Buscar

APOLL ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOTA 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Atente para o excerto de texto: 
“O Projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, I. P. A. [Org.]. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 13. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, a estruturação do projeto político pedagógico é composta por três partes, que precisam estar articuladas entre si: o marco referencial, o diagnóstico e a programação. A partir da articulação dessas dimensões, é feita a redação do documento oficial. Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que menciona corretamente os elementos que o PPP deve abranger:
	A Caracterização da instituição escolar, histórico, princípios e objetivos, currículo escolar.
	B	Histórico, princípios e currículo escolar.
	C	Caracterização da instituição escolar, princípios e objetivos.
	D	Apenas o currículo escolar.
	E	Programação, diagnóstico e marco referencial.
Questão 2/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o extrato de texto: 
“A definição de competências tem por objetivo estabelecer os parâmetros necessários, tanto para orientar o exercício do trabalho em questão, como para orientar os estudos e preparação para esse exercício. Também se constitui em um sistema de avaliação de efetividade do trabalho realizado. Em última instância, com a sua definição e aplicação, é possível promover o desenvolvimento organizacional e seus melhores resultados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 12. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, as competências coletivas das organizações dependem de certos fatores. Analise as proposições a seguir:
I. O contexto da organização, que precisa ter claramente definidas sua missão, seus objetivos, sua liderança e seus procedimentos.
II. As características da função, ou seja, o conhecimento do trabalho a ser realizado e suas relações com os demais departamentos/setores, estabelecendo uma relação de interdependência entre eles.
III. A tarefa, que se caracteriza por refletir e avaliar permanentemente a respeito do trabalho que é realizado e procurar outras formas de realizá-la melhor.
IV. O princípio de inércia, que se caracteriza por não precisar refletir em nível pessoal e nem avaliar as formas de trabalho coletivamente.
São mencionados fatores necessários ao desenvolvimento das competências organizacionais apenas nas proposições:
	A	I, II e III.
	B	I e II
	C	II e III.
	D	I, III e IV.
	E	II, III e IV.
Questão 3/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o excerto de texto: 
“A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários [...] etc”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOHN, M. da G. Educação não formal na pedagogia social. <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext>. Acesso em 28 abr. 2017. 
Tendo em consideração o trecho citado e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, assinale a alternativa que menciona de que forma podemos identificar a existência da educação não formal dentro da escola:
	A	A educação não formal no contexto escolar pode ocorrer por meio de palestras ou de projetos extracurriculares de cunho social.
	B	A educação não formal é aquela que acontece dentro da sala de aula, no contato com o outro.
	C	Podemos afirmar que dentro do ambiente escolar não existe a educação não formal, apenas a formal.
	D	A educação não formal ocorre dentro da escola em diferentes níveis e modalidades e com processos metodológicos e avaliativos definidos.
	E	A educação não formal na escola consiste em transpor para os conteúdos aquilo que é apreendido fora de seus muros.
Questão 4/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Considere o fragmento de texto: 
“[...] os problemas educacionais de Pindorama nos interessam diretamente. E, se queremos ter uma compreensão melhor dos problemas que, ainda hoje, afligem os profissionais do ensino e estudantes, precisamos de uma visão retrospectiva que nos permita acompanhar os percalços enfrentados pelo sistema educacional brasileiro ao longo da história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em TERRA, M. de L E (Org.). História da educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 100. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, há uma razão para a estruturação tardia de um sistema educacional no Brasil. Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa que faz referência a essa razão:
	A	Pela falta de políticas que tivessem como objetivo a implantação da escola pública.
	B	Pelo excesso de políticas que tinham como objetivo a implantação da escola pública.
	C	Pela falta de políticas que tivessem como objetivo a implantação de escolas particulares.
	D	Pelo excesso de políticas que tinham como objetivo a implantação de escolas particulares.
	E	Pela falta de políticas que possibilitassem a implantação de escolas religiosas.
Questão 5/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o fragmento de texto: 
“Acreditamos e Proclamamos que: • toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem, • toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas, • sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais (1994). <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em 28 abr. 2017.
Tendo em consideração o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, assinale a alternativa que menciona a modalidade de ensino que se destina aos que necessitam de um atendimento educacional com acompanhamento individualizado:
	A	Autonomia pedagógica.
	B	Educação especial.
	C	Educação difusa.
	D	Educação básica.
	E	Educação a distância.

Outros materiais