Buscar

Pilares da educacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
ATIVIDADE DA AULA 07 e 08:
Tendo como parâmetros os estudos realizados na disciplina de Didática I, observou-se que o excelente professor é aquele que, a partir da realidade, é capaz de apreender os conhecimentos adquiridos e transpô-los em ensinamentos. De acordo, com os saberes pedagógicos necessários à formação profissional, bem como a ação docente mediante a construção da identidade do professor através do saber pedagógico e didático complementando com os pilares da educação. 
Assim, é necessário também, participar e vivenciar da elaboração do Projeto Político Pedagógico organizado coletivamente na escola, contando com a participação de gestores, professores, alunos, funcionários administrativos e comunidade escolar. 
Nesse sentido, elabore em um texto argumentativo, de 10 a 15 linhas, descrevendo sua compreensão e relação sobre:
a) conceito de Projeto Político Pedagógico;
b) os pilares da educação necessários a construção da identidade docente.													(Valor 2.0)
Sugestão de cabeçalho para colocar no início das atividades:
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluno(a):			RGM: 
Professora: 
Entendimento sobre o PPP e os Pilares da educação
	Para um bom funcionamento de uma escola, essa precisa traçar metas e objetivos a se realizar. Esses objetivos, e também como serão realizados, é o que dá forma e vida ao chamado “Projeto Político Pedagógico”. Falamos “Projeto Político Pedagógico” porque reúne propostas de ações a serem executadas durante determinado período de tempo, por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que ensinamos a agir individual e coletivamente na sociedade, podendo modificar o caminho que ela vai seguir e porque organiza e define as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. E para um bom projeto é necessária à participação de todos da escola, bem como pais e alunos, ou seja, em conjunto aprender a incorporar as normas e as novas políticas pedagógicas escolares e adaptar-se as novidades no espaço escolar, para melhor ensino/aprendizado dos alunos, melhorando o funcionamento e contribuição pessoal para melhoria da educação vigente.
Os Quatro Pilares, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, caracterizam-se por contemplar questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano. Acredita-se na necessidade da educação formal oferecer elementos para que os alunos se desenvolvam nas quatro áreas mencionadas, pois estarão caminhando para seu desenvolvimento pessoal. Estarão, também, buscando na educação elementos que lhes permitam trabalhar em conjunto com outros indivíduos para o crescimento de uma sociedade mais justa.
Referências:
Livros: Guia de Estudos Pedagogia 3º semestre, Didática I, AL.07-O professor Alfabetizado, AL.08-Métodos de Alfabetização.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade da aula 07 e 08, deverá ser enviada no portfólio nº. 08

Outros materiais