Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS.aula 10 docx

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
10a aula
1. Segundo estudos realizados por Bruce Tulgan,da Rainmaker Thinking Inc, bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Assinale a única alternativa que não foi contemplada nesses estudos:
Definir os gastos do seu centro de custos
2. Eduardo é um consultor de organizações que foi contratado pela Ômega Digital para identificar o comportamento dos seus líderes de equipes. Após alguns dias de pesquisa, Eduardo percebeu que Sergio sabia se dirigir as pessoas e, com facilidade, convencia-as sobre o que fazer. Ana Claudia era bastante técnica, dominava os conceitos e conhecia a maioria dos clientes e suas necessidades. Seus liderados frequentemente procuravam-na para solucionar problemas, para responder perguntas ou para ensinar o que fazer. Por fim, Antonio, no cargo há muitos anos, tinha um perfil mais sóbrio e não hesitava quando sua atuação como líder era exigida. Ele era capaz de orientar e decidir com objetividade. Identifique em quais dos papéis descritos por Henry Mintzberg se enquadram Sergio, Ana Claudia e Antonio, respectivamente:
Interpessoal, informacional e decisorial.
3. Dentre as principais atividades dos gestores clássicos, podemos citar:
Lidam com complexidade; Planejam e organizam;
4. Da mesma forma que o mapeamento realizado por Mintzberg, John Kotter aplicou uma pesquisa com os mesmos objetivos com vários gestores em diversas indústrias. Seus resultados, próximos aos levantados por Mintzberg, não conseguiram mapear as características clássicas de gestão relacionadas às ações reais. Seus achados apontavam para dois desafios e dilemas básicos no trabalho de gestão. Baseado nesta afirmativa, assinale a única alternativa que apresenta 1(um) destes desafios:
Conceber o que fazer apesar da incerteza e ambiguidade de informações.
5. Geralmente os líderes utilizam de poder, influência e autoridade para conseguirem persuadir pessoas ou até mesmo grupos a realizar as atividades conforme seu desejo ou necessidade.O mais importante, no entanto para que se exerça a liderança é que o indivíduo tenha conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo, pois assim certamente seu poder de persuasão será ainda maior. Assim, aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o mesmo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados, seria o:
Líder democrático
6. Nas pesquisas realizadas foram identificadas diferenças consideráveis entre as atividades dos gestores clássicos e dos líderes. Assim, o (Gestor )se preocupa com administrar complexidade, enquanto o ( líder). administra a mudança.
7. A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores. Atualmente, ela estabelece uma atuação que adapte uma gestão mais participativa, ou seja, com maior afinco às pessoas de modo a influenciar o alcance de objetivos e metas que são importantes para a organização e para si próprios. De acordo com a aula 10 qual o tipo de liderança que podemos atribuir a este contexto?
Liderança Democrática
8. Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais. Assinale a única alternativa que apresenta estes papéis:
Interpessoal, Informação e Decisão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes