Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Demolição
Saiba como calcular o volume de entulho gerado na demolição de uma parede de alvenaria
	
Antes de contratar os serviços de caçamba é importante saber calcular corretamente a quantidade de entulho que será retirado depois da demolição. "Ao demolir, pense no que é possível reaproveitar", afirma Mauro Zaidan, diretor da Nova Engenharia, especialista em orçamentos para a construção civil. Ele lembra que, além de portas, janelas e louças, hoje é possível também aproveitar o material de demolição, que pode ser moído e incorporado ao cimento. Isso reduz gastos e diminui o volume de detritos despejados nos locais destinados a receber este material descartado. "Por lei, o material de demolição deve ficar em aterro separado do lixo comum", finaliza Zaidan.
Para calcular a quantidade de entulho gerado em uma demolição, temos de saber que uma parede, ao ser quebrada, aumenta de volume. Durante a demolição, o material, que antes estava geometricamente organizado e condensado, transforma-se em um amontoado de pedaços irregulares preenchidos por vazios. "O aumento de volume - que difere de material para material, ou de acordo com a umidade presente - é chamado de empolamento", explica o engenheiro coordenador de atividades técnicas do Senai Tatuapé, Luiz Roberto Gasparetto.
Gasparetto explica que cada material tem seu empolamento específico. Se o desmonte for um solo, ao ser descompactado, este material sofrerá um aumento de cerca de 30%. Já o chamado coeficiente de empolamento de um solo com pedaços de árvores é um pouco maior: 40%. No caso de uma parede de alvenaria, pode-se adotar um empolamento médio de 50%. Estes valores foram observados na prática em várias atividades de demolição, e hoje são amplamente usados pelos engenheiros em seus cálculos. O coeficiente de empolamento deve ser acrescentado ao volume do sólido que irá ser desmontado.
Fornecimento da caçamba
Sete recomendações ao contratar o fornecimento da caçamba*
» Certifique-se de que a empresa está cadastrada na prefeitura;
» Confira se os dados de identificação da empresa estão escritos na caçamba;
» A caçamba deve conter só o entulho da obra e não pode ser usada como lixeira;
» Quando se coloca lixo comum na caçamba, considera-se que houve contaminação, o que aumenta significativamente o custo para o descarte do material;
» A caçamba não pode ficar em cima da calçada. O correto é deixá-la "estacionada", ocupando uma vaga em local que seja permitido estacionar veículo;
» Como a caçamba ocupa o lugar de um carro ao ficar "estacionada", pode ser cobrada a taxa regulamentar de estacionamento (zona azul);
» O entulho não pode exceder a borda da caçamba;
» A caçamba só pode ficar três dias na rua.

Mais conteúdos dessa disciplina