Buscar

CONSULTORIA-INTERNA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTERNA.RH 
	Período Acad.: 2017.1 (GF) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O serviço de consultoria ao cliente se realiza por meio do diagnóstico e processo de intervenção técnica. Os objetivos do serviço de consultoria são, exceto:
		
	
	
	
	
	Formular e propor soluções
	
	
	Identificar as necessidades do cliente
	
	
	Recomendar ações pertinentes
	
	 
	Decidir e aplicar soluções sem consultar o cliente
	
	
	Todas as respostas estão corretas
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Diante da competitividade presente no mercado de trabalho, cada vez mais a consultoria organizacional tem sido contratada como uma opção assertiva no diagnóstico de mazelas organizacionais, visando o aumento dos resultados produtivos e financeiros desta organização. Diante da narrativa, a, assinale a única alternativa que responde plenamente ao enunciado:
		
	
	
	
	
	Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa.
	
	 
	A atuação da consultoria pede competência em estabelecer uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor com as pessoas que necessitam desse tipo de apoio. Considera o conjunto de atividades desenvolvidas pelo profissional de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho; Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada.
	
	
	Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa.
	
	
	Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa; Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada.
	
	
	Como definido pelo IBCO, consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de:
		
	
	
	
	
	identificar as necessidades dos fornecedores; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	
	identificar as necessidades dos concorrentes; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	 
	identificar as necessidades do cliente; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	
	identificar as necessidades dos Assessores; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	
	identificar as necessidades dos Analistas de Sistemas; Formular e propor soluções; recomendar ações pertinentes.
	
	
	
		4.
		O papel do consultor pode ser resumido na seguinte frase:
		
	
	
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	 
	¿é um agente de mudanças para as empresas contratantes¿
	
	
	¿é um agente de captação de recursos, somente¿
	
	
	¿é um agente contratante de conflitos para as empresas contratantes¿
	
	
	¿é um agente de estagnação para a empresa¿
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Cada vez mais a consultoria (de organizações, ou de empresas) vem sendo utilizada pelas organizações, principalmente por ser um valioso instrumento que auxilia na identificação das causas dos problemas por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica. Mas as organizações não contratam as consultorias apenas pelo fato de estar na moda. Há três propósitos fundamentais na adoção de consultorias organizacionais. A seguir, identifique a única alternativa que contém esses propósitos:
		
	
	
	
	
	identificar as necessidades da consultoria, formular e impor suas soluções e implementar ações pertinentes.
	
	
	identificar as necessidades da consultoria, formular e propor soluções e recomendar ações pertinentes.
	
	
	identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções e implementar ações pertinentes.
	
	 
	identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções e recomendar ações pertinentes.
	
	
	identificar as necessidades do cliente, formular e impor suas soluções e recomendar ações pertinentes.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Entende-se por Consultoria Interna de Recursos Humanos:
		
	
	
	
	
	Um modelo de consultoria compartilhada com uma empresa externa.
	
	
	Um modelo importado de Gestão de pessoas.
	
	 
	Um modelo de descentralização e compartilhamento dos processos de RH
	
	
	Um modelo que terceiriza os processos de RH.
	
	
	Um modelo com base em gestão por competências.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Questão 1 - Assinale a única alternativa que responde plenamente ao enunciado: Com base nos estudos realizados, quanto a conceituação de consultoria organizacional, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa; Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de "know-how": o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais.
	
	 
	Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções, recomendar ações pertinentes; Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de "know-how": o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais.
	
	
	O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções, recomendar ações pertinentes; Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho quepressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa.
	
	
	Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa; Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções, recomendar ações pertinentes.
	
	
	Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa; Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Uma consultoria de qualidade levará em conta:
		
	
	
	
	
	As decisões do presidente da república, somente
	
	
	As condições de saúde dos trabalhadores
	
	
	As condições do clima do planeta
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	 
	As condições reais da empresa e do mercado

Outros materiais