Buscar

AVALIANDO ELETROTERMOFOTOTERAPIA3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504173698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atualmente, a fisioterapia dispõe de vários recursos que auxiliam o processo de reparo tecidual, acelerando e melhorando a cicatrização. Dentre eles, destacam-se o uso do ultrassom terapêutico. Em relação ao uso desse recurso, é correto afirmar:
		
	
	Usualmente existem duas frequências de trabalho no ultrassom: 1MHz, adequada para o tratamento de estruturas mais superficiais, e 3 MHz, adequada para o tratamento de tecidos profundos.
	 
	A utilização do ultrassom na fase proliferativa pode promover aumento da síntese de colágeno, incremento da velocidade angiogênica, importante para estimulação da "contração" da ferida, diminuindo significativamente com isso a o tamanho da cicatriz
	
	A formação e rompimento de bolhas de ar dentro dos tecidos (cavitação instável) é um dos efeitos desejáveis do ultrassom, pois aumenta a permeabilidade da membrana, e acelerando o estágio agudo do reparo tecidual.
	
	O ultrassom não deve ser usado na fase inflamatória, pois a liberação de histamina, macrófagos e monócitos, são prejudiciais ao processo de reparo tecidual.
	
	O ultrassom é um aparelho que tem efeitos positivos nas fases de inflamação e proliferação, entretanto, não consegue melhorar a extensibilidade do colágeno maduro, como é encontrado na fase de remodelamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503497310)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Enquanto a luz comum é composta por ondas de vários comprimentos, a radiação LASER é composta por apenas um comprimento de onda. A característica de polarização da radiação LASER permite uma mínima dispersão, ou seja, uma emissão paralela, ao contrário do que acontece com a luz comum. Este fato permite focalizar pontos de diâmetro muito pequeno, com alta concentração de energia. Para melhor compreensão das diferenças entre luz comum e o LASER, basta fazer uma analogia com outro tipo de onda, uma onda mecânica, o som: enquanto a luz comum pode ser comparada ao ruído advindo de uma multidão desordenada, a radiação LASER assemelha-se ao ruído de um exército marchando de forma organizada e ritmada. Assinale a alternativa correta.
		
	
	A radiação LASER He-Ne é invisível, com comprimento de onda de 632,8 nm, não destrutivo, possui como meio ativo uma mescla de gases: Hélio (90%) e Neon (10%).
	
	Seu Efeito Bioquímico, não Interfere em processos enzimáticos e liberação de substâncias pré-formadas, histamina e serotonina.
	
	São indicações: Neoplasias: em função do efeito estimulante à mitose e Retina
	 
	Seus Efeitos terapêuticos: Analgésico; Anti-inflamatório e Cicatrizante.
	
	Como o próprio nome diz, um diodo de arsenieto de Gálio ligado a um circuito de forma diretamente polarizada, gera uma radiação não destrutiva de 904 nm, ou seja, na banda dos infra-vermelhos, logo, visível.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504013054)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São contra-indicações do infravermelho, EXCETO:
		
	
	Infecções superficiais ou tumores
	
	Após radioterapia
	 
	Processo inflamatório
	
	Estados febris
	
	Doença aguda de pele (dermatite, eczema)
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503493219)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A crioterapia é uma técnica que utiliza o frio como recurso terapêutico. Considerando o uso da crioterapia em um paciente que sofreu um entorse de tornozelo e está na fase aguda, qual questão abaixo podemos considerar verdadeira?
		
	
	A crioterapia será utilizada para fazer drenagem de edema e diminuir a dor
	
	A crioterapia provoca vasoconstricção e vasodilatação, por isso não deve ser utilizada nesta fase
	
	Nesta fase, a crioterapia vai dificultar o reparo devido à vaso vasoconstricção;
	
	As temperaturas indicadas na crioterapia ficam entre 0 e -5 graus
	 
	A crioterapia é indicada como um recurso que vai diminuir a dor, dificultar a formação de edema, dificultar o extravasamento de sangue e controlar a reação inflamatória
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504025622)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais os efeitos fisiológicos da terapia através do Calor Superficial?
		
	 
	Diminuição da atividade do fuso muscular
	 
	Relaxamento muscular
	 
	Aumento da atividade das glândulas sudoríparas
	 
	Aumento do consumo de oxigênio
	 
	Promove a extensibilidade do colágeno

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes