Buscar

Como elaborar um relatório de viagem(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Niedja Goyanna Gomes Gonçalves Depto de Fitotecnia/CCA/UFC
Março/2012
Como elaborar um relatório de viagem (aula de campo)
Profª Niedja Goyanna Gomes Gonçalves
Coordenadora da Disciplina AC0490-Introdução à Agronomia
Departamento de Fitotecnia/Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal do Ceará
RELATÓRIO DE VIAGEM/AULA DE CAMPO
É o documento que tem por objetivo a apresentação de informações relativas à viagem/aula de campo realizada, inclusive, relatando-se experiências e registros técnicos adquiridos como resultados de uma visita.
Deve conter uma capa com nome da instituição, nome da disciplina, título da aula prática/aula de campo e nome do aluno. Não ‘enfeite’ demais o seu relatório, pois este é um documento técnico, o qual deve conter um aspecto profissional. 
Deve fornecer informações como data, destino, local onde foi realizada a visita, período de duração, participantes, objetivos, atividades desenvolvidas, observações feitas pelo visitante e conclusões resultantes da observação do visitante.
O tempo verbal deve ser um único padrão para todo o relatório, ou seja, uma vez no passado, sempre no passado.
Procure empregar a terceira pessoa e evitar a utilização de expressões como ‘na nossa viagem’, ‘minhas conclusões’, deste modo use: ‘na viagem realizada’, ‘as conclusões obtidas’, etc. 
Busque relatar os itens do seu relatório com clareza, portanto, agrupe e organize as informações.
Os itens necessários para a elaboração do seu relatório são Título, Introdução, Objetivo, Desenvolvimento (Metodologia, Resultados, Discussões), Conclusão, e dependendo do caso, Referências Bibliográficas. 
Na introdução, é preciso que você faça uma descrição/apresentação da viagem. Deve incluir a data, o destino, o período de duração de toda a viagem e os participantes. 
No objetivo informe o porquê de tal aula prática/aula de campo, então, responda a pergunta: ‘Qual foi à finalidade da visita ou aula de campo/prática?’
No desenvolvimento é relacionado tudo que foi lhe apresentado, as funções ou atividades desempenhadas, atividades desenvolvidas, observações feitas pelo visitante, as discussões que foram realizadas e, se possível, os resultados alcançados, assim, lembre-se de organizar as informações. 
A conclusão, resultante da observação do visitante, consiste na avaliação crítica/analítica da viagem/aula de campo/visita. É a parte em que você deverá desenvolver uma síntese pessoal em relação às conclusões alcançadas com a viagem, sendo que se preferir, você poderá enumerar os resultados mais importantes, mas não se deve apresentar uma discussão que não esteja relacionada com o tema ou trabalho em questão. 
Por último, quais foram as referências utilizadas para a elaboração de seu roteiro? Sites, livros, artigos, enfim, quaisquer fontes devem ser citadas, já que são normas da ABNT.

Outros materiais