Buscar

Trabalho de filosofia. atividade 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
Salve o arquivo com a atividade no seu computador e envie para o seu Tutor. Para isso clique em "Abrir" no canto inferior direito e anexe o arquivo no campo indicado.
Atenção!
- Essa atividade é pontuada.
- A atividade NÃO deve ser feita no campo "Comentário".
- Só serão avaliadas as atividades enviadas por ANEXO.
- Não se esqueça de verificar a data limite para envio da sua atividade no calendário da disciplina.
- Para enviar a atividade você deve clicar em ENVIAR.
ATIVIDADE
Desde suas raízes, a filosofia abrange o conhecimento como um todo, vinculando as mais diversas áreas do saber para alcançar uma ampla compreensão da realidade. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a destacar campos específicos, privilegiando, por meio de recortes investigativos, determinados objetos de estudo. Tal avanço interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando não só os paradigmas científicos, mas também a vida e os valores de cada ser humano.
Considerando o exposto acima e com base nas transformações sucessivas, gradativas ou radicais no campo dos valores, analise a concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea.
A Ética e a Globalização
Ao longo da Unidade, estudamos que Ética e Moral são coisas distintas. Ao realizarmos uma análise Ética, precisamos “sabatinar” todo o conceito de ética, de forma que não fujamos ao escopo do que nos foi solicitado. Sendo assim, definimos Ética como - “A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade”. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “Morales” que significa “relativo aos costumes”. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. “É uma reflexão sobre a moral.” - Munido das informações acima, devemos elencar algumas das consequências da globalização, tais como: (i) integração e a interdependência econômica cada vez maior entre países, regiões e continentes, (ii) tornando a economia mundial centralizada em grandes corporações de empresas transnacionais, (iii) diminuindo o poder do estado como regulamentador e a (iv) quebra de fronteiras. Uma vez que nossa análise se baseia na Ética Planetária, devemos admitir que o planeta fosse composto de seres humanos e a partir da globalização nossas fronteiras foram “quebradas”, logo devemos pensar em questionamentos morais, ou Éticas, de modo global. É necessário compreender que não estamos sozinhos e por mais tradicional e conservador que um país ou pessoa possa ser, ele (a) deve se auto avaliar a respeito de seus valores morais e éticos, também respeitando a tradição, religião e modo de viver de cada um.
Quando acontece uma aproximação entre culturas diferentes, ocorrem dois movimentos inevitáveis:
(i) o enriquecimento das mesmas por meio das novidades que uma tem a oferecer à outra;
(ii) o conflito de valores que ocorre quando algo tido como bom e certo para uma é tomado como errado pela outra.
Agora vamos imaginar uma situação em que as culturas “se tocam” e é necessário o convívio e o respeito direto com esse tipo de diferença. A globalização, ao permitir o maior contato entre as diferenças, exige que se compreenda a necessidade de respeito e tolerância aos valores de culturas distintas. Isso porque nenhuma cultura tem o direito de tentar anular as demais, já que todas as culturas são igualmente legítimas. Por mais que nós, pertencentes a uma mesma cultura, tenhamos muitas coisas em comum, também temos maneiras distintas de entender o mundo. Quando a base cultural é diferente, as diferenças em termos de valores e tradições podem ser muito grandes. Quando a Ética tem como objeto os valores de uma única cultura, a sua aplicação é mais simples, pois aquilo que é considerado certo e errado sofre uma variação menor. No entanto, quando existem vários sistemas morais envolvidos, o agir ético torna-se mais complexo.
A Ética deve buscar valores comuns entre as culturas e propor novas condutas que consigam atender a diferentes costumes. É preciso que sejam feitos acordos para que as diferenças possam ser toleradas e, com o tempo, possam conduzir a um convívio que pode até gerar valores morais comuns.
Sem a preocupação ética dentro de um mundo cada vez mais globalizado, a tendência é que surjam conflitos e intolerâncias referentes ao contato de tradições diversas. O diálogo entre as culturas deve acontecer na busca por uma linguagem moral comum. Devemos buscar valores que façam sentido. A Ética criando e identificando as linguagens comuns pelas quais as diferenças culturais podem se relacionar. Uma das maiores funções da Ética no mundo globalizado é a de criar “lugares comuns”, onde as várias diferenças culturais possam se relacionar. No caso do gráfico, esse lugar é representado pela estrela, que se encontra na área comum a todos os círculos. Dessa forma, podemos dizer que a globalização requer a Ética porque coloca vários valores morais de culturas diversas em maior contato. Sendo assim, é necessário assumir condutas que consigam lidar bem com essa diferença de valores, ou seja, condutas éticas.

Outros materiais