APOL NOTA 100 DIDÁTICA
2 pág.

APOL NOTA 100 DIDÁTICA


DisciplinaApol342 materiais1.507 seguidores
Pré-visualização2 páginas
APOL Questão 1/5 - Didática
Leia o trecho do texto a seguir:
\u201cDependendo das circunstâncias e do momento histórico, a didática pode ser considerada como a ciência do ensino, a arte do ensino, uma teoria da instrução, uma teoria da formação ou mesmo uma tecnologia para dar suporte metodológico às disciplinas curriculares. De alguma forma, esteve sempre ligada às questões postas pelos processos de ensino, compreendidos como instrumentos de poder, a serviço de interesses diferentes e contraditórias finalidades\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática \u2013 análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em:  www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf. . Acesso em: 08/02/2015
Com base nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
I. A didática desde seu principio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surgiu na modernidade.
II. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
III. A didática moderna se dedica à elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerando o contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
IV. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor. Seu foco está na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III, apenas.

	
	B
	I e II, apenas.

	
	C
	II e IV, apenas.

Você acertou!
As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta pois a didática tradicional ressalta aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno. A didática era compreendida também como uma técnica de manejo de classe e como um curso de ensino ao professor de técnicas de ensino e por isso a afirmativa II está correta. A afirmativa III está incorreta pois os aspectos elencados como pertencentes à didática moderna pertencem na verdade as características da didática tradicional, sendo que a didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula, o que faz a Afirmativa IV correta.  (LIVRO-BASE, p.1427 e Aula 1 \u2013 vídeo 3)

	
	D
	III e IV, apenas.

	
	E
	I, II e IV, apenas.

Questão 2/5 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 195.
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Didática, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação:
Transmissão-assimilação.
Aprender a aprender.
Aprender a fazer.
Sistematização coletiva do conhecimento. 
(  ) Serve-se da auto avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
(  ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
(  ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
(  ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
( ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Agora selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 \u2013 4 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 1

	
	B
	1 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 2 \u2013 3

	
	C
	3 \u2013 1 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 4

	
	D
	2 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 4

	
	E
	2 \u2013 4 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 3 

Você acertou!
Transmissão-assimilação - As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
Aprender a aprender - Serve-se da autoavaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
Aprender a fazer - Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino. A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Sistematização coletiva do conhecimento - A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
 (Livro-base, p. 63).
 

Questão 3/5 - Didática
Atente para a seguinte citação: 
\u201cO sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. p.47.
Libâneo defende o ensino na pedagogia crítico-social dos conteúdos desde a década de 1980. Considerando os temas abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as sentenças a seguir sobre essa pedagogia, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Seu enfoque principal está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola.
II. ( ) O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano para este grupo pois visa à formalização de práticas.
III. ( ) Para este autor a teoria decorre da prática, a aprendizagem se dá a partir do domínio da teoria.
IV. ( ) A prática é guiada pela teoria, valoriza-se o pensamento sobre a ação.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V - F - F - V

Você acertou!
As afirmativas I e IV estão corretas. O enfoque principal da \u201cpedagogia crítico-social dos conteúdos\u201d está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola. Sua prática é guiada pela teoria, valoriza o pensamento sobre a ação. A afirmativa II está incorreta pois do ponto de vista didático seu ensino orienta-se pelo eixo da transmissão- assimilação ativa dos conhecimentos.
(Livro-base, p. 20)

	
	B
	F - V - V - F

	
	C
	F - F - V - V

	
	D
	V - F - V - F

	
	E
	V - V - V - F

Questão 4/5 - Didática
Considere o seguinte fragmento de texto: 
\u201cBenjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio. Para ele, o uso destas \u2018estratégias de aprendizagem para o domínio\u2019 está diretamente relacionado à sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse
a
a fez um comentário
obrigada
0 aprovações
Carregar mais