Buscar

Simulado Historia do direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desempenho: 0,5 de 0,5	Data: 03/05/2017 23:46:53 (Finalizada)
1- Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201704109020)	Pontos: 0,1 / 0,1
O Brasil, considerando a herança ibérica, tem o seu sistema jurídico fundamentado na "Civil Law" ou Direito Romano-Germânico. A "Civil Law" é caracterizada, entre outros aspectos, pelo (a):
	inferência de normas gerais a partir de decisões judiciais sobre casos concretos.
	tradição oral e costumeira da elaboração de leis e regras.
	enfraquecimento da fronteira de competência dos Poderes Legislativo e Judiciário. 
(CERTO) generalidade da aplicação das normas jurídicas pelos juízes aos casos concretos.
	abandono da codificação produzida pelos reis absolutistas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201703698660)	Pontos: 0,1 / 0,1
Essa cova em que estás, com palmos medida, é a cota menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe neste latifúndio. Não é cova grande. É cova medida, é a terra que querias ver dividida. O poema "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto demonstra as desigualdades quanto ao acesso à propriedade de terra no Brasil e os conflitos existentes ainda hoje decorrentes da contraditória Questão Fundiária (questões que envolvem o acesso à terra) no Brasil, qual seja, existência de grandes latifúndios nas mãos de poucos e do desejo de muitos indivíduos em conseguir ¿um pedaço de chão¿ sem que tenham condições financeiras para tanto. De acordo com o texto acima e com as aulas de História do Direito a desigualdade no acesso à terra pode ser considerada como:
	RUPTURA HISTÓRICA, pois muito embora seja verdade que durante o período colonial brasileiro o Brasil tenha sido dividido em Capitanias Hereditárias, por meio de doações em USUFRUTO HEREDITÁRIO de grandes faixas de terra aos capitães donatários, estes últimos se empenharam ao máximo na tarefa de dividir igualmente as terras entre os colonos, predominando a igualdade social e de acesso à terra durante o período colonial.
	PERMANÊNCIA HISTÓRIA em nossa sociedade atual que teve origem no Brasil Colonial, visto que os jesuítas foram expulsos do Brasil pelo Marquês de Pombal em 1759, ficando sem terras para expandir o sistema de missões que desenvolviam no Brasil.
(CERTO)	PERMANÊNCIA HISTÓRIA em relação à nossa sociedade atual, tendo início no Brasil Colonial, com a criação das capitanias hereditárias, forma que o Império português encontrou para implementar a colonização, consistindo na DELEGAÇÃO da colonização a particulares, por meio de doações em USUFRUTO HEREDITÁRIO de grandes faixas de terra aos capitães donatários, tendo início nesse momento a História da desigualdade no acesso à terra no Brasil.
	RUPTURA HISTÓRICA pois muito embora seja verdade que durante o período colonial brasileiro tenha predominado a organização social definida, de um lado, pela existência de uma elite de grandes proprietários rurais, e, de outro, pela ¿gente miúda¿ caracterizada de maneira geral pela população pobre, hoje tal realidade foi superada, predominando a igualdade econômica e social entre os brasileiros.
	PERMANÊNCIA HISTÓRIA em nossa sociedade atual que teve origem no Brasil Colonial, pois durante a União Ibérica o movimento das bandeiras se intensificaram e partiram em busca de índios, ouro e pedras preciosas gerando acúmulo de riquezas entre os bandeirantes, que se tornaram grandes latifundiários, comprando as Capitanias Hereditárias das mãos dos donatários.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201703453146)	Pontos: 0,1 / 0,1
No que se refere às relações entre o Estado brasileiro e as diversas religiões durante o período imperial, é CORRETO afirmar:
	Os candidatos à câmara dos deputados deveriam ser preferencialmente católicos.
	A constituição de 1824 consagrava liberdade plena para as práticas de qualquer religião.
(CERTO)	Os membros da Igreja Católica eram considerados como ¿funcionários¿ do Estado imperial.
	Todas as decisões tomadas pela Igreja Católica no Brasil passavam exclusivamente pelo crivo do Papado em Roma.
	Havia uma relação de subordinação do Estado brasileiro em relação à Igreja Católica.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201704044221)	Pontos: 0,1 / 0,1
A economia do Brasil Colonial não se resumiu às chamadas Era do Açúcar ou Era do Ouro, mas esta foram atividades econômicas que tiveram maior destaque durante o período colonial brasileiro. Sabe-se que essas atividades influenciaram a forma de ocupação do país (rural/urbana). Sobre esse ponto, é correto afirmar que:
(CERTO)	A população rural foi predominante em relação às populações urbanas até meados do Século XX.
	A população urbana só veio a ganhar primazia com a chegada dos imigrantes, no fim do Século XIX, conduzidos estes, em sua grande maior parte, aos complexos industriais que iam se formando no período.
	A população rural ainda é predominante no Brasil até os dias de hoje, em razão do incentivo a uma economia predominantemente agrária.
	A população só se tornou maior que a população urbana no final do Século XIX, quando o Brasil se tornou uma potência industrial.
	O processo de ruralização somente teve fim no Brasil com a Independência em 1822, quando o país assumiu uma política econômica voltada para a indústria.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05- Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201704309275)	Pontos: 0,1 / 0,1
No Brasil no período da República do Café com Leite prevaleceu uma prática política sustentada pelo controle do voto e predomínio das elites agrárias. É correta afirmar que essa prática refere-se...
	
 Monarquia
	
 Parlamentarismo
	
 Presidencialismo
	
 Ditadura
(CERTO) Coronelismo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais