Buscar

O PAPEL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE ATUAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Escola e a Sociedade
O papel do professor e sua representatividade na sociedade atual
1
Ponto de Partida
Vamos refletir um pouco sobre o papel do professor tanto na escola, quanto na sociedade e como isso influencia e interfere na vida do aluno.
Ao pensarmos na função de um professor, a primeira ideia que temos é que ele tem como objetivo principal transmitir saberes, então quais seriam suas outras responsabilidades? 
 
2
O professor não é só um mero transmissor de informações, ou que aprende na faculdade o que vai ser ensinado aos alunos, um professor produz conhecimento em sintonia com o aluno. 
3
O professor precisa não só interagir com outras disciplinas, como também conhecer o aluno.
Ensinar não significa repassar os conteúdos, mas levar o aluno a pensar. O professor tem a responsabilidade de preparar o aluno para se tornar um cidadão ativo dentro da sociedade, apto a questionar, debater e romper paradigmas.
Vamos destacar o 6º item do artigo 13 da LDB nos PCNs (Ensino Médio p.42)
“Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.”
O professor também é parte integrante deste conjunto formador do aluno, pois a escola não educa nem forma o indivíduo sozinha, é preciso um esforço de todos os lados.
A família é responsável pelo suporte, pela formação de caráter e por transmitir valores morais para o aluno, a mesma não pode se isentar de suas responsabilidades colocando o peso da educação sobre a escola. 
O educador portanto deve ser a ponte entre, o aluno e o conhecimento.
Entre os muros da escola
 Nos dias de hoje os professores vem enfrentando uma situação de conflito, ensinar muitas vezes é uma grande batalha travada nas salas de aula.
 O diálogo é um grande facilitador, muito embora este seja um enorme desafio.
 É fato que a rotina muitas vezes tira o sabor agradável de ensinar, o que mais encontramos são professores desmotivados, e cansados de lecionar enfrentando tantas dificuldades.
 Falta apoio do governo, da família, da comunidade e muita das vezes da própria escola.
 Precisamos mesmo encontrar um caminho pra chegar até o aluno. O processo de educar é sofrido mas muito recompensador.
 Muitas vezes ficamos estagnados, devido ao sistema como mostra no filme, que muitas vezes é irredutível, e principalmente no Brasil onde as leis e parâmetros demoram tanto tempo para mudar e se adequar a uma nova realidade.
 Só podemos esperar que apatia e conformismo não destrua a profissão de educador.
Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais a profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 1999.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais