Buscar

Tema para trabalho Disciplina PD (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema para trabalho Disciplina - PROCESSOS DECISÓRIOS
Professora: Cíntia Alves Sanches
Olá aluno(a)
1º) Leia o texto abaixo[2: http://www.soartigos.com/artigo/6668/PROCESSO-DECISORIO/]
	A tomada de decisão intuitiva é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas. Este processo não funciona necessariamente como uma alternativa ao método racional; na verdade, eles são complementares. E, principalmente, a intuição pode ser uma força poderosa no processo de tomada de decisões. 
Em certas situações, a Informação e tão insuficiente que a intuição se torna mais apropriada. Intuição é uma forma de percepção e aprendizagem. (...) A intuição nasce da experiência e sentimentos a respeito dos estímulos, como a percepção de que uma pessoa e mentindo ou dizendo a verdade, pelo estudo de suas expressões faciais. A intuição também é útil para preencher espaços vazios de dados. (MAXIMIANO, 2004, pag. 127)
	Durante a maior parte do século XX, acreditou-se que o uso da intuição pelos tomadores de decisões era irracional e ineficaz. Isso não acontece mais. Existe um reconhecimento cada vez maior de que o modelo racional tem sido super enfatizado e de que, em certas situações, confiar na intuição pode resultar em melhores decisões. 
As decisões intuitivas não são feitas de modo totalmente consciente e lógico. A intuição também pode fazer uma pessoa tirar conclusões apressadas com base em dados insuficientes ou pular diretamente da identificação do problema para a decisão, sem passar pelo diagnóstico e pela avaliação das ,alternativas. (MAXIMIANO, 2004, pag. 127)
	As pessoas usam a intuição para tomar suas decisões quando: existe um alto nível de incerteza; há poucos precedentes em que se basear; as variáveis são menos previsíveis cientificamente; os fatos são limitados; os fatos não indicam claramente o caminho a seguir; os dados analíticos não são muito úteis; existem várias alternativas plausíveis, todas com boa justificativa; e há limitação de tempo e existe uma pressão para que se chegue rapidamente à decisão certa.
Embora a tomada de decisão intuitiva tenha obtido alguma respeitabilidade, não se deve esperar que as pessoas (...) admitam abertamente a sua utilização. As pessoas altamente intuitivas não costumam revelar aos colegas como chegaram às suas conclusões. (ROBBINS, 2005, pag. 116)
	Como a análise racional é considerada mais aceitável socialmente, a intuição costuma ser disfarçada ou escondida. 
2º) Após leitura do texto acima, responda:
É possível e aconselhável o uso da intuição na tomada de decisão estratégica de uma e presa? Argumente sua resposta.
Bom trabalho!

Outros materiais