolhedor, deixando claro que o setor de RH está aberto a novas sugestões e projetos e crie canais de comunicação direta entre o gestor e os colaboradores. 
O primeiro passo e o mais importante na hora de desenvolver um treinamento é fazer um plano de ação. Este será um roteiro no qual constará o planejamento de todas as atividades que são necessárias para atingir determinado objetivo. 
É bom lembrar que as organizações que ainda não incorporam em sua prática cotidiana o treinamento de integração fiquem mais vulneráveis às influências de pensamentos e convicções dos empregados veteranos. 
2.6 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem o objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. 
Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseando-se em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização. Por todos estes benefícios também estaremos fazendo uso desta ferramenta, entre tantos métodos disponíveis usaremos avaliação por objetivos que se baseia numa avaliação do alcance de objetivos específicos, mensuráveis, alinhados aos objetivos organizacionais e negociados previamente entre cada colaborador e seu superior. 
É importante ressaltar que durante a avaliação não devem ser levados em consideração aspectos que não estavam previstos nos objetivos, ou não tivessem sido comunicados ao colaborador. E ainda, deve-se permitir ao colaborador sua autoavaliação para discussão com seu gestor.
CONCLUSÃO
Após o final do trabalho, conclui-se que o recrutamento e a seleção de pessoas é uma poderosa ferramenta de Recursos Humanos para atrair, localizar candidatos adequados ao cargo que buscamos. 
Todo recrutamento e seleção de pessoas deve ser um processo de comparação do cargo com as competências individuais de cada pessoa, para que assim, a empresa possa contratar o individuo que tenha o perfil que o cargo exige. 
Observamos também que toda vez que a empresa se preocupa em realizar um bom processo seletivo, está de fato procurando a pessoa certa para ocupar um cargo disponível, e não apenas preencher o cargo sem nenhum tipo de critério. Isto afeta significativamente os custos da empresa, a motivação dos funcionários, e consequentemente a sua produtividade. 
Podemos dizer que tão importante quanto recrutar novos colaboradores é selecionar e escolher as pessoas certas para as organizações. Identificar, adequar e trabalhar as ferramentas corretas para cada empresa se torna vital para o sucesso de qualquer organização. 
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Recursos Humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2006. 
ARAÚJO, Luís C. G.; GARCIA, Adriana A. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas; 2009.
 PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/30757/o-que-e-recrutamento-misto#ixzz3HNtx
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Bacharelado em administração
rotil barros da silva
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 3º SEMESTRE
Alegrete
2014
ROTIL BARROS DA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 3º SEMESTRE
Trabalho do Curso Bacharelado em Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.
 Profª. Janaina V. Testa
 Profª. Elisete Alice Z. de Oliveira
 Profª. Ana Céli Pavão
 Prof. Sérgio de Goes Barbosa
 Profª. Fabiane T. Muzardo
Alegrete
2014

Continue navegando